A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Quarta-feira, 13 de Dezembro de 2017

30/07/2011 09:03

Falta de banheiro e bebedouro vira motivo de reclamação na Orla Morena

Francisco Júnior

Prefeitura informou que instalação de bebedouros e banheiro não está prevista

Casal reclama da falta de segurança e manutenção na Orla Morena. (Foto: Simão Nogueira)Casal reclama da falta de segurança e manutenção na Orla Morena. (Foto: Simão Nogueira)

A falta de banheiro e bebedouro virou motivo de reclamação dos frequentadores da Orla Morena.

Nos 2,3 quilômetros de extensão da obra não foi instalado nenhum banheiro, muito menos um local para as pessoas beberem água.

Joana Cida, de 50 anos, dona de uma lanchonete localizada em frente, apesar de comemorar o aumento da clientela por conta da obra, diz que não aguenta mais as pessoas que utilizam o espaço pedirem para usar o banheiro do seu estabelecimento.

“Às vezes a gente está atendendo um cliente e vem uma pessoa pedindo para usar o banheiro. Acaba atrapalhando meu comércio”, reclamou.

O skatista Rodrigo Vision, de 27 anos, afirmou que para beber água tem que recorrer a uma torneira que tem em frente a uma igreja localizada próxima da Orla. “Não fizeram banheiro, não colocaram um lugar para a gente beber água. A prefeitura tem que rever isso”, afirmou o rapaz.

A falta de segurança e de manutenção também são motivos de reclamações para quem utiliza a Orla. “Tinha que ter guardas circulando pela Orla. Aqui tem muito maconheiro”, disse o contador Airton Falchembak, de 45 anos.

Para a mulher dele, Arlete Araújo, de 43 anos, é necessário que seja feita também a manutenção de toda a área da obra. “Já está tudo sujo. A prefeitura tem que mandar fazer a limpeza daqui”.

Banheiros químicos são instalados no local apenas nas quintas-feiras quando acontece a feira na praça principal da Orla.

De acordo com o presidente da AAOM (Associação dos Amigos da Orla Morena), Ricardo Oliveira, uma alternativa para solucionar a questão dos banheiros seria a tercerização do serviço. “ A empresa vence a licitação e passa a explorar o serviço, como acontece em outras capitais”, destacou.

Segundo ele, o maior problema para a instalação dos banheiros fixos seria o vandalismo. “A nossa preocupação é o vandalismo. Não temos como nós evitarmos isso. Quando a gente vê depredando acionamos a polícia, mas não temos poder para evitar uma coisa dessas”, ressaltou.

Conforme a assessoria de imprensa da prefeitura, para este ano não existe nenhum planejamento para a instalação de bebedouros ou banheiros. Com relação a limpeza, a manutenção é feita pelos garis.

Vândalos - A Orla Morena foi inaugurada há sete meses e já sofre com a ação de vândalos. Vários pontos do espaço estão pichados e danificados. Árvores plantadas no local foram quebradas, boa parte das lixeiras instaladas também foram destruídas.

Em alguns pontos, é encontrado lixo, restos de cigarro e embalagens de bebidas alcoólicas deixada pelos frequentadores.

Moradores prendem suspeito de assaltar mulher com criança no colo
Armado com uma faca, Igor Mateus Lima da Costa, 19 anos, assaltou uma mulher que estava com o filho no colo e acabou preso por moradores. O caso acon...
Homem de 30 anos é esfaqueado e fica em estado grave
Bartolomeu Gomes de Araújo Barbosa, 30 anos, ficou gravemente ferido após ser atingido a golpes de faca no abdômen, na noite de ontem (12), na Rua Bo...
Após documento vazar, Sesau diz que hemogramas não foram suspensos
A Sesau (Secretaria Municipal de Saúde) afirmou que os hemogramas continuam sendo feitos na rede pública de saúde de Campo Grande. A informação inici...


Isso mesmo, esperamos, novas coisas,
 
Mauricio dalar em 22/01/2012 02:33:31
O deputado fala da orla, mas sera que ele vai lá. RERERERE
 
Evanildo martins em 20/01/2012 03:33:40
é necessário banheiro sim, imagine, voce vai la tomar um terere, anda de eskate, leva seu filho para brincar e ninguem segura criança ou um piriri medonho e não tem banheiro? o Belmar tem, o parque indigena, elias gadias entre outros....temos o direito a banheiros sim!!!
 
daniela rodrigues em 31/07/2011 01:45:03
Quem sofre de incotinencia urinaria, gestantes, crianças e idosos são excluídos? precisa de banheiro sim!!!
 
daniela dias em 31/07/2011 01:40:56
Com certeza banheiro não combina com a orla.e quanto a agua que cada um carregue sua garrafinha.Agora , manter a Orla bonita depende muito mais daqueles que lá vão quer p.fazer uma simples caminhada ou outro lazer.Precisamos fazer a nossa parte como fazem em país de 1º mundo, que não tem garis eos moradores conservam suas praças e as ruas plantando flôres e zelando p. patrimônio público. Sou testemunha ocular do que estou dizendo.Oxalá, essa Orla Morena possa ser cartão de visita por muitos anos!Que sejamos nós aqueles que deixa o seu melhor por onde passa!
 
mercedes rodrigues de brito em 30/07/2011 11:27:16
Realmente, banheiros não devem ser colocados na Orla, pois o agrupamento de desocupados já é visível e se tornaria moradia para os mesmos. Quanto a manutenção e policiamento é sofrível, igual a filho largado no mundo. Tem maconheiro pra todo lado, virou depósito de cocô de cachorros, garotos jogando bola na grama acabando com ela, falta de manutenção na troca de lampadas em volta do local reservado para skatista, e para isso o imposto de quem mora próximo aumentou 60%. O prefeito tem que por o secretariado pra trabalhar, e não deixarem o patrimonio municipal acabar. Policiamento 24 horas.
 
Claudinei Bornia em 30/07/2011 10:21:05
Realmente não deve ter banheiro e nem bebedouro, quem quiser água leve uma garrafinha, pois a presença de bebedouro e banheiro seria um chamariz para mendigos, viciados, sem tetos e a orla morena que é bela se tornaria impraticável, aqui não é frança, japão ou até mesmo os EUA, onde tem como fiscalizar e evitar isso, aqui a polícia fica de mãos atadas com essas pessoas e mesmo que abordem não podem tirar elas das ruas, e se tirasse não teria para onde mandar.
MELHOR DEIXAR DO JEITO QUE TÁ, QUE TÁ BONITO!
 
Anderson LLuiz em 30/07/2011 09:25:58
Concordo Claudinei Bornia
É lamentável ver um projeto tão LINDO, sem manutenção diária. Na minha linda Curitiba, considerada cidade modelo. Existem pessoas mal educadas, porcas que jogam papéis pelas ruas, Parques e destroem patrimônios Públicos. Mas, por outro lado a Prefeitura trabalha muito bem ( principalmente nos pontos de turísmo e lazer ). Todos os dias, nos primeiros horários da manhã a Prefeitura passa nos pontos(Pq e pças) deixando os funcionários responsáveis pela manutenção(trocam lâmpadas, repõem gramado e outras plantas danificadas). Vale lembrar, que o ser humano é destrutivo em qualquer parte do mundo, por mais cultura que exista em determinado local, sempre vai existir o relaxado, vândalo,etc... Mediante a existência desses indivíduos, não é justo as demais pessoas terem de conviver com falta de MANUTENÇÂO EFETIVA, isso não é FAVOR, sim, OBRIGAÇÃO da Prefeitura. Pagamos impostos caros com objetivo de boa aplicabilidade e consequentemente bom retorno à população.
Realmente o local é maravilhoso, cercado por "narcousuários", que transmitem muita insegurança aos usuários da Orla. Faz-se necessário a presença de Policiamento (segurança Pública garantido pela nossa Constituição) e guardas municipais motorizados(um sobe e outro desce) diariamente. Isso vai trazer segurança a toda população (moradores, comerciantes e ususários do espaço).
Quanto ao pessoal "mal educado", que passeiam com seus animais, é necessário uma campanha de conscientização. Desde que entendo por gente, sempre tive animal (sou apaixonada). Mas em casa, sempre fomos conscientes da limpeza. Acho um terapia passear com cachorro, mas ninguém é obrigado a pisar, desviar e limpar sujeira dos bichinhos ao não ser o próprio dono.

 
neyde de oliveira em 30/07/2011 07:25:43
Vários pontos da Orla foram pichados. (Foto: Simão Nogueira)Vários pontos da Orla foram pichados. (Foto: Simão Nogueira)
imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions