A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Terça-feira, 12 de Dezembro de 2017

30/10/2011 13:26

Erosão 'engole' rua, avança sobre casas e assusta no Nova Lima

Viviane Oliveira

O buraco tomou aproximadamente 25 metros da rua. A erosão tem cerca de 18 metros de profundidade

Buraco gigantesco volta a preocupar os moradores da rua Marquês de Herval, no bairro Nova Lima. (Fotos: Simão Nogueira)Buraco gigantesco volta a preocupar os moradores da rua Marquês de Herval, no bairro Nova Lima. (Fotos: Simão Nogueira)

Pela segunda vez foi aberto um buraco gigantesco na rua Marquês de Herval, no bairro Nova Lima, em Campo Grande. Com as chuvas da madrugada deste domingo (30), uma nova cratera se formou, engolindo metade da pista.

Conhecida como “Corredor do Nova Lima”, a rua é uma das principais vias da região e o buraco gigantesco volta a preocupar os moradores do bairro. João Batista da Silva, 54 anos é proprietário de uma refrigeração na via. Segundo ele, a cratera se abriu de manhã. “Quando amanheceu a rua estava inteira. A chuva da noite umedeceu a terra e com a força desbarrancou o asfalto”, explica.

O morador disse que ficou assustado com o tamanho do buraco e sinalizou o local com geladeiras velhas. “Esta rua é muito movimentada. É um risco para todo mundo da região”.

Conforme o coordenador da Defesa Civil em Mato Grosso do Sul, Sebastião Rayol, o buraco tomou aproximadamente 25 metros da rua. Ele calculou em 18 metros a profundidade da voçoroca.

O auxiliar de mercado Sandro dos Santos, 33 anos, foi até o local para tirar fotos. Para ele é curioso a administração pública deixar acontecer um problema pela segunda vez. “Tirei fotos para mostrar no trabalho”, indignado o auxiliar reclama que o buraco além de causar transtornos deixa o lugar feio, perigoso e desvaloriza as casas da região.

O secretário Municipal de Infraestrutura, Transporte e Habitação, João Antônio De Marco, foi ao local ainda pela manhã e disse que era previsível que a erosão voltasse com a queda de chuva forte. Segundo o secretário, foi feito um trabalho provisório para não interromper o trânsito na via.

“Enquanto não fizermos uma obra definitiva aqui, isso vai ocorrer toda vez que houver um temporal”, disse o secretário.

Conforme ele, a situação do local é crítica, e assim que o tempo permitir, a prefeitura vai entrar com as máquinas para tentar minimizar o transtorno e evitar que a erosão aumente.

O problema que já vinha persistindo há anos, se agravou em março desde ano quando a cratera foi aberta. A prefeitura anunciou que o local seria um dos pontos prioritários para a recuperação dos estragos da chuva.

Valor da obra - No dia 5 de maio deste ano foi feita uma audiência com o secretário de obras. O ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra, garantiu a liberação de R$ 5 milhões exclusivamente para obras de reparo onde foi formada a cratera.

Para a Prefeitura, a cratera compromete, além da reserva ambiental, toda a infraestrutura urbana, inclusive serviços públicos como energia elétrica, asfalto e redes de água e esgoto.

A prefeitura já fez um projeto definitivo. Só estamos esperando o valor da obra que já foi liberado pela ministra da Casa Civil, Gleice Hoffmann, afirma De Marco.

Perigo - De acordo com a Defesa Civil o muro de construção em frente ao local que a erosão foi aberta pode vir a desmoronar de acordo com a evolução do buraco. “Nossa preocupação e tentar evitar que a erosão aumente para evitar que avance", disse o coordenador da Defesa Civil, Sebastião Rayol.

O buraco tomou aproximadamente 25 metros da rua.O buraco tomou aproximadamente 25 metros da rua.
Segundo Rayol, a erosão tem cerca de 18 metros de profundidade. Segundo Rayol, a erosão tem cerca de 18 metros de profundidade.


Não é culpa da homem, foi a força da natureza, mas o Secretário disse que sabia que isso poderia acontecer, porque não foi aproveitado o tempo antes das chuvas para RESOLVER o PROBLEMA de uma vez.? É tanto dinheiro que vai....agora vai mais 5 milhões ai novamente para que??? Para a próxima chuva levar tudo de novo??? E se fosse na frente da casa dele?? Ele iria fazer bem feito ou não? Abraços
 
Jéssica de Souza em 31/10/2011 12:24:56
A cratera que se abriu, na parte inicial da reserva é apenas um dos problemas, todo esse material que se desprendeu no corredor do Nova Lima fatalmente a enxurrada leva para o leito do córrego que segue por toda a extensão da avenida norte-sul, que cruza a cidade.
sem contar que esse buraco, que já existe desde a última temporada de chuvas, até semana passada era disposto todo tipo de resíduos.
 
juscineia rodrigues em 31/10/2011 11:39:46
oque deveriam ter feito para ter evitado tudo isso, era simples, e ter cercado a erosao com muros de concretos, assim dificultaria e muito acao da agua,como foi feito no anache,e nao so colocar entulho se nao tiver nada para barrar, a agua vem e leva tudo de novo.
 
ilderan resende em 31/10/2011 11:28:34
Simplesmente uma vergonha.Tantas obras a serem melhoradas, saúde públicas, escolas, creches,melhoria em bairros com iluminação pública, saneamento e alfasto, entre outros. E nossos governadores visão ainda fazer as melhorias em locais visíveis ao povo. como recapeamento avenida afonso pena e a construção do aquario em campo grande.Devemos começar a se unir mobilizar em redes socias p/ reivindicar
 
Thiago Nogueira em 31/10/2011 11:28:00
Moro nesta rua a 10 anos, no residencial Terra Nostra e percebi o agravo deste problema quando a prefeitura asfaltou ruas que ficavam proximo a Marques de Herval. Como esta rua possui nivel mais baixo ela virou uma galeria de escoamento pluvial a céu aberto. A prefeitura nunca se preocupou em realizar um escoamento pluvial eficiente e da forma correta.
 
Eduardo B. de Melo em 31/10/2011 11:06:23
nos do bairro estamos com um medo enorme de morar perto dessa erosao isso e uma vergonha essa nossa prefeitura nao esta com nada mesmo pela segunda vez acontece isso di certo eles vao esperar todas casas serem engolidas pela cratera
 
Felipe Pinheiro Alves em 31/10/2011 10:36:26
O Juacy já Medeiros já tinha alertados a todos que isso iria acontecer novamente. é porque esta erosão está numa região de pessoas pobres, então não tem problema se as casas forem engolidas. Se fosse numa região de pessoas ricas o problema já teria sedo ressolvido.
 
Antonio Carlos em 30/10/2011 08:50:02
Não é novidade nenhuma que esta cratera ia voltar a abrir nesta rua, isto porque nem estamos perto do verão.
 
luiz carlos em 30/10/2011 08:07:21
MEU DEUS, AINDA BEM QUE SÓ VOU TRABALHAR NA 5ª FEIRA, PQ PASSO POR ALI TODOS OS DIAS, PRÁ IR NO CEINF ONDE TRABALHO, VOU TER QUE SUBIR ATÉ O CAFÉ BRASILEIRO DAR UMA VOLTA IMENSA. QUE VERGONHA UMA RUA QUE É DE ACESSO PRÁ TANTA GENTE LINHA PRINCIPAL DE ÔNIBUS, É DEMAIS NÉ? VAMOS VER ATÉ ONDE VÃO ENROLAR E FAZEREM UM TRABALHO BEM FEITO. E ENQUANTO ISSO VOU GASTAR + GASOLINA, FAZÊ O QUE?
 
LUCIVANIA LOMARQUES em 30/10/2011 05:52:09
Se fazermos um remendo de calçada, e deixar um pouco de areia em frente a casa, rapidamente aparece um fiscal e tasca uma multa escorchante, porque é proibido armazenar material etc e tal. Em frente ao Shoping Norte sul, existe uma montanha de terra a quase um ano e nada foi feito. Basta tirar tudo aquilo e resolveria dois problemas, a erosão do nova lima e a poeira e a lama em frente do Shoping.
 
Valter Oliveira em 30/10/2011 05:22:42
Em Campo Grande e no Estado é assim, a população vive enchendo o bolso das empreiteiras, é só chover que tudo vai por água abaixo.
 
Carlos Santos em 30/10/2011 04:44:03
Tragédia anunciada... buraco, lixão... uma vergonha e um desrespeito à população da região... afinal, também pagamos impostos...
 
Fernanda Abreu em 30/10/2011 02:50:42
eu já sabia que primeira chuva ia acontecer dinovo.
 
valdenir a. da rocha em 30/10/2011 02:05:36
imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions