A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Sábado, 16 de Dezembro de 2017

17/08/2013 08:00

Fama de "paraíso" faz militares enfrentarem fila pela Cidade Morena

Aliny Mary Dias
Fama de paraíso faz militares enfrentarem fila pela Cidade Morena

Entre os militares é unanimidade, Campo Grande é um dos destinos mais procurados por aqueles que querem ser transferidos ou pelos que precisam mudar de cidade para cumprir o ciclo natural da carreira militar. Existe até uma fila de espera de militares que querem se mudar para a Capital.

A história do major André Roland, 44 anos, com mais de 20 dedicados ao Exército Brasileiro, é semelhante a tantas outras de oficiais que hoje moram na capital sul-mato-grossense.

Natural do interior de São Paulo, Roland morou no Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e em Brasília. Como é de rotina da carreira militar, os oficiais têm um prazo de transferência de 2 a 3 anos e os sargentos se mudam de cidade a cada 3 ou 4 anos em média.

Quando chega a hora da mudança, geralmente o Exército oferece uma cartela de 10 cidades onde os militares podem optar e, segundo o major Roland, Campo Grande está entre as primeiras nos sonhos dos militares.

Muitos campo-grandenses, que têm o costume de reclamar do trânsito, da má administração pública e da saúde, podem até estranhar o pensamento dos não civis, mas a explicação do major é simples.

“Aqui temos uma qualidade de vida que falta em muitas cidades. O trânsito não é ruim em comparação a outras capitais e a beleza dessa cidade é muito grande. O custo de vida também é atrativo por ser baixo, essa cidade é um paraíso”, explica Roland.

Se somados todos militares das Forças Armadas que atuam em Campo Grande, o número chega a 3 mil. Desses, cerca de 25% a 30% são oficiais que em sua maioria são transferidos de outras cidades. Apesar de não haver números oficiais, o major afirma que existe uma fila de espera de militares que querem se mudar para Campo Grande.

Major Roland está na Capital há 4 anos e não quer sair da cidade (Foto: Marcos Ermínio)Major Roland está na Capital há 4 anos e não quer sair da cidade (Foto: Marcos Ermínio)

O procedimento de transferência segue um padrão estabelecido pelo Exército, mas há suas exceções. Mesmo com o tempo fixado de 2 a 4 anos para transferência, alguns militares estão há 20 anos na mesma cidade e não querem ser transferidos.

Em algumas situações, como falta de militares, por exemplo, o departamento de pessoal da corporação é obrigado a exigir a transferência de algumas pessoas. “Já passamos por situação de militar estar há 20 anos em Campo Grande e ter que ir embora à revelia. Não é frequente, mas acontece”, explica.

Para Roland, a fama da Capital é repassada no famoso boca a boca entre os militares. Muitos daqueles que aqui chegam pela primeira vez se impressionam com as qualidades da cidade e não pensam em ir embora.

“Eu cheguei aqui há 4 anos e não vou sair. Com as mudanças, o militar acaba perdendo a identidade e o sotaque, por exemplo, mas aqui em reecontrei minha identidade. Se eu quiser, em 1 ano e meio posso ir para a reserva e, caso queiram me transferir, vou optar pela reserva para poder viver em Campo Grande para sempre”, declara o major.

Bons olhos – A receptividade dos campo-grandenses e a admiração que a maioria tem em relação à carreira militar é outro ponto exaltado pelos militares. O capitão Saulo Vila Nova se mudou para Campo Grande em 2004 e hoje é responsável pelo setor de comunicação do 3º Batalhão de Aviação do Exército, um dos mais admirados pela população.

Batalhão de aviação possui 12 aeronaves e foi inaugurado em 2009 em Campo Grande (Foto: Marcos Ermínio)Batalhão de aviação possui 12 aeronaves e foi inaugurado em 2009 em Campo Grande (Foto: Marcos Ermínio)

Inaugurado na Capital em 2009, o Bavex teve o hangar concluído em janeiro do ano passado e hoje possui 400 militares e 12 aeronaves que auxiliam nas ações do Exército em todo o país.

O principal trabalho dos helicópteros Esquilo e Pantera são as ações desenvolvidas na fronteira com a Bolívia e Paraguai. Além de auxiliar o Exército, o esquadrão também está pronto para socorro de feridos militares e até a busca de civis que precisam de ajuda.

Capitão Vila Nova acredita que o campo-grandense admira o exército e isso é positivo para os militares (Foto: Marcos Ermínio)Capitão Vila Nova acredita que o campo-grandense admira o exército e isso é positivo para os militares (Foto: Marcos Ermínio)

“Já passamos por situações de socorrer gente picada de cobra que estava em regiões afastadas do Pantanal. Nós sempre atuamos em cumprimento as ordens do Comando Militar do Oeste”, explica Vila Nova.

O tamanho e a pintura camuflada das aeronaves chamam a atenção dos moradores que observam os grandes helicópteros em operação. Uma alternativa adotada esse ano pelo batalhão para aproximar ainda mais a população do Exército foi a exposição das aeronaves no evento “Portões abertos da Base Aérea”.

“O resultado foi tão positivo que já pensamos em repetir a ação no ano que vem. É muito saudável porque aproxima a sociedade do Exército”, explica o capitão.



O POVO BRASILEIRO ESTÁ TRISTE E ARREPENDIDO EM APOIAR AS DIRETAS JÁ. O QUE SE ESPERAVA ERA DIAS MELHORES E O RESULTADO FOI SIMPLESMENTE VERGONHOSO EX: O PAIS VIVE UMA DITADURA DE QUEM TEM PODER E DINHEIRO MANDA E PISA E OS QUE NÃO TEM ESSES TRIBUTOS CHORAM E TEM QUE OBEDECER. A ANARQUIA E OS MAUS EXEMPLOS TEM VINDO DAS AUTORIDADES SEM ESCRÚPULOS QUE CONTAMINAM E ENVERGONHAM O BRASIL. A CORRUPÇÃO JÁ VIROU UMA BANDEIRA, TODO PROJETO PARA O PAIS PARA SEREM VOTADOS PRIMEIRO TEM QUE SER FATIADO ENTRE OS PODERES. SE ISSO É DEMOCRACIA, PREFIRO MIL VEZES O GOVERNO MILITAR.
 
HONÓRIO VELASKIS em 18/08/2013 10:56:55
Concordo. Campo Grande é uma bela cidade, felizmente tivemos que mudar para Natal, RN, em definitivo. Residimos bons três anos na cidade morena e, se Deus quiser estarei novamente participando da Volta das Nações (meia maratona) deste ano.
Um beijo no coração de todos Sul-mato-grossense, particularmente aos irmãos na fé da Paróquia Nossa Senhora da Conceição Aparecida do Planalto.
 
André Correia em 18/08/2013 10:20:45
Campo Grande, melhor cidade do mundo!

Sou de Goiás, morei 12 anos no interior de São Paulo e resido em CG faz 10 anos!

Cada um tem sua opinião e os porquês da mesma, respeitando a todos os comentários

e reafirmando a minha: CAMPO GRANDE , cidade do meu coração!!!!!


 
Divina Lemos em 17/08/2013 20:42:45
Faz 2 anos que estou aqui em CG, vim de São Paulo capital e troquei tudo por qualidade de vida e acertei na escolha. Em SP só andava de carro e quase fiquei louco no trânsito (Congestionamentos), aqui hoje corro até 10 Km dando risada e tudo por essa linda Cidade Morena, amo Campo Grande. Não existe RJ, SP ou outra grande metrópole, esses lugares são bons só para passear, mas para se viver CG é Fantástico. Agora deixa eu fazer minha corridinha no meio da natureza. Um Abraço Campo-grandenses.
 
Lauro Correa em 17/08/2013 18:38:30
Sejam bem vindos a todos os militares e a outros que buscam tranquilidade, paz de espírito! Campo Grande apesar de alguns problemas continua sendo uma cidade encantadora de pessoas em sua maioria de bem!
 
Maria Helena em 17/08/2013 18:33:06
O meu sonho seria as forças armadas tomar o congresso nacional e colocar a maioria daqueles bandidos, lá presentes, na cadeia. Digo isto porque não esta sendo mais possível suportar o que os políticos, em geral, estão " não fazendo" para a população brasileira. Repito: JÁ ESTOU "P* DA VIDA" .
 
edson chaves em 17/08/2013 17:51:43
Realmente Campo Grande é maravilhosa, estou morando em Macapá a 1 ano, e quem reclama dessa cidade e porque nunca saiu daí. Viva essa a cidade morena.
 
Fabiana Neves da Silva em 17/08/2013 15:38:49
O internauta denominado Jacinto Pinto, ou quem estiver por traz deste pseudônimo (se for), deve falar por si mesmo ou por sua família. Somos hospitaleiros sim e temos uma ótima cidade.
 
Valter Oliveira em 17/08/2013 15:38:48
É muito simples. Um oficial das forças armadas, considerando sua remuneração, encontra mais dificuldades para viver em outras capitais como São Paulo, Rio ou Brasília, com a mesma qualidade de vida que Campo Grande oferece. Quanto ao Sr. Pedro Braga, mude-se para o Egito. Lá está ótimo.
 
Tereza Cunha em 17/08/2013 15:21:37
Conheço diversas cidades do nosso país, e realmente não troco a morena por nenhuma delas!!!!
Vivo falando isto para meus amigos, agora a matéria mostra que realmente aqui é bom d+
 
Carlos Netto em 17/08/2013 15:11:45
Quem disse que não vivemos em uma ditadura? A Ditadura Civil do PT e suas facções criminosas. Com direito a toque de recolher, progressão de pena, indultos festivos e as benesses dos direitos dos manos! Mas Campo Grande ainda é uma cidade boa de se viver e ao contrário do que pensa o amigo Charles o Exército trabalha muito só não faz mais porque vive algemado às brandas Leis e ao descaso do Governo Federal
 
Jorge Pantaneiro em 17/08/2013 14:54:12
Até que enfim alguém falando bem da nossa cidade, lembrando que aqui existe muita gente de fora, então não podemos julgar nem os cidadãos que aqui vivem e além do que tem gente que não esta contente com nada nunca e reclamam de tudo!
 
Elisa Delgado em 17/08/2013 13:47:22
Baixo custo de vida? HAHAHAHAAHHAAHAH
Receptividade dos campograndenses? HAHAHAHAHHAH
De resto, adoro Campo Grande!
 
Guilherme Martins em 17/08/2013 13:27:02
Aí Pedro, é isso aí! Ditadura Militar Já... Presta atenção no que vc escreve. Eu sou a favor da Ditadura para acabar com essa baderna dos Direitos dos Direitos mas, nem todos pensam assim então, fala por ti. Ok?
 
Ivan Carlos em 17/08/2013 12:35:47
Bela matéria, o único erro esta na receptividade dos campo-grandenses. Aqui não se recepciona nem parente que vem de longe, que dirá "estranhos". Tirando isso, tá tudo certo!
 
Jacinto Pinto em 17/08/2013 12:17:36
Ai Pedro Braga, se gosta do regime militar, mude-se para um país dominado pela tirania do regime militar, no nosso país não deu certo agora se você gosta de ser dominado, o problema, só não queira falar pelos outros, esse é um ponto de vista isolado e seu.
 
Charles Luciano em 17/08/2013 11:56:54
E porque iriam reclamar da cidade não é mesmo?
Faça chuva ou faça sol o dinheiro deles vem do mesmo jeito, não fazem nada x nada, então só tem que agradecer mesmo, afinal de contas cavalo dado não se olha os dentes.
 
Charles Luciano em 17/08/2013 11:54:11
To aqui ja faz 23 anos e não saio mais de jeito nenhum, eu amo essa morena !!!!
 
roberto r. paulino em 17/08/2013 11:44:42
Realmente Campo Grande é maravilhosa, as administrações anteriores a deixaram assim, vamos ver se o atual prefeito vai continuar esse trabalho.
 
Marcos Wild em 17/08/2013 11:37:56
Concordo com a opinião dos militares; como está na reportagem eles andam muito pelo Brasil e adquirem competência prá avaliar, comparar os lugares. Geralmente aqueles que só vê coisa ruim em CG, ainda não tiveram a oportunidade de viver em outros estados. Parabéns ao CGNews pela excelente reportagem!
 
Ivo Lemes em 17/08/2013 11:11:11
AS FORÇAS ARMADAS, HOJE MINISTÉRIO DA DEFESA, AINDA É A ESPERANÇA DE UM POVO, O VERDE E AMARELO DO BRASIL, É O EXÉRCITO, MARINHA E AERONÁUTICA, ONDE CHEGAM IMPÕE, RESPEITO, MORAL E BONS COSTUMES, BENVINDOS A CAMPO GRANDE, ÚNICAS REPARTIÇÕES PÚBLICAS, QUE AINDA TEM MORAL NESTE PAÍS, O RESTO, É BABOSEIRA, DO LEGISLATIVO, EXECUTIVO AO JUDICIÁRIO, QUE VERGONHA, EXÉRCITO, MARINHA E AERONÁUTICA, AINDA ESPERAMOS EM VOCÊS DIRIGINDO ESTE PAÍS, PORQUE OS CIVIS, SÃO UMA VERGONHA, QUE DEUS ABENÇOE, OS PATRIOTAS.
 
PEDRO BRAGA em 17/08/2013 10:09:24
Para quem gosta de viver bem de pertinho com a natureza, os melhores lugares são os destacamentos militares de fronteira. A minha infância toda foi nesses lugares, melhor fase da minha vida.
 
Edinalva Garcia em 17/08/2013 10:03:17
Adorei a matéria, e parabéns para os campograndesses de coraçao, aqueles que não gostam daqui deveriam ir embora, amo minha campo grande, principalmente quando ando nas ruas e vejo as lindas arara no céu, ou as capivaras nas ruas, Amo minha terra.....................
 
Lenita Santos em 17/08/2013 09:25:40
Campo Grande ja foi boa pra se morar, hoje não, as ruas mesmo do centro estão esburacadas,pedintes para todos os lados querendo cuidar carros,icms caro demais,energia elétrica a mais cara do país, agua segue no mesmo rumo,trasporte coletivo ruim e vandalos destruindo e amedrontando a todos pela falta de segurança.
 
Rubens Ferreira em 17/08/2013 09:18:08
Parabéns pela matéria, campograndenews, muito bacana e em boa hora! Me aborreço e entristeço por ver tantos campo-grandenses que falam tão mal da nossa cidade! Certa vez em uma fila de banco, ouvi uma bancária dar uma lição de moral em um cara que estava reclamando (...), ele dizia que era mineiro e não gostava de morar aqui, ela disse: quando me mudei para cá também foi muito difícil e reclamava muito até que um dia meu pai ouviu e me disse: minha filha, lugar bom é aquele que esta te sustentando!

Parabéns Campo Grande! Te amo!
 
Deuza Maria em 17/08/2013 09:13:31
sempre que tem exposições levo meus filhos para vêem, e também gosto muito das apresentações. legal boa matéria.
 
jose corsine em 17/08/2013 08:58:47
Gente sou do Exercito, Campo Grande é simplesmente: MARAVILHOSA!!!!!!!!!! Sou carioca, já morei em Cuiabá-MT e São Gabriel da Cachoeira-AM e agora Campo Grande-MS. Moro aqui à 07 anos e eu e minha família não queremos mas ir embora. Rio de Janeiro, só de férias e para visitar meus parentes.
 
Jardelino Pereira Caetano em 17/08/2013 08:56:48
imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions