Em 15 dias sem energia, produtor já perdeu três vezes todo o queijo produzido
Energia cai não só durante temporais, mas também em dias com condições de tempo estáveis

O queijeiro José Alceu Cabral relata frustração e prejuízo com problemas na energia elétrica que tem enfrentado constantemente no Sítio Paraíso, propriedade localizada em Jaraguari, a 45 quilômetros de Campo Grande.
RESUMO
Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!
Produtor rural de Jaraguari, José Alceu Cabral, enfrenta graves prejuízos devido a constantes quedas de energia em seu Sítio Paraíso. Em apenas 15 dias, perdeu três vezes toda sua produção de queijos artesanais, além de enfrentar problemas com o abastecimento de água para os animais. Os problemas persistem desde 2022, quando iniciou a produção. Com tensão elétrica irregular, até as vacas leiteiras chegaram a receber choques. Apesar das reclamações à Energisa, concessionária responsável pelo fornecimento, a situação continua sem solução definitiva.
A última queda de eletricidade ocorreu na última quarta-feira (5), quando um temporal atingiu a região. O fornecimento chegou a ser restabelecido horas depois, mas caiu logo depois. Esta manhã (7) começou com o sítio ainda sem luz.
- Leia Também
- Após temporal, 1% dos clientes ainda está sem energia em Campo Grande
- Sem energia há uma semana, produtor rural perde 900 litros de leite
Em apenas 15 dias, José perdeu, por três vezes, toda a sua produção. "Ficamos sem energia pelo menos umas seis vezes durante esse período e perdemos tudo", conta.
Além da perda do que vende, o produtor se preocupa com os animais do sítio que bebem água abastecida por um sistema elétrico. "Eles estão berrando, chorando por falta d'água. Piletas vazias. Essa é a vida do produtor rural", desabafa.
O dono do sítio tem problemas com energia desde que começou a produzir os queijos, em 2022. Já contou ao Campo Grande News que as vacas leiteiras estavam levando choque na terra devido ao problema com um transformador. "Está chegando de forma irregular e descarregando no aterramento, que é neutro. Fui ordenhar o rebanho e as vacas estavam recebendo choque no chão”, disse na época.
Tensão elétrica - José reclama do serviço ruim. "Péssima qualidade, oscila o tempo todo. A tensão não condiz com a realidade, não condiz com o que a gente precisa. Não temos segurança nenhuma, não sabemos em que momento a luz vai cair. Em pleno dia lindo, sem chuva, sem ventania, a luz acaba", afirma.
Ele já fez diversas reclamações à concessionária Energisa, mas os problemas persistem. "Minha última conta de energia veio R$ 539,18. Não temos a quem recorrer", fala.
Questionada sobre o caso, a assessoria de imprensa da empresa informou "que está em atendimento e com reforço de equipe na região do município de Jaraguari a fim de restabelecer o fornecimento o mais rápido possível".
Matéria atualizada às 8h52 para acrescentar retorno da Energisa.
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.


