A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Segunda-feira, 18 de Dezembro de 2017

14/03/2016 20:14

Funcionários de cervejaria são flagrados descartando lixo irregularmente

Se comprovado o crime ambiental, os autores estarão sujeitos a penas que variam de um a quatro anos de reclusão

Fernanda Yafusso
Na carroceria havia também freezers e pedaços de madeiras que seriam descartados no local (Foto Fernando Antunes)Na carroceria havia também freezers e pedaços de madeiras que seriam descartados no local (Foto Fernando Antunes)

Na manhã desta segunda-feira (14), a reportagem do Campo Grande News registrou uma irregularidade, realizada por entregadores da cervejaria Crystal, na UTR (Unidade de Tratamento de Resíduos), localizada no bairro Parque do Sol. Eles estavam em um caminhão da empresa e foram flagrados também pela Guarda Municipal.

Na semana passada, dois funcionários de outra empresa foram flagrados despejando lixo da caçamba de um caminhão em uma área que foi limpa para a construção da cortina arbórea, no bairro Dom Antônio Barbosa, região sul da Capital.

Em nota, a Decat (Delegacia Especializada de Repressão a Crimes Ambientais e de Proteção ao Turista) informou que a Guarda Municipal realizava rondas na entrada da UTR quando encontrou o caminhão com placas de Recife (PE), descartando irregularmente cacos de vidro no local.

Na carroceria do caminhão havia também freezers e pedaços de madeiras que, segundo o motorista, também seriam descartados no local. O motorista e dois ajudantes foram encaminhados até a DECAT para prestarem depoimento sobre o fato, além disso o veículo foi apreendido e será periciado para constatação de crime ambiental.

Caso seja comprovado que o descarte dos materiais possa causar poluição ambiental, os autores estarão sujeitos a penas que variam de um a quatro anos de reclusão, e multa conforme artigo 54 da Lei 9.605/98. Além das multas administrativas aplicadas pela SEMADUR (Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano).

De acordo com a assessoria do Grupo Petrópolis, empresa responsável pela marca Crystal, a atitude de descarte irregular não condiz com a politica da empresa.

"O Grupo Petrópolis possui o Projeto AMA e tem um compromisso ambiental. Sobre essa situação em específico serão averiguadas as circunstâncias que ocorreram o fato e até a semana que vem as devidas providências serão tomadas para solucionar esse problema", diz.

Outra irregularidade - Dois funcionários da empresa de refrigerantes da Frutilla foram flagrados na segunda-feira (7) pela Guarda Municipal, que acompanhava a transferência de famílias que vivem na Cidade de Deus, quando observou dois homens jogando copo, papelão, garrafa de vidro e até lixo orgânico em uma área, que foi limpa para a construção de um cortina arbórea, procedimento que irá melhorar a qualidade do ar das pessoas que vivem na região.

À reportagem, os funcionários não quiseram se identificar, mas admitiram que não é a primeira vez que despejam resíduos no local. Já o diretor comercial da empresa, Gilmar Donato, 51 anos, que compareceu na área para tentar resolver a situação, alegou que não sabia que os resíduos eram jogados em terreno improprio.

Segundo ele, o caminhão, que faz o transporte de lixo a cada 20 dias, é terceirizado. Os resíduos são retirados da fábrica, que fica na BR-262. No local não tem serviço de coleta, conforme o diretor comercial. “A gente imaginava que o lixo era jogado no lixão”, lamenta. A empresa será multada e os responsáveis vão responder por crime ambiental.

Abstenção em concurso da Câmara Municipal da Capital passa dos 30%
O domingo (17) foi de provas para milhares de campo-grandenses, tanto na manhã como no período da tarde, no concurso da Câmara Municipal, que segundo...
Com forte dores, mulher reclama de falta de atendimento em UPA
Mesmo apresentando fortes dores e inchaço na região do estômago, sem conseguir comer a três dias, uma mulher que procurou atendimento na UPA (Unidade...
Problema rotineiro, chuva causa alagamentos no bairro Cidade Morena
A chuva que atingiu Campo Grande no fim da tarde deste domingo (17) causou vários problemas à população, desde alagamentos a problemas estruturais em...


imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions