A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Quarta-feira, 13 de Dezembro de 2017

23/09/2016 14:07

Dia Nacional do Doador será lembrado em passeio ciclístico

Christiane Reis

Para lembrar o Dia Nacional do Doador, celebrado dia 27 de setembro, a Santa Casa de Campo Grande, em parceria com a Central Estadual de Transplantes, realiza neste domingo (25), a segunda edição do passeio ciclístico “Pedalando pela Vida” .O evento é gratuito e tem concentração na rua Eduardo Santos Pereira, em frente ao hospital, a partir das 8 horas com saída prevista para a 9 horas. Para os 300 primeiros participantes, serão sorteados brindes de camisetas, squeeze para os 400 primeiros e sorteio de pelo menos duas bicicletas ao público presente.

A ação faz parte das atividades do “Setembro Verde” deste ano, voltada para a Campanha de Doação de Órgãos. Além de atividades recreativas estão previstas também palestras que abordarão a importância de ser um doador de órgãos, conscientizando a população sobre o numero de pessoas que aguardam a doação de um órgão e baixo numero de doadores.

No dia 27, em comemoração ao Dia Nacional do Doador, a Santa Casa de Campo Grande em parceria com a Central Estadual de Transplantes lançam a VIII Campanha de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes no auditório do hospital. O evento será uma ação educativa voltada para profissionais da área da saúde e para a população em geral.

“Nosso objetivo é conscientizar e esclarecer cada vez mais a importância de ser um doador. Muitas vezes encontramos situações onde temos o órgão ideal para a pessoa da fila, mas a família do paciente não tem conhecimento sobre os procedimentos de doação ou mesmo não tem conhecimento se é doador ou não. A falta de debate sobre a doação é um impasse no cenário nacional, por isso focamos em proporcionar uma ampla discussão para que a demanda seja atendida de forma satisfatória”, afirma Claire Miozzo, coordenadora da Central Estadual de Transplantes.

Procedimentos – No primeiro semestre deste ano foram realizados 99 transplantes em todo o Estado, acréscimo de 23,7% em relação ao mesmo período do ano passado, quando foram realizados 80 transplantes. Os números foram divulgados pelo Ministério da Saúde na terça-feira (20).

Segundo a Central Estadual de Transplantes, no primeiro semestre deste ano foram realizados 98 procedimentos de córneas e um de rim. O número é resultado dos 15 doadores efetivos identificados na região em 2016. Já em 2015 foram realizados 80 transplantes de córneas e nenhum de rim.

Também foram realizados três transplantes de tecido músculo esquelético, o ano passado não houve esse tipo de procedimento. Ainda segundo a Central, até o fim de agosto deste ano 32 pessoas aguardavam por transplante de córnea e 33 por transplante de rim.

Moradores prendem suspeito de assaltar mulher com criança no colo
Armado com uma faca, Igor Mateus Lima da Costa, 19 anos, assaltou uma mulher que estava com o filho no colo e acabou preso por moradores. O caso acon...
Homem de 30 anos é esfaqueado e fica em estado grave
Bartolomeu Gomes de Araújo Barbosa, 30 anos, ficou gravemente ferido após ser atingido a golpes de faca no abdômen, na noite de ontem (12), na Rua Bo...
Após documento vazar, Sesau diz que hemogramas não foram suspensos
A Sesau (Secretaria Municipal de Saúde) afirmou que os hemogramas continuam sendo feitos na rede pública de saúde de Campo Grande. A informação inici...


imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions