ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 31º

Capital

Dobro do drive-thru, taxa de positividade em escola reflete atraso na testagem

Ponto de coleta foi ativado há dez dias, em plena escalada da doença, quando estratégia nos Bombeiros ficou sobrecarregada

Jones Mário | 20/07/2020 13:29
Funcionários preparam testagem na Escola Estadual Lúcia Martins Coelho (Foto: Marcos Maluf/Arquivo)
Funcionários preparam testagem na Escola Estadual Lúcia Martins Coelho (Foto: Marcos Maluf/Arquivo)

A cada 100 pessoas examinadas no ponto de coleta para testes rápidos instalado na Escola Estadual Lúcia Martins Coelho, em Campo Grande, dez acusam anticorpos para o novo coronavírus. A taxa de positividade de 10,5% no local é maior que o dobro da constatada no drive-thru do quartel central do Corpo de Bombeiros, de 4,7%, ou seja, menos que cinco positivos a cada 100 submetidos a exames.

Na avaliação do titular da SES (Secretaria Estadual de Saúde), Geraldo Resende, o índice de positivos maior no ponto de coleta da escola estadual reflete o represamento no número de pessoas que buscaram diagnóstico no drive-thru, mas não conseguiram vaga em função do gargalo de atendimento da estrutura.

“Houve uma demanda muito grande devido ao crescimento da doença em Campo Grande. Muitas das pessoas não tiveram acesso ao exame de biologia molecular [RT-PCR, do cotonete, feito no drive-thru], passaram pela fase aguda e quando conseguiram ser testadas já haviam adquirido anticorpos, ou seja, passaram pela doença sem necessidade de medicação ou sintomas, como acontece em 85% dos casos em todo o Mundo”, analisou Resende.

Em operação desde abril, o drive-thru nos Bombeiros coleta aproximadamente 100 exames diários por biologia molecular, o mais indicado para fazer o diagnóstico da covid-19, uma vez que rastreia o vírus no organismo nos primeiros dias de infecção. O local passou a fazer testes rápidos no fim de maio, com capacidade inicial para cerca de 20 por dia.

O ponto de coleta na Lúcia Martins Coelho, inaugurado há dez dias, faz até 400 testes rápidos por noite. Este tipo de exame identifica anticorpos para o Sars-CoV-2 após, pelo menos, uma semana a partir do início dos sintomas.

[A taxa de positividade mais alta] tem relação com o crescimento dos casos e com a dificuldade de acesso, com a velocidade que precisava, aos testes de biologia molecular. Por isso esse grau de positividade bastante amplo nos testes rápidos”, completou o secretário.

Conforme boletim da SES, 3.103 testes rápidos já foram realizados no ponto de coleta da Escola Estadual Lúcia Martins Coelho, com 327 resultados positivos.

O drive-thru do quartel central dos Bombeiros, por sua vez, fez 3.725 testes rápidos de maio até agora, com 176 positivos.

Campo Grande News - Conteúdo de Verdade
Compare a taxa de positividade das estratégias implantadas pela SES na Capital (Infográficos: Reprodução/SES)
Compare a taxa de positividade das estratégias implantadas pela SES na Capital (Infográficos: Reprodução/SES)

Somados aos do tipo RT-PCR, a taxa de positividade dos exames feitos no drive-thru é de 9,3%, a mais baixa se comparada com as demais estratégias de testagem lideradas pela SES no Estado - em Dourados (22,8%), Corumbá (29,1%) e Três Lagoas (12,7%).

Porém, o índice no drive-thru de Campo Grande indica tendência de crescimento. A taxa de positividade subiu em quase um terço (29%) em relação ao percentual de duas semanas atrás, de 7,2%.

No mesmo período, a Capital viu o número de casos confirmados quase dobrar, de 3.164 para 6.216, e o total de mortes ser triplicado, de 22 para 66.

O avanço na positividade das estratégias de testagem fazem o secretário estadual já falar em imunidade de rebanho. O fenômeno ocorre quando grande parte da população já contraiu determinada doença e adquiriu resistência a ela, o que a impede de encontrar novos “hóspedes” e se espalhar.

“Mostra que há uma grande parcela da população que já adquiriu imunidade e a curva de casos pode chegar a ter um decréscimo à medida que a imunidade de rebanho seja atingida. As pesquisas hoje estimam que a imunidade de rebanho ocorra quando em torno de 40% da população tenha sido contaminada”, citou Resende.

Nos siga no Google Notícias