ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 28º

Capital

Deputado José Almi morre de covid na Capital

O deputado estadual também era diabético e estava há 18 dias internado lutando contra a doença

Adriano Fernandes | 24/05/2021 23:50
O deputado estadual José Almi (PT), durante fala na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul. (Foto: Victor Chileno)
O deputado estadual José Almi (PT), durante fala na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul. (Foto: Victor Chileno)

O deputado estadual José Almi (PT), morreu aos 58 anos por complicações da covid-19 na noite desta segunda-feira (24), em Campo Grande. Foram 18 dias de internação entre altos e baixos, lutando contra a doença. A última atualização divulgada pela família, ainda esta noite, confirmava que o quadro clínico do parlamentar era gravíssimo.

O parlamentar testou positivo para a doença, em 5 de maio, iniciou acompanhamento médico em casa, mas precisou ser internado três dias depois devido a uma piora no quadro da infecção.

Quando deu entrada na UTI (Unidade de Tratamento Intensivo) do Hospital Cassems de Campo Grande, em 7 de maio, José Almi estava 70% dos pulmões comprometidos. Menos de uma semana depois do início do tratamento, em 12 de maio, a equipe médica cogitou uma extubação, no entanto, o procedimento foi suspenso após reavaliação e novos exames laboratoriais.

Como tinha 58 anos, o deputado morreu prestes a entrar no calendário da vacinação contra a covid, que parou na faixa etária dos 59 anos. Ele também tinha diabetes como fator agravante, mas quando o calendário foi aberto para esse grupo de risco, Almi já estava internado.

Trajetória - José Almi Pereira Moura ou "Cabo Almi" como era conhecido, nasceu no município de Jardim Olinda (PR), em 17 de dezembro de 1962, filho do lavrador Finelon Pereira de Moura e da dona de casa Creuza Vieira da Silva Moura.

Em 1963, a família se mudou para o Distrito de Lagoa Bonita, em Deodápolis, para o cultivo de lavoura. Em fevereiro de 1982, Almi veio para Campo Grande e trabalhou como cobrador de ônibus, foi empacotador e promotor de vendas de indústria de alimentos e formou-se como torneiro mecânico pelo Senai.

Em outubro de 1983, prestou concurso para soldado da Polícia Militar. Em 1987, se casou com Irene Carolina de Oliveira, com quem teve três filhos: Flávio, Fabrícia e Monique. Em 1988, foi aprovado no concurso para cabo da PM.

No início da década de 90 ajudou a fundar o Grêmio 8 de Abril, do qual foi presidente por seis anos. Em 1996, foi eleito vereador em Campo Grande, pelo Partido dos Trabalhadores, sendo reeleito por mais três mandatos, até assumir a vaga de deputado estadual em 2011.

(matéria atualizada às 11h para acréscimo de informações)

Nos siga no Google Notícias