ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 30º

Capital

Fiéis celebram Nossa Senhora de Fátima com almoço e quermesse

A primeira das seis aparições da Virgem Maria foi no dia 13 de maio - há 101 anos - no fim da 1ª Guerra Mundial

Viviane Oliveira e Izabela Sanchez | 13/05/2018 13:15
Igreja Nossa Senhora de Fátima fica no Bairro Monte Castelo (Foto: Fernando Antunes)
Igreja Nossa Senhora de Fátima fica no Bairro Monte Castelo (Foto: Fernando Antunes)

Religiosos celebram neste domingo (dia 13) a 57ª Trezena de Nossa Senhora de Fátima, que neste ano coincidiu com o Dia das Mães. A celebração acontece na igreja que leva o nome da santa, na Rua Frei Gregório, no Bairro Monte Líbano, em Campo Grande.

Como parte da festa, cerca de 800 fiéis participaram do almoço em comemoração ao Dia das Mães. Logo mais, por volta das 16h, tem procissão seguida de missa com expectativa de 3 mil participantes. Para fechar a noite, a igreja preparou uma quermesse com música ao vivo.

Segundo uma das coordenadoras da comunidade, Lindalva Martins, 56 anos, Nossa Senhora de Fátima surgiu com base nos relatos das aparições reportadas por três pastorinhos: Fracisco, Jacinta e Lúcia, no lugar chamado de Cova de Íria, na cidade de Fátima, em Portugal.

A primeira das seis aparições da Virgem Maria foi no dia 13 de maio - há 101 anos - no fim da 1ª Guerra Mundial. Depois disso ela foi vista novamente nos dias 13 de junho, 13 de julho, 19 de agosto, 13 de setembro e por fim no dia 13 de outubro. “Todos nós temos uma família e a santa nos traz proteção. Ela é a mãe de jesus”, disse Lindalva.

Compartilha da mesma opinião a servidora pública Lindalva Martins, 56 anos. Ela contou que o pai, falecido há 14 anos, era devoto de Nossa Senhora de Fátima e a festa em comemoração a santa se tornou uma tradição da família. “A gente prestigia todo ano”.

O frei André, vigário da igreja, explica que para os católicos a santa é como mãe. “Ela recebe esse título por ter aparecido para as três crianças. Dois deles, os irmãos Francisco e Jacinta já foram canonizados por curar um menino brasileiro. “Ela é a mãe da igreja, pelo evangelho de João”, ressaltou.

Na última mensagem da Virgem deixada aos portugueses, Nossa Senhora de Fátima pedia que todos se emendassem, pedissem perdão de seus pecados e não ofendessem mais a Deus.

Por volta do meio-dia, parte dos fiéis já lotava o salão onde foi servido o almoço em comemoração ao Dia das Mães.  (Foto: Fernando Antunes)
Por volta do meio-dia, parte dos fiéis já lotava o salão onde foi servido o almoço em comemoração ao Dia das Mães. (Foto: Fernando Antunes)
Nos siga no Google Notícias