ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 21º

Capital

Guarda Municipal vai recorrer ao MPE e Corregedoria contra policial militar

Acusada de abuso de poder, Guarda vai registrar um novo boletim de ocorrência com mesma denúncia

Fernanda Palheta | 18/09/2019 13:13
Representante da Guarda Civil Municipal, o presidente do sindicato, Hudson Bonfim, defendeu a atuação da equipe durante abordagem (Foto: Fernanda Palheta)
Representante da Guarda Civil Municipal, o presidente do sindicato, Hudson Bonfim, defendeu a atuação da equipe durante abordagem (Foto: Fernanda Palheta)

Após a confusão envolvendo a Guarda Civil Municipal e a PM (Polícia Militar) no fim de semana, as duas forças de seguranças trocaram acusações de abuso de poder e constrangimento ilegal. Em coletiva na manhã desta quarta-feira (18), a Guarda Municipal declarou que vai responder as acusações com um novo boletim de ocorrência com a mesma denuncia contra o policial militar que interferiu na abordagem da equipe.

O presidente do Sindicato dos Guarda Municipais, Hudson Bonfim, adiantou a denuncia será levada a Corregedoria da Policia Militar e ao MPE (Ministério Público Estadual). “Nós vamos efetuar boletim de ocorrência em desfavor desse cidadão. O delegado vai tipificar, mas nossa assessoria jurídica já identifica abuso de autoridade e um constrangimento ilegal aos servidores que estavam de serviço, em escala, uniformizado e fazendo o patrulhamento preventivo”, disse.

“Posteriormente iremos a Corregedoria e ao MPE para que eles possam apurar os fatos”, completou o presidente do Sindicato dos Guardas Municipais.

Questionado sobre a acusação de que os guardas municipais teriam ameaçado os dois homens que foram abordados, o representante da Guarda afirmou os fatos foram registrados serão apurados. “Eu tenho quase certeza que isso não aconteceu. Estamos há cinco anos armados sem dar um disparo de arma de fogo em via pública. Chega a ser uma aberração uma declaração dessa. Mas como foi colocado no papel compete as autoridades investigar e verificar”, afirma.

Confusão aconteceu na noite do último sábado (14), no cruzamento da Avenida Afonso Pena com a Rua 13 de Maio (Foto: reprodução)
Confusão aconteceu na noite do último sábado (14), no cruzamento da Avenida Afonso Pena com a Rua 13 de Maio (Foto: reprodução)

Bonfim ainda defende a atuação da equipe, que segundo ele estava fazendo o patrulhamento preventivo, previsto em lei. “A viatura estava fazendo o patrulhamento para prevenir o furto de fios, que está acontecendo com frequência no Reviva, e se deparou com dois homens em atitude suspeita, com sacolas e objetos. Foi feita a abordagem e a busca pessoas para identificar essas pessoas”, relata.

Segundo informações da Guarda Municipal, um dos suspeitos abordados tem 80 passagens pela polícia por furto e o outro tem passagem por estupro.

Fato isolado – Apesar de mais uma confusão entre a Guarda Municipal e a PM, o presidente do sindicato classificou a situação como um “fato isolado”. “Uma questão totalmente individualizada. Temos a Polícia Militar como exemplo para nós. Inclusive é uma instituição centenária que constantemente temos treinamento. Não tem nada Institucional. Um fato totalmente isolado”, garantiu.

Confusão - Na noite desse sábado (14), Guardas haviam abordado dois homens, de 21 e 37 anos, no cruzamento da Avenida Afonso Pena com a Rua 13 de Maio, quando equipe do 1º Batalhão da PM, responsável pelo policiamento da região central, se aproximou.

O tenente-coronel Claudemir de Melo Domingos, que segundo a Guarda estava descaracterizado, de bermuda, camiseta e chinelo e teria questionado o porquê da abordagem, uma vez que os dois homens não estavam com nada ilícito, nem praticando crimes e nem em atitude suspeita.

Claudemir Domingos diz que se identificou como o comandante da área e que mesmo assim, um dos guardas teriam empunhou uma arma para intimidá-lo. O PM diz ter dado voz de prisão aos agentes.

Durante a confusão viaturas da Polícia Militar e da Guarda Municipal foram acionadas como reforço, totalizando cerca de 10 veículos das duas forças de seguranças. Os guardas seguiram para a delegacia nas próprias viaturas e os dois suspeitos foram levados pelo tenente-coronel no veículo oficial descaracterizado.

Polícia Militar – A reportagem entrou em contato com o Comando Geral da Polícia Militar, mas até o fechamento da reportagem não conseguiu contato.

Nos siga no Google Notícias