ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 29º

Capital

Depois de Scooby, CCZ tem dificuldade para recolher cães com leishmaniose

Nícholas Vasconcelos e Luciana Brazil | 19/01/2013 12:14
Segundo prefeito, moradores têm se recusado a entregar cães por conta de Scooby. (Foto: Rodrigo Pazinato)
Segundo prefeito, moradores têm se recusado a entregar cães por conta de Scooby. (Foto: Rodrigo Pazinato)

A Prefeitura de Campo Grande enfrenta dificuldade para recolher os cães diagnosticados com leishmaniose depois que o TRF-3 (Tribunal Regional Federal da 3ª Região) autorizou o tratamento dos animais. A decisão da Justiça contraria a portaria do Ministério da Saúde que proíbe o tratamento e determina o sacrifício dos cachorros.

Segundo o prefeito Alcides Bernal (PP), os donos dos animais diagnosticados com a doença têm se recusado a entregar os animais para os agentes do CCZ (Centro de Controle de Zoonoses). Eles questionam o porquê seus animais devem receber tratamento diferente de Scooby, que não foi morto.

“Politicamente seria muito agradável defender o tratamento dos cães, mas eu como prefeito não posso colocar em risco a vida das pessoas.”, explico Bernal.

Sobre o Scooby, o prefeito afirmou que a decisão da Justiça tem de ser respeitada, no entanto lembrou o risco do procedimento. “É uma situação pontual, se a Justiça determinou tem que ser cumprido, mas as pessoas precisam entender que eu tenho que colocar em questão o risco de perder a vida de alguém”, ponderou hoje durante visita aos postos de saúde.

Nesta sexta-feira (18), o Ministério da Saúde reafirmou que é contra o tratamento de cães com leishmaniose, em resposta à consulta do Campo Grande News sobre a decisão da Justiça Federal que derrubou portaria sobre o assunto. O órgão informou que ainda não foi notificado da decisão e que continuam valendo as regras impedindo o uso de medicamentos para humanos no treinamento da doença em cães.

Ainda conforme a nota, até o momento, não há produtos registrados eficazes para este tipo de tratamento. O ministério destacou, ainda que o posicionamento está de acordo com recomendações da Organização Mundial de Saúde sobre o assunto.

Esta posição é compartilhada pelo CFMV (Conselho Federal de Medicina Veterinária) que também confirma que pode punir os médicos veterinários que determinem tratamento para os animais infectados. O Conselho orienta que estes profissionais devem ser denunciados ao CRMV (Conselho Regional de Medicina Veterinária) do respectivo estado.

De acordo com o conselho, o tratamento da leishmaniose visceral em animais oferece risco á saúde da população, já que o tratamento não promove cura parasitológica da doença, e o animal segue sendo hospedeiro e fonte de contaminação através do mosquito transmissor.

Ainda conforme o CFMV, a OMS (Organização Mundial da Saúde) recomenda que somente a adoção de medidas integradas, como o uso de inseticidas e a eutanásia dos cães contaminados podem garantir a segurança da população, até que a cura seja cientificamente comprovada.

A ação que derrubou a portaria foi movida pela ONG (Organização Não Governamental) Abrigo dos Bichos e é válida para todo o País.

Para o Tribunal, proibindo a utilização de medicamento humano para tratamento, automaticamente é incentivado o extermínio dos animais. Na Capital, a polêmica ressurgiu depois do caso do cão Scooby, que sofreu maus tratos, teve a doença diagnosticada, foi tratado, depois voltou ao CCZ (Centro de Controle de Zoonoses), de onde foi retirado, pela Abrigo dos Bichos, graças a uma decisão da Justiça. Havia o temor de que ele fosse submetido a eutanásia.

Nos siga no Google Notícias