ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 24º

Capital

Frigorífico é evacuado após vazamento de amônia na manhã desta sexta

Segundo a JBS, vazamento começou pouco antes do início do expediente

Kerolyn Araújo | 08/11/2019 09:21
Funcionários do frigorífico no pátio da empresa após vazamento de amônia. (Foto: Direto das Ruas)
Funcionários do frigorífico no pátio da empresa após vazamento de amônia. (Foto: Direto das Ruas)

Funcionários da unidade 2 do frigorífico JBS, localizada na BR-060, na saída para Sidrolândia, em Campo Grande, foram retirados do prédio no início da manhã desta sexta-feira (8), após mais um vazamento de amônia, produto químico considerado perigoso, corrosivo à pele, olhos, vias aéreas e pulmões.

Segundo um funcionário, que não quis se identificar, ele chegou ao local às 7h e "já havia tumulto". Aproximadamente 40 minutos depois, todos os servidores já haviam sido retirados do prédio. A produção foi interrompida e até o momento não foi retomada.

O Corpo de Bombeiros foi acionado pouco antes das 8h e quatro viaturas de resgate foram encaminhadas ao local.

Conforme a JBS, o vazamento teve início antes do horário de expediente e foi rapidamente controlado. A área foi isolada e não há registro de intoxicados. Ainda segundo a empresa, as causas do vazamento serão apuradas.

Em setembro, a unidade da JBS de Sidrolândia também teve vazamento do gás e 19 funcionários foram intoxicados.

Quatro viaturas dos bombeiros ainda estão no local. (Foto: Direto das Ruas)
Quatro viaturas dos bombeiros ainda estão no local. (Foto: Direto das Ruas)
Funcionários foram retirados depois das 7h do prédio do frigorífico. (Foto: Direto das Ruas)
Funcionários foram retirados depois das 7h do prédio do frigorífico. (Foto: Direto das Ruas)

Produto - A amônia é usada em equipamentos de refrigeração dos frigoríficos. Em caso de vazamento, pode causar sintomas como dor de cabeça, vômito e falta de ar. Se a exposição foi muito prolongada pode, inclusive, matar.

Como oferece riscos aos trabalhadores, a indústria precisa seguir o que determina a Norma Regulamentadora nº 36 - Segurança e Saúde no Trabalho em Empresas de Abate e Processamento de Carnes e Derivados.

Entre as regras está a obrigação de instalar detectores de gás, que monitoram a concentração de amônia no ambiente. Quando acontece o vazamento, alertas sonoro e visual são acionados, caso essa concentração ultrapasse os limites permitidos pelas legislações

Direto das Ruas – A informação chegou ao Campo Grande News por meio do canal Direto das Ruas, canal de interação do leitor com a redação. Quem tiver flagrantes, sugestões, notícias, áudios, fotos e vídeos pode colaborar no WhatsApp pelo número (67) 99955-2040, pela ferramenta Fale Conosco ou por mensagem enviada via Facebook.

Para que sua imagem tenha mais qualidade, orientamos que fotos e vídeos devem ser feitos com o celular na posição horizontal.

Nos siga no Google Notícias