ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 24º

Capital

Depois de duas horas, Polaco deixa sede do Gaeco em silêncio

Aline dos Santos | 24/11/2011 14:00

Ele é acusado de liderar esquema criminoso de contrabando de cigarros e pagar propina para policiais militares

Polaco foi preso ontem na operação Alvorada Voraz. (Pedro Peralta)
Polaco foi preso ontem na operação Alvorada Voraz. (Pedro Peralta)

Depois de duas horas, o contrabandista Alcides Carlos Grejianin, o Polaco, deixou a sede do Gaeco (Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado) em Campo Grande.

Acompanhado pelos dois filhos, Polaco adotou o silêncio e não quis falar com a imprensa ao sair do prédio. Na chegada, por volta das 10h40, ele disse apenas que era fumante, mas não de cigarro paraguaio.

Polaco é acusado de liderar um esquema criminoso de contrabando de cigarros e pagar propina para policiais militares e a um agente tributário estadual lotado em Brasilândia.

O grupo foi alvo da operação Alvorada Voraz, realizada ontem pelo Gaeco, PRF (Polícia Rodoviária Federal) e PM (Polícia Militar). As prisões são válidas por cinco dias, com possibilidade de prorrogação.

No depoimento, Polaco foi acompanhado por dois advogados, mas a defesa também não quis falar. Na saída, um deles entregou um medicamento para dor de cabeça a um dos filhos do contrabandista.

Durante a tarde, outros presos vão prestar depoimento no Gaeco. Dos 17 mandados de prisão temporária, foram presos 11 civis e cinco policiais militares. Um dos PMs já estava detido no Presídio Militar de Campo Grande. O agente tributário está foragido.

Durante a apreensão, foram apreendidos 12 veículos, 268 munições de vários calibres, um revólver calibre 38 de propriedade de um policial, um CPU, um notebook e cinco celulares.

A operação foi desencadeada nas cidades de Antonio João, Caracol, Jardim, Porto Murtinho, Campo Grande, Eldorado e Brasilândia, além de Brasília (DF) e Umuarama (PR). A ação reuniu 200 profissionais.

Polaco é dono de um patrimônio milionário. A justiça federal já sequestrou seis fazendas de propriedade do contrabandista, sendo uma avaliada em R$ 20 milhões.

Ele responde a processos por contrabando de cigarro e lavagem de dinheiro. Em fevereiro deste ano, a justiça arrecadou R$ 7 milhões com leilão do gado apreendido. Ele também é acusado de homicídio.

Nos siga no Google Notícias