ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, SEXTA  29    CAMPO GRANDE 23º

Capital

Escolas municipais iniciam ano letivo na quarta; aulas começam dia 9

Fabiano Arruda | 30/01/2012 17:01

O ano letivo nas 92 escolas municipais começa na quarta-feira. Os 4.576 professores do quadro efetivo e os 300 concursados, convocados neste mês, cuja posse e designação das escolas onde atuarão serão finalizadas até o fim do mês, iniciam, no dia, o planejamento das atividades pedagógicas.

As aulas da Reme (Rede Municipal de Ensino) para os mais de 96 mil alunos têm início no dia 9.

Segundo informações da prefeitura, como a secretaria municipal de Educação resolveu ampliar de cinco para oito dias este período, o início das aulas foi adiado do dia 6, segunda-feira, para dia 9, uma quinta-feira.

Conforme a secretária municipal de Educação, Maria Cecília Amendola da Motta, não haverá prejuízo para os alunos, já que o calendário do ano letivo reserva 18 dias para atividades de planejamento. Serão antecipados três dias para a primeira semana de fevereiro e, ao longo de 2012, estes dias de aula serão ministrados nas datas reservadas originalmente ao trabalho pedagógico, segundo informações da pasta.

A convocação de 300 aprovados foi responsável pela decisão de reforçar a preparação dos professores no início do ano letivo. Por conta do processo completo da convocação, que compreende apresentação de documentos, perícia médica, até a lotação e designação da escola dos novos professores, o período ideal para o processo é o mês de janeiro e parte do início de dezembro.

Ampliar o número de professores também se deve, ainda conforme informações da prefeitura, por conta do aumento da oferta do ano letivo na Reme a partir deste ano. A ampliação será na educação infantil com 157 turmas de pré-escola 1 (para crianças de quatro anos) e 180 de pré-2 (crianças com cinco anos), o que antecipa ao determinado pela emenda constitucional 59, que dá prazo até 2016 para as prefeituras oferecerem a pré-escola.

Do total de convocados 157 professores serão designados para a pré-escola e 87 para as séries iniciais, afirma a secretária de Educação do município.

Nos siga no Google Notícias