ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 33º

Capital

Governo abre apuração paralela sobre corrupção em agência penitenciária

Decisão ocorre após operação do Gaeco, realizada nesta sexta-feira (27), contra crimes envolvendo diretores de agência penitenciária

Luana Rodrigues | 27/01/2017 17:26
Policial do Gaeco, que fez busca e apreensão na Agepen, na manhã desta sexta-feira (27). (Foto: André Bittar)
Policial do Gaeco, que fez busca e apreensão na Agepen, na manhã desta sexta-feira (27). (Foto: André Bittar)

Horas depois de a Operação Girve - deflagrada pelo Gaeco (Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado), que tem como alvo a diretoria da Agepen (Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário) - fazer diligências em três cidades, o Governo de Mato Grosso do Sul divulgou nota, na tarde desta sexta-feira (27), informando que abriu investigação paralela para apurar os fatos investigados pelo MPE (Ministério Público Estadual).

Conforme o documento, "a Sejusp (Secretaria de Justiça e Segurança Público) instaurou procedimento administrativo para apuração de eventuais ilícitos e/ou irregularidades no âmbito da Agepen, sem prejuízo dos desdobramentos judiciais."

Ainda de acordo com a nota, o Governo considera importante e respalda a ação do Gaeco, e “reafirma, também, a adoção de todas as ferramentas de fiscalização, combate à corrupção e ações de transparência, para fiel cumprimento das leis e respeito à sociedade.”

Operação - Batizada de GIRVE, em alusão ao curso curso de treinamento para intervenção rápida, contenção, vigilância e escolta do sistema penitenciário, sob suspeita do Gaeco, a ação realizada na manhã desta sexta-feira (27), apreendeu os celulares do presidente da agência, Ailton Stropa, e de diretores. Na residência de um deles, foi apreendido R$ 90 mil em dinheiro.

De acordo com nota do MPE (Ministério Público Estadual), foram alvos de “busca e apreensão os titulares da Presidência da AGEPEN, da Diretoria de Assistência Penitenciária (DAP), da chefia da Divisão de Estabelecimentos Penais (DEP), da Diretoria de Operações (DOP) e a Chefia de Divisão de Trabalho”.

Os mandados foram cumpridos nas residências dos diretores investigados, localizadas em Aquidauana, Dourados e Campo Grande, e no local de trabalho. O Gaeco investiga irregularidades durante a realização do GIRVE – Curso de treinamento para intervenção rápida, contenção, vigilância e escolta do sistema penitenciário. O curso foi realizado em abril de 2016 na Capital.

As ordens para busca e apreensão são do juiz da 1ª Vara do Tribunal do Júri de Campo Grande, o Carlos Alberto Garcete de Almeida. São investigados os crimes de peculato, falsidade documental e corrupção envolvendo diretores da Agepen.

A coordenadora do Gaeco, promotora Cristiane Mourão, deixou a agência às 9h30 e o diretor-presidente acompanha o trabalho. No período da manhã, um chaveiro foi chamado ao local, no bairro Coronel Antonino, para abrir um cofre.

Xadrez - Na última segunda-feira (dia 23), a operação Xadrez cumpriu 12 mandados de busca e apreensão, um de condução coercitiva e nove de prisão temporária. A ação foi resultado de uma investigação por tráfico de drogas, associação para o tráfico, corrupção, peculato e falsidade documental em Corumbá, localizada a 419 quilômetros de Campo Grande. Foram presos os diretores dos presídios de regime fechado e aberto.

Nos siga no Google Notícias