A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Segunda-feira, 14 de Outubro de 2019

14/01/2013 10:37

Foco da dengue e abrigo de bandidos, casa desocupada é sinal de perigo

Casa fica no Residencial Oiti e é antiga reclamação de vizinhos. Acordo judicial deve resolver impasse

Paula Vitorino
Casa abandonada no Residencial Oiti. (Fotos: Luciano Muta)Casa abandonada no Residencial Oiti. (Fotos: Luciano Muta)

Uma casa desocupada há mais de 1 ano é motivo de transtornos e verdadeira peregrinação em busca dos direitos para os vizinhos. O imóvel fica na rua João Francisco Damasceno, no Residencial Oiti, e sem morador, serve de criadouro para mosquito da dengue, animais peçonhentos e abrigo para bandidos.

“É rato, barata, escorpião e mosquito da dengue sai daí. Até marginais já ficaram várias vezes escondidos aí”, diz o vizinho Jeancarlo Corrêa, de 36 anos.

A família dele foi vítima de furto no ano passado e os bandidos confessaram ter ficado vigiando a casa dentro do imóvel abandonado. “Ficaram dentro da casa abandonada cuidando quando a nossa ia ficar vazia. Arrombaram a porta e levaram um monte de coisa”, conta Sônia Soares Flores, de 30 anos.

Como medida de segurança, os vizinhos tiveram de instalar cerca elétrica ao redor da casa.

Outro perigo iminente é a dengue. Dois vizinhos próximos pegaram a doença nos últimos meses. A casa acumula mato e um local perfeito para criadouro do mosquito: um orifício que era utilizado para fazer cimento e está sempre com água parada.

“Não tenho dúvidas que o mosquito veio dali”, diz a vizinha Luzia Beatriz Alves, de 44 anos, que passou o Ano Novo com dengue.

 

Local utilizado para preparo de cimento agora é criadouro de mosquito da dengue. Local utilizado para preparo de cimento agora é criadouro de mosquito da dengue.

A professora Juscilene Gordim, de 30 anos, reclama que o local é alvo de reclamações de toda a vizinhança e que a sensação é de descaso. “A gente liga quase todo dia para reclamar e ninguém faz nada. Ninguém pode entrar também para limpar porque é imóvel particular. E assim vai ficando aí abandonada”, diz.

Solução - A casa é alvo de ação judicial há cerca de 2 anos. A Caixa Econômica Federal entrou com pedido de retomada do imóvel, alegando que o proprietário não ocupou a casa no tempo previsto. Os vizinhos contam que o morador iniciou uma reforma na casa e a obra foi embargada.

A assessoria de imprensa da Caixa informou que após meses de espera o problema deve finalmente ser solucionado. Na semana passada, a Caixa fez um acordo com o antigo proprietário, devolvendo a posse do imóvel. O proprietário se comprometeu a terminar a reforma e fazer a limpeza do terreno.

A assessoria informou que o proprietário já foi notificado a iniciar imediatamente os trabalhos e que se a casa não for ocupada nas próximas semanas poderá entrar novamente com ação judicial.

A Caixa ainda alegou que não podia fazer a limpeza do local antes porque o imóvel “não tinha dono, estava sob processo judicial”. A reportagem não conseguiu contato com o proprietário da casa.



tá ai.. pq uma casa que foi 'beneficio' esta abandonada!? alem dessa existe muitas servindo de criadouro de dengue ou abrigo para meliantes.
Enquanto eu aguardo a uma casa a mais de 11 anos!
ja que existe tantos programas e sistemas nessa campo grande, pq nao plantan um sistema de fiscalização nessas casas abandonadas, tenho certeza que tem muita gente precisando e que daria muita mais valor nesses tipo de beneficio...
 
EDIVANIA SOUZA DE OLIVEIRA em 15/01/2013 07:58:15
Tá na hora dos vereadores em conjunto com o prefeito aprovarem uma lei que obriga as imobiliárias e donos de imóveis vazios a limparem seus quintais. Sabemos que o mosquito da dengue se cria até em uma tampinha de garrafa com água. Acho que dessa forma, as imobiliárias e os proprietários terão interesse em alugar ou vender mais rápido seus imóveis, inclusive isso vai trazer os aluguéis para uma patamar mais realistico com nossa economia. (os aluguéis residencias e comerciais estão com preços na altura)
 
Fabio Bacarin em 14/01/2013 23:04:13
é e eu e minha familia esperamos por uma casa a mais de cinco anos, vai entender né
 
maria da silva em 14/01/2013 20:38:32
Aqui onde moro também acontece muito isso, não sei se ainda é assim, mas antigamente a prefeitura de SP aplicava pesadas multas a donos de terrenos que não eram limpos e imóveis abandonados. Alguns dizem que se trata da "indústria da multa" mas o povo só cuida se doer no bolso! Então aqui deveria ser assim, coloca uns 5 mil multa pra ver se eles não vendem rapidinho. Tem dono de terreno que fala que é mais barato pagar a multa da prefeitura do que limpar o terreno, quadriplica o preço oras! Aí vê se a coisa não funciona.
 
Anna Gonçalves em 14/01/2013 15:39:41
Eu tenho o mesmo poblema com o meu vizinho que ja tem ums 4 anos que a casa esta vazia eu ate soldei os portoes para evitar a entrada de pessoas desocupodas mas o dono do imovel nao ve o meu lado e sim so o dele que nao pressiza da casa dis ele que esta esperando valorisar o imovel para vender.
 
Alvaro Brandao em 14/01/2013 14:33:37
imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions