A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Segunda-feira, 11 de Dezembro de 2017

04/05/2014 16:40

Fundação de Cultura lança exposição para comemorar 100 anos dos trilhos em MS

Graziela Rezende

Para comemorar os 100 anos da chegada da ferrovia a Campo Grande, a Fundac (Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul) lançará no dia 9 de maio, às 19 horas, no Museu da Imagem e do Som a Exposição Audiovisual “Trilhos da Memória”. A visitação tem entrada franca, assim como toda a programação.

Para o evento, o MIS (Museu da Imagem e do Som) reuniu o trabalho de grandes artistas, como as fotos de Rachid Waqued, de uma série histórica sobre a NOB (Estrada de Ferro Noroeste do Brasil), o filme de David Cardoso “Maria Fumaça, Chuva e Cinema”, as fotografias do Concurso de Fotografias Patrimônio Histórico e Cultural de MS - Nossa identidade e ainda as fotografias do Albúm Fotográfico do Estado.

Entre outras explicações, a companhia ferroviária brasileira com extensão de 1.622 km, construída principalmente na primeira metade do século XX, será um dos temas. Sua formação começou em 1912 por duas frentes de trabalho - ao sul de Itapura (SP) e ao norte de Porto Esperança (então Mato Grosso). Os ramais foram interligados em Campo Grande em 1914.

A empresa fez da circulação do trem um fator essencial para o desenvolvimento de toda a região Centro-Oeste. Os caminhos e paisagens por onde passava ainda vivem na memória do povo sul-mato-grossense. Grandes cidades hoje foram construídas a beira dos trilhos e a esperança do progresso e da modernidade inundaram o imaginário da população.

Prova disso são as inúmeras expressões artísticas, como músicas, fotografias e livros que guardam a memória, a subjetividade, a saudade de uma cultura nascida no trem ou ao nas proximidades.

Parcerias - O “Centenário da Chegada dos Trilhos à Campo Grande” é uma parceria entre o Iphan (Instituto Patrimônio Histórico e Artístico Nacional), a UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul) e a UCDB (Universidade Católica Dom Bosco).

Serviço - Todas as atividades são gratuitas. O Museu fica na svenida Fernando Correa da Costa, 559, 3º andar, no Centro.

Outras informações podem ser obtidas pelo telefone 3316-9178.

 



imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions