ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 22º

Capital

Doses de pentavalente chegam, mas estarão disponíveis apenas na segunda

Lote com 2.940 vacinas será distribuído nas 63 unidades básicas de saúde da Capital

Tainá Jara | 18/01/2020 09:40
Sesau já retirou da central de distribuição 2.940 doses que serão disponibilizadas a partir de segunda (Foto: Divulgação/SES)
Sesau já retirou da central de distribuição 2.940 doses que serão disponibilizadas a partir de segunda (Foto: Divulgação/SES)

As doses de pentavalente, utilizadas na imunização de bebê contra cinco doenças, continuam chegando de forma pontual nas unidades de saúde de Campo Grande. Lote entregue nesta semana acabou em poucas horas e outro deve chegar nos postos de vacinação apenas na próxima segunda-feira, conforme a Sesau (Secretaria Municipal de Saúde).

Em uma semana, Mato Grosso do Sul recebeu 31 mil doses da vacina. O último lote, entregue na última quinta-feira, era de 16 mil doses. No dia 10, foram disponibilizadas 15 mil. Para a Capital, foram destinadas 4.950, em duas etapas. A primeira, de 2 mil doses, acabou em poucas horas na última quarta-feira. As outras 2.940 chegam na próxima semana.

Considerando que as aplicações são feitas nas 63 UBS (Unidades Básicas de Saúde) e UBSFs (Unidades Básicas de Saúde da Família) da Capital. Portanto, cada uma deve receber cerca de 50 doses.

Utilizada para prevenir de doenças como difteria, tétano, coqueluche, hepatite B e contra a bactéria haemophilus influenza tipo b (responsável por infecções no nariz e garganta), a vacina pinga a conta-gotas nas unidades de saúde desde o ano passado.

A Capital chegou a receber uma reposição pontual em novembro, mas a quantidade não foi suficiente para abastecer a demanda reprimida.

A vacina pentavalente é aplicada nas crianças aos 2, 4 e 6 meses de idade. Os reforços e/ou complementações em crianças a partir de 1 ano são realizados com a vacina adsorvida difteria, tétano e pertússis (DTP).

Nos siga no Google Notícias