ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 29º

Capital

Diretoria garante que salário dos médicos da Santa Casa será pago amanhã

A categoria está com indicativo de greve e prometeu paralisar o serviço se os salários não forem pagos até amanhã

Lucas Junot | 06/07/2017 13:40
A paralisação chegou a gerar espera de cinco horas por atendimento nas UPAs (Foto: Arquivo)
A paralisação chegou a gerar espera de cinco horas por atendimento nas UPAs (Foto: Arquivo)

Com indicativo de greve desde o mês passado, médicos contratados sob o regime da CLT (Consolidação das Leis Trabalhistas) terão seus salários creditados em conta até amanhã. A garantia foi anunciada nesta quinta-feira (6) pela Santa Casa.

No último dia 27, o Ministério Público do Trabalho chegou a tentar uma conciliação entre o hospital e a categoria, mas a Santa Casa não havia feito qualquer proposta aos trabalhadores, contratados em três regimes diferenciados: CLT, pessoa jurídica e autônomos.

O presidente do Sinmed (Sindicato dos Médicos), Flávio Freitas Barbosa, anunciou a paralisação do setor se o salário de julho não for depositado pela Santa Casa até o quinto dia útil do mês, ou seja, até amanhã (7).

“Estamos em estado de greve. Todas as instancias jurídicas já foram cumpridas e todas as partes envolvidas estão notificadas sobre eventual paralisação. Portanto, se até o quinto dia útil de julho o pagamento não for efetuado a categoria vai parar de imediato”, disse Flávio Freitas Barbosa.

Com os salários em dia, os médicos celetistas ainda terão pendente o recebimento de horas extras. O principal pleito dos profissionais é o recebimento até o quinto dia útil, já que, segundo a categoria, o pagamento vem sendo efetuado após o dia 20 de cada mês.

Os profissionais autônomos, que estavam com salários atrasados desde maio, segundo a Santa Casa, receberão ainda nesta quinta-feira (6). Os contratados como pessoa jurídica também receberão amanhã.

Segundo o procurador do Trabalho, Paulo Douglas, a Santa Casa vinha assumindo posição intransigente nas negociações. Por conta disso, o MPT chegou a ajuizar uma ação para exigir pagamento até o quinto dia útil e contenção de recursos nas contas da instituição para pagar salários em atraso.

“Aqui encaramos a Santa Casa como aquilo que ela é, uma empresa empregadora como qualquer outra empresa, e que tem que cumprir a lei”, comentou Paulo Douglas.

Em junho, uma paralisação parcial das atividades dos médicos, entre os dias 13 e 15, levou ao cancelamento de 30% dos atendimentos ambulatoriais e cirurgias eletivas, na Santa Casa. Segundo a assessoria de imprensa do hospital, a dívida era girava em torno de R$ 2,5 milhões.

Ao todo, são 750 médicos, entre celetistas, autônomos e pessoas jurídicas, que atendem no hospital. A folha de pagamento, com todas as categorias, é de R$ 13,5 milhões mensais.

Nos siga no Google Notícias