ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, TERÇA  19    CAMPO GRANDE 25º

Capital

Estátua de Manoel será instalada no dia em que poeta faria 101 anos

Monumento foi entregue há meses, mas indefinição sobre local e adequação de espaço adiaram instalação

Mayara Bueno | 14/12/2017 18:50
Local está sendo preparado para receber estátua, no cruzamento da Afonso Pena com a Rui Barbosa (Foto: Paulo Francis)
Local está sendo preparado para receber estátua, no cruzamento da Afonso Pena com a Rui Barbosa (Foto: Paulo Francis)

A instalação da estátua do poeta Manoel de Barros finalmente tem data. Conforme a secretaria de Cultura e Turismo de Mato Grosso do Sul, o monumento em homenagem ao ícone da poesia será colocado em 19 de dezembro, mesma dia em que completaria 101 anos, às 8 horas.

A homenagem, feita pelo artista Victor Henrique Woitschach e encomendada pelo Governo de Mato Grosso do Sul, será colocada no canteiro da avenida Afonso Pena, com a rua Rui Barbosa, em Campo Grande.

A nova data saiu depois de pelo menos duas previsões. A princípio, quando foi entregue ao governo estadual, a estátua seria colocada em 26 de agosto, quando a Capital faz aniversário.

Porém, o primeiro local escolhido - ainda na Afonso Pena, mas na frente do Hotel do Exército - foi questionado na Justiça por ali se tratar de um sítio histórico militar. A prefeitura de Campo Grande já havia arrumado o espaço para receber a homenagem, na ocasião.

Depois, nova previsão dava conta de que 11 de outubro, criação do Estado, o monumento estaria disponível. Além disso, o Executivo estadual teve de escolher o local, já que houve o impedimento do primeiro espaço.

Neste período, o 'poeta' peregrinou do Marco (Museu de Arte Contemporânea) a eventos como a de comemoração da criação de MS. 

Manoel de Barros nasceu em Cuiabá, Mato Grosso em 19 de dezembro de 1916. Depois, mudou-se para Corumbá e terminou seus dias em Campo Grande, onde faleceu em 13 de novembro de 2014. A primeira obra publicada foi em 1937, intitulada “Poemas Concebidos sem Pecado”.

Nos siga no Google Notícias