ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 21º

Capital

Foco da dengue e abrigo de bandidos, casa desocupada é sinal de perigo

Casa fica no Residencial Oiti e é antiga reclamação de vizinhos. Acordo judicial deve resolver impasse

Paula Vitorino | 14/01/2013 10:37
Casa abandonada no Residencial Oiti. (Fotos: Luciano Muta)
Casa abandonada no Residencial Oiti. (Fotos: Luciano Muta)

Uma casa desocupada há mais de 1 ano é motivo de transtornos e verdadeira peregrinação em busca dos direitos para os vizinhos. O imóvel fica na rua João Francisco Damasceno, no Residencial Oiti, e sem morador, serve de criadouro para mosquito da dengue, animais peçonhentos e abrigo para bandidos.

“É rato, barata, escorpião e mosquito da dengue sai daí. Até marginais já ficaram várias vezes escondidos aí”, diz o vizinho Jeancarlo Corrêa, de 36 anos.

A família dele foi vítima de furto no ano passado e os bandidos confessaram ter ficado vigiando a casa dentro do imóvel abandonado. “Ficaram dentro da casa abandonada cuidando quando a nossa ia ficar vazia. Arrombaram a porta e levaram um monte de coisa”, conta Sônia Soares Flores, de 30 anos.

Como medida de segurança, os vizinhos tiveram de instalar cerca elétrica ao redor da casa.

Outro perigo iminente é a dengue. Dois vizinhos próximos pegaram a doença nos últimos meses. A casa acumula mato e um local perfeito para criadouro do mosquito: um orifício que era utilizado para fazer cimento e está sempre com água parada.

“Não tenho dúvidas que o mosquito veio dali”, diz a vizinha Luzia Beatriz Alves, de 44 anos, que passou o Ano Novo com dengue.

Local utilizado para preparo de cimento agora é criadouro de mosquito da dengue.
Local utilizado para preparo de cimento agora é criadouro de mosquito da dengue.

A professora Juscilene Gordim, de 30 anos, reclama que o local é alvo de reclamações de toda a vizinhança e que a sensação é de descaso. “A gente liga quase todo dia para reclamar e ninguém faz nada. Ninguém pode entrar também para limpar porque é imóvel particular. E assim vai ficando aí abandonada”, diz.

Solução - A casa é alvo de ação judicial há cerca de 2 anos. A Caixa Econômica Federal entrou com pedido de retomada do imóvel, alegando que o proprietário não ocupou a casa no tempo previsto. Os vizinhos contam que o morador iniciou uma reforma na casa e a obra foi embargada.

A assessoria de imprensa da Caixa informou que após meses de espera o problema deve finalmente ser solucionado. Na semana passada, a Caixa fez um acordo com o antigo proprietário, devolvendo a posse do imóvel. O proprietário se comprometeu a terminar a reforma e fazer a limpeza do terreno.

A assessoria informou que o proprietário já foi notificado a iniciar imediatamente os trabalhos e que se a casa não for ocupada nas próximas semanas poderá entrar novamente com ação judicial.

A Caixa ainda alegou que não podia fazer a limpeza do local antes porque o imóvel “não tinha dono, estava sob processo judicial”. A reportagem não conseguiu contato com o proprietário da casa.

Nos siga no Google Notícias