ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 24º

Capital

Grupo convoca no Facebook protesto por falta de vacinas contra a gripe

Aline dos Santos | 28/05/2016 09:41
Protesto em frente à prefeitura é convocado nas redes sociais.
Protesto em frente à prefeitura é convocado nas redes sociais.

Um protesto contra a falta de vacinas contra a gripe é convocado por meio do Facebook para a próxima segunda-feira (dia 30), às 16h, em Campo Grande. Intitulada “Vacina Pra Todos Já”, a ação será realizada em frente à prefeitura da Capital, na avenida Afonso Pena. A página da mobilização informava, às 9h30 deste sábado (dia 28), que são 3,4 mil convidados e que 175 comparecerão.

“Queremos apenas nosso direito, muitas pessoas ficaram sem vacina da H1N1, tem pessoas morrendo por causa dessa gripe e ele [prefeito] não está cumprindo suas obrigações com a população. Convocamos a população pra que venha com a gente pra prefeitura, que vamos protestar até o nosso prefeito conversar, escutar a gente e fazer com que nosso direito seja garantido”, diz o texto de convocação para o protesto.

Nesta semana, o Campo Grande News divulgou que a prefeitura de Campo Grande não sabia o paradeiro de 32.381 doses de vacina contra a gripe H1N1. Contudo, conforme a assessoria de imprensa da prefeitura, a “procura” é por 3.160 doses.

Segundo a assessoria, a Capital recebeu 188 mil doses do Ministério da Saúde e imunizou 174.834 pessoas de grupos prioritários. Da diferença de 13.166, 10 mil são para a segunda dose destinada às crianças menores de 2 anos.

No dia 20 de maio, a Sesau (Secretaria Municipal de Saúde) recebeu outras oito mil doses, que serão destinadas a outros grupos, como população carcerária, população indígena e servidores do sistema penitenciário.

Ainda conforme a secretaria, a explicação é de que alguns frascos tenham vindo com oito doses ao invés de dez. A possibilidade de dose a menor foi descartada pelo laboratório responsável. Ainda conforme a reportagem, pessoas de fora do grupo prioritário foram vacinadas. O MPE (Ministério Público do Estado) abriu inquérito civil para apurar a quantidade de vacina disponibilizada à população.

As orientações para diminuir a circulação do vírus são: higienizar as mãos com frequência; utilizar lenço descartável para higiene nasal; cobrir nariz e boca quando espirrar ou tossir; higienizar as mãos após tossir ou espirrar; evitar tocar mucosas de olhos, nariz e boca; não partilhar alimentos, copos, toalhas e objetos de uso pessoal; evitar aperto de mãos, abraços e beijo social; evitar, dentro do possível, ambientes com aglomeração; evitar visitas a hospitais; e ventilar os ambientes. (Matéria editada às 11h11 para acréscimo de informação)

Nos siga no Google Notícias