A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Sexta-feira, 15 de Dezembro de 2017

09/07/2014 23:58

Gilmar Olarte garante apoio para a realização do evento japonês "Bon Odori"

Alan Diógenes
A reunião com integrantes da Associação Nipo-Brasileira aconteceu no gabinete do prefeito. (Foto: Marlon Ganassin/PMCG)A reunião com integrantes da Associação Nipo-Brasileira aconteceu no gabinete do prefeito. (Foto: Marlon Ganassin/PMCG)

O prefeito de Campo Grande Gilmar Olarte (PP) recebeu nesta quarta-feira (9), em seu gabinete, a diretoria da Associação Esportiva e Cultural Nipo-Brasileira de Campo Grande, que foi pedir apoio para a realização da 30ª festa do Bon Odori. O evento, por meio de Lei, voltou a integrar o calendário oficial do aniversário da Capital e neste ano acontece de 22 a 24 de agosto, na sede da Nipo, saída para Três Lagoas.

Com a estimativa de atrair 10 mil pessoas nos três dias de festa, o presidente da Associação, Acelino Sinjó Nakasato disse ao prefeito que toda a comunidade japonesa, que corresponde a 14 mil descendentes, está contente com a administração de Olarte, que tem demonstrado atenção para com a cultura oriental. “Esse apoio não é de agora, já que no ano passado, ainda vice-prefeito, o Olarte participava ativamente das nossas ações. Hoje, na condição de prefeito, ele tem garantido apoio para que os nossos projetos possam acontecer com a mesma qualidade que sempre foi. É uma satisfação para a comunidade japonesa essa abertura e proximidade que o prefeito permite”, destacou Nakasato.

Com o projeto do evento em mãos, o prefeito assegurou o apoio para que o evento possa acontecer com a mesma grandeza dos anos anteriores. “Estou há menos de quatro meses como prefeito, mas desde o início determinei a minha equipe que fosse feita a inclusão de todas as comunidades e suas respectivas culturas na administração municipal. A comunidade japonesa é um importante segmento, que ajudou a construir a cidade de Campo Grande e devemos reconhecer essas pessoas por meio da valorização, respeito e consideração. A população japonesa tem um perfil de pessoas trabalhadoras, honestas e que encaram grandes desafios visando o progresso. É uma honra caminhar ao lado desse povo tão grandioso. Essa festa é uma oportunidade de reunir as famílias, divulgar a cultura japonesa e manter a tradição entre os descendentes de japoneses e promover a integração com os simpatizantes e admiradores da cultura oriental”, explicou o prefeito.

Tradição - O Bon Odori é um evento tradicional da comunidade japonesa que tem sua origem no Budismo. É no Bon Odori que a comunidade japonesa reverencia seus antepassados, tanto na parte religiosa/espiritual (bom) quanto na parte festiva (odori).

Prefeitura e TJ prorrogam renegociação de dívidas ajuizadas até 3ª
O programa de refinanciamento de dívidas da Prefeitura de Campo Grande foi prorrogado até o dia 19 de dezembro, a próxima terça-feira, no Centro de C...
Homem tem corpo queimado em acidente doméstico e morre na Santa Casa
Após dois dias internado, José Loureiro da Cruz, 49 anos, morreu por volta das 6h30 desta sexta-feira (15) na Santa Casa em decorrência de acidente d...


imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions