ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  23    CAMPO GRANDE 32º

Capital

Depois de confusão, projeto deve ser votado na próxima semana

No debate, taxistas e mototaxistas reclamaram da falta de isonomia e motoristas de aplicativo da buracracia

Silvia Frias e Fernanda Palheta | 02/07/2019 17:24
Mototaxistas participaram da audiência para pedir regularização dos aplicativos (Foto: Paulo Francis)
Mototaxistas participaram da audiência para pedir regularização dos aplicativos (Foto: Paulo Francis)

Depois do tumulto inicial, com direito a bate-boca e empurra-empurra, a audiência pública sobre regulamentação de aplicativos de transporte foi retomada na Câmara Municipal de Campo Grande. Após troca de farpas entre os principais adversários, a expectativa é que o projeto já seja votado na próxima semana.

O clima ficou tenso logo no início depois que motorista de aplicativo Diego Silva disse que a população “não seria mais roubada como antes”, fala que desagradou mototaxistas e taxistas que estavam no plenário, que foram para cima do rapaz.

Na confusão, um taxista ficou ferido e a sessão foi interrompida até que os ânimos se acalmassem. (Veja vídeo). Pouco mais de 15 minutos depois, a sessão foi retomada e os motoristas inscritos retomaram a fase de discursos. A maioria, dos aplicativos, contra o projeto.

Os motoristas de aplicativo, de maneira geral, reclamaram do primeiro projeto apresentado em fevereiro de 2017, alegando que não foram ouvidos na elaboração da proposta, imposta “goela abaixo”. Para Douglas Silva a iniciativa significa burocratização do serviço, com regras desnecessárias.

Adriano Silva defendeu regulamentação de todos os profissionais (Foto: Fernanda Palheta)
Adriano Silva defendeu regulamentação de todos os profissionais (Foto: Fernanda Palheta)

O presidente da Amac (Associação dos Motoristas de Aplicativo), Johnny Coelho, disse que é preciso debater a regulamentação e que as regras não podem inviabilizar a classe. Cleber Nogueira acredita que a prefeitura está tratando a atividade de iniciativa privada como concessão pública.

Fora isso, segundo o profissional, mototaxistas e taxistas tem benefícios que os motoristas de aplicativo não tem, como pontos de parada e desconto de IPVA na compra do veículo.

O mototaxista Adriano Silva defendeu que todos tenham direitos e, principalmente, deveres iguais, citando a obrigatoriedade dos cursos, a fiscalização imposta pelo município e a tributação. “Se a gente paga R$ 20 por mês, R$ 240 por ano, quanto não daria isso para motorista?”.

O diretor da Agetran (Agência Municipal de Trânsito), Janine de Lima Bruno contextualizou o momento, traçando linha história desde a primeira proposta, apresentada em fevereiro de 2017, até a retirada da Câmara, por conta desacordo com a categoria. Ele rebateu várias das críticas feitas pelos motoristas de aplicativos, dizendo que o projeto foi amplamente discutido à época e a intenção da prefeitura é que a proposta “seja de uso de todos”.

O vereador André Salinero (DEM), que propôs a audiência pública disse para que os interessados procurem os parlamentares e façam sugestões para emendas ao projeto. “Essa é hora de ter essa discussão e apresentar sugestões”.

A urgência na votação, para a próxima semana, é para evitar que o projeto tranque a pauta de votação, já que está próximo de chegar dos 45 dias desde que foi apresentado.

Nos siga no Google Notícias