ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 27º

Capital

Dengue hemorrágica mata mulher de 67 anos no Bairro Monte Castelo

Michel Faustino | 07/05/2015 17:52
Ações de combate ao mosquito da dengue serão intensificadas na região. (Foto: Cléber Gellio/Arquivo)
Ações de combate ao mosquito da dengue serão intensificadas na região. (Foto: Cléber Gellio/Arquivo)

A Sesau (Secretaria Municipal de Saúde) confirmou a primeira morte por dengue em Campo Grande.  Amelia Guenka Silva, 67 anos, moradora do bairro Monte Castelo, morreu na segunda-feira (4),  poucas horas depois de dar entrada no Hospital Universitário. O exame apontou que a provável causa da morte foi por Febre Hemorrágica da Dengue (FHD).

Segundo informações de familiares, a mulher chegou a ser levada para Unidade de Saúde do bairro Coronel Antonino onde recebeu o atendimento primário e foi liberada. Pouco tempo depois ela voltou a sentir fortes dores e foi encaminhada para o Hospital Universitário, onde faleceu por volta das 18h30.

De acordo com o médico infectologista Rivaldo Venâncio, a dengue hemorrágica pode causar insuficiência renal e cerca de 2% e 5% dos casos, este tipo de dengue pode evoluir para a insuficiência renal aguda.

Outras complicações da doença também são miocardite, hepatite, insuficiência hepática, quadros neurológicos, hemorragias graves e choque. Segundo Venâncio, em alguns casos pode ser necessária a diálise.

“É importante ficar atento aos primeiros sintomas da dengue, que são febre alta (39° a 40°) de uma hora para outra com duração de até 48 horas, dores de cabeça, musculares, na barriga, presença de manchas vermelhas no corpo, náusea, desmaio e dificuldade na ingerir líquidos”, disse.

Conforme a Sesau, em virtude do ocorrido, as ações de combate ao mosquito causador da doença foram intensificadas na região do bairro Monte Castelo, onde a mulher residia. A Secretaria reforça ainda que é preciso que a população faça a sua parte e evite deixar recipientes que acumulem água, bem como mantenham calhas, caixas-d'água e terrenos limpos.

Outras quatro mortes estão sob investigação e quatro já foram confirmadas no Estado, segundo boletim epidemiológico divulgado na quarta-feira (06) pela SES (Secretaria de Estado e Saúde).

Números - Em 2013, quando o município enfrentou epidemia de dengue, foram 44.657 casos notificados e 12 óbitos. Já em 2014, Campo Grande ficou fora do risco de epidemia, com 4.031 casos notificados e nenhum óbito.

De janeiro até ontem, 19.187 casos foram registrado no Estado, o terceiro maior em cinco anos, só atrás de 2013 (102 mil casos) e 2010 (82,5 mil). Em relação boletim anterior, quando eram 17,4 mil casos, houve aumento de 9,8%. Na última semana foram 2.960 novos casos, quase três vezes o número registrado na mesma semana de 2013, quando o Estado teve a maior epidemia da história.

A doença ganhou força no outono e a situação de epidemia, quando a incidência supera 300 casos para cada grupo de 100 mil, já atinge 49 dos 79 municípios sul-mato-grossenses.

Conforme a SES, a maior incidência foi registrada em Iguatemi, com 1.271 casos, seguido por Sonora (867), Selvíria (332), Itaquiraí (869) e Japorã (249). Campo Grande teve 3.955 pessoas com os sintomas da dengue, como febre, dores de cabeça e nas juntas.

Nos siga no Google Notícias