Delegacia das Moreninhas é a 1ª das sete unidades que terão atendimento 24 horas
Governo quer implementar novo expediente em todas as 7 unidades de área da Capital
O governador Reinaldo Azambuja (PSDB), inaugurou nesta quinta-feira (8), o plantão de atendimento 24 horas do 4° Delegacia de Polícia das Moreninhas, região sudeste de Campo Grande. A meta do governo é colocar todas as 7 delegacias área funcionando nos três turnos de expediente.
Além do regime de 24 horas para registro de ocorrências, a delegacia recebeu reforço de sete novos servidores, sendo um novo delegado, três investigadores, dois administrativos e um escrivão. “A Moreninha é praticamente uma cidade, são 120 mil habitantes. Com o expediente 24 horas toda a região do Bandeira será beneficiada”, ressaltou o governador.
De acordo com o delegado-geral da Polícia Civil, Roberto Gurgel, a distância até a Depacs (Delegacia de Pronto Atendimento Comunitário) e a quantidade de moradores da região foram levados em consideração para a implementação do turno 24 horas nas Moreninhas.
“Essa era uma demanda da minha gestão para atender a população de mais de 100mil pessoas, que antes tinham que andar mais de 15 quilômetros para ir ao Cepol ou Depac centro registrar uma ocorrência. O objetivo é ficar ainda próximo da população”, comentou o delegado-geral.
A meta do governo é transformar todas as 7 unidades de área da Capital em delegacias 24 horas. A próxima unidade que passará pela reestruturação será a 1ª DP, que funciona no mesmo prédio da Depac Centro. “Até dezembro a Depac centro vai ser 24 horas, porque atualmente só funciona com regime de plantão. Hoje o preso tem contato com a vítima e isso não pode acontecer”, argumentou Gurgel.
Titular da 4ª delegacia da Moreninhas, a delegada Sueili Araujo Lima Rocha, destacou a importância do aumento do expediente na unidade aliado com aumento do efetivo dos servidores. “Esse momento é histórico e não aconteceria se não fosse a mão do governo e a união de todos os presentes. Essa é uma mudança que veio pra ficar”, frisou.
Para a população, além de mais segurança, a mudança na unidade do bairro vai encurtar e facilitar o acesso ao serviço público. “Isso é maravilhoso por que acontecem situações que temos que ir até o centro para ser atendido. As vezes a pessoa não consegue se deslocar e acaba desistindo”, disse Sonia Cabreira, 74 anos, que há 35 anos mora nas Moreninhas.
“O problema aqui é o atendimento nos finais de semana, porque temos que esperar abrir na segunda ou ir à Cepol, que é longe. É um recurso a mais que vamos ter no bairro que é muito grande e atende várias regiões, desde o estádio Morenão”, comemorou Abadilson Ricardo, 52 anos, que se mudou para a região ainda criança.