ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 30º

Capital

Eleição para conselheiros tutelares tem participação popular quase nula

Movimento é fraco nas escolas onde há local de votação; eleitores são parentes ou amigos dos candidatos

Silvia Frias e Mirian Machado | 24/02/2019 11:50
Eleição para escolha dos conselheiros tutelares: pouco movimento durante a manhã (Foto: Marina Pacheco)
Eleição para escolha dos conselheiros tutelares: pouco movimento durante a manhã (Foto: Marina Pacheco)

Hoje, as amigas Mikaela de França, 20 anos, e Aline Abtbol, 32 anos, conversavam em frente à Escola Municipal Prof. Wilson Taveira Rosalino, no Aero Rancho, local de votação para escolha dos novos conselheiros tutelares. Elas estavam alheias ao processo eleitoral, fato compreensível pela movimentação quase nula na instituição.

“Nem estava sabendo”, disse Aline, ao ser informada pela reportagem do Campo Grande News o porquê de a escola estar aberta em plena domingo (24). Ela disse que também não iria votar, já que não conhece nenhum candidato. Mikaela explicou que “soube por cima” da eleição, mas que não sabia quem eram os concorrentes e nem como funcionava a eleição. “Acho que faltou divulgação”.

A reportagem percorreu três escolas e o cenário era praticamente o mesmo: participação popular ínfima, restrita aos parentes e amigos dos candidatos ao cargo.

Maria Cristina foi à escola votar no vizinho (Foto: Marina Pacheco)
Maria Cristina foi à escola votar no vizinho (Foto: Marina Pacheco)
Cleia diz que é importante renovar o quadro (Foto: Marina Pacheco)
Cleia diz que é importante renovar o quadro (Foto: Marina Pacheco)

Na escola do Aero Rancho, a dona de casa Cleia Regina Cardoso Marques, 49 anos, compareceu à votação por conhecer um dos candidatos e foi dar apoio. “Acho importante sempre renovar, colocar novas pessoas, mas faltou divulgação mesmo”. Segundo ela, o trabalho do Conselho Tutelar precisa ser mais valorizado.

Na região central, poucas pessoas foram à Escola Arlindo Lima. Nesta manhã, somente três pessoas compareceram, todos parentes de candidatos. “Quem sabe com a matéria o pessoal vem votar a parte da tarde”.

A cozinheira Maria Cristina Chamorro, 55 anos, mora no Taquarussu e foi até a Escola Municipal Plínio Mendes dos Santos, no bairro Guanandi para votar no vizinho.

A movimentação quase nula no local não chamou a atenção da feirante Maria de Oliveira Silva, 58 anos, que montou a barraca na calçada, bem em frente ao local de votação. “Nem vou votar, não trouxe documentos, só ouvi falar dessa votação.” Apesar do desinteresse, ela disse que é importante a eleição. “Mexem com criança, é assunto delicado, tem que saber trabalhar”.

Eleição – dez candidatos concorrem a dez vagas e, apesar de suprirem a demanda, a legislação obriga a realização de votação. Nesse caso, serão mandato tampão, válido para os próximos nove meses. Os escolhidos vão trabalhar do 4º e 5º Conselhos Tutelares, na Vila Nasser e Aero Rancho, respectivamente e atender crianças e adolescentes em situação de risco e vulnerabilidade.

A carga horária é de 40 horas semanais, podendo ter trabalho no sábado, domingo e feriados. A remuneração chega a R$ 5 mil, mas, com os descontos, cai para R$ 2,1 mil.

O voto é facultativo e secreto, podendo participar do processo qualquer eleitor em dia com suas obrigações perante a Justiça Eleitoral –que deve apresentar no ato o título de eleitor e documento oficial com foto.

Nomes dos candidatos está afixado em frente ao local de votação (Foto: Marina Pacheco)
Nomes dos candidatos está afixado em frente ao local de votação (Foto: Marina Pacheco)
Nos siga no Google Notícias