ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 19º

Capital

Denúncia diz que 75% dos alunos de academia da PM apresentam sintomas de covid

Entre as explicações para descumprir as normas, teria sido dito até que “policial militar não pega coronavírus”

Aline dos Santos | 11/08/2020 12:40
 Academia da Policia Militar fica localizada na Avenida Duque de Caxias, em Campo Grande. (Foto: Henrique Kawaminami)
 Academia da Policia Militar fica localizada na Avenida Duque de Caxias, em Campo Grande. (Foto: Henrique Kawaminami)

O MPMS (Ministério Público de Mato Grosso do Sul) apura denúncia contra a APM (Academia de Polícia Militar) por descumprimento de medidas de biossegurança contra o novo coronavírus.

De acordo com o apurado pelo Campo Grande News, dos 53 alunos oficiais, 33 estão com suspeita de covid-19 e sete testaram positivo para a doença.  Isso equivale a 75% do quadro de policiais em formação.

Entre as explicações para descumprir as normas, teria sido dito até que “policial militar não pega coronavírus” e que há muito “mimimi” sobre o tema.

O denunciante pede que seja apurada a negligência da PM por não tomar providências sobre o surto de covid e interrompida as aulas presenciais. A promotoria instaurou o procedimento, chamado de Notícia de Fato, em 26 de junho.

Segundo a denúncia, as aulas presenciais retornaram em 20 de julho, num risco desnecessário. “Digo desnecessário por um simples motivo: os alunos continuavam frequentando a estrutura da Academia, isto é, comparecendo fisicamente, mas assistindo cada um a aula em seu notebook”, afirma o denunciante.

Na semana de 3 a 7 de agosto,  foi adotada a metodologia de ensino integral, com todos os alunos permanecendo das 7h às 19h e  compartilhando alojamento (onde não é possível distanciamento), armamentos e estruturas. A partir do dia 7, começou recesso de 15 dias.

Ontem (dia 10), em grupo de WhatsApp, sete  informaram que testaram positivo. Nessa terça-feira (dia 11), o comandante da PM, coronel Marcos Paulo Gimenez, informou que iria verificar a denúncia. “Não estou sabendo dessa Notícia de Fato. Estamos seguindo a recomendação da Organização Mundial da Saúde. Vou entrar em contato com o comandante da academia”.

Por meio da assessoria de imprensa, a Sejusp (Secretaria Estadual de Justiça e Segurança Pública) informou que "a Academia de Polícia Militar implementou o protocolo de biossegurança aprovado e que embasa a autorização para o andamento dos cursos, trazendo a previsão de medidas de proteção, visando a prevenção de contaminação pelo vírus, como a aferição diária de temperatura, o uso obrigatório de máscaras de proteção, cujo fornecimento tem sido feito pela corporação, bem como todo material preventivo necessário, como sabonete e álcool gel, além do estabelecimento de regras nesse sentido, como a proibição de aglomerações, manutenção da distância mínima constante nos protocolos de saúde entre os alunos durante as atividades acadêmicas e administrativas".

A Polícia Militar informou ainda que irá aguardar a notificação do Ministério Público para averiguar a veracidade da denúncia e prestar os devidos esclarecimentos, caso necessário for.

Matéria alterada para acréscimo do posicionamento da Sejusp e PM às 16h12.

Nos siga no Google Notícias