ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 26º

Capital

Há 16 anos, água suja forma riacho em rua e faz moradores abandonarem bairro

Em 2019, MP apurou que tubulação inacabada despeja sujeira de beneficiamento de mandioca do presídio

Caroline Maldonado | 06/08/2022 15:09
Moradora da Rua Indianápolis, dona de casa Suelen Lopes Corrêa, de 33 anos, mostra água suja represada em buraco aberto com escavadeira (Foto: Kísie Ainoã)
Moradora da Rua Indianápolis, dona de casa Suelen Lopes Corrêa, de 33 anos, mostra água suja represada em buraco aberto com escavadeira (Foto: Kísie Ainoã)

Com buracos e pedregulho, a Rua Indianápolis é intransitável a partir do cruzamento com a Rua Das Dálias, no Jardim Noroeste, mas esse não é o único problema que prejudica os moradores. Há 16 anos, água suja que surge de uma tubulação inacabada, desce a rua, formando um riacho até desembocar em um buraco feito com uma máquina escavadeira, recentemente.

No fim da via, a proprietária mudou o portão de lugar, porque há dias em que a água desce suja com cheiro insuportável. Outros já deixaram o bairro por causa do problema.

Moradores acreditam que se trata de esgoto vindo do Presídio de Segurança Máxima, que fica no início da rua, mas a água surge em um ponto mais abaixo do presídio, de onde desce a rua, aparentemente limpa e sem cheiro hoje (6), conforme constatado pela reportagem.

Na calçada do presídio, tomada por mato, apenas um rastro úmido é encontrado hoje, mas os moradores asseguram que ali também jorra esgoto quase sempre.

O mistério para moradores que chegaram há poucos anos é problema desde 2006, segundo uma proprietária que fez denúncia ao MP-MS (Ministério Público Estadual).  A água, hora sem cheiro, hora fedorenta, pode ser da atividade de beneficiamento de mandioca, realizada pelos internos do presídio. É o que foi constatado pelo MP em 2019.

Transtornos - A maioria dos imóveis são terrenos sem construção. A dona de casa Suelen Lopes Corrêa, de 33 anos, comprou lote no local há dois anos e construiu muro e portão na Rua Indianápolis, mas teve que mudar a entrada por causa do mau cheiro. Agora, o portão fica na Rua Água Funda.

“Tem dias que isso fede, é podre. Meu esposo é mestre de obras e já foi lá onde surgiu o esgoto verificar. Ele acha que isso vem do presídio por tubulação e escorre pela rua a partir dali. Às vezes, trazem máquinas aqui para patrolar e fizeram um buraco para represar o esgoto. Já chamamos a concessionária e prefeitura, mas só mandaram essa escavadeira fazer o buraco, que não sabemos quem fez isso”, reclama Suelen.

Moradora da Rua Indianápolis, dona de casa Suelen Lopes Corrêa, de 33 anos, mostra a situação da via alagada (Foto: Kísie Ainoã)
Moradora da Rua Indianápolis, dona de casa Suelen Lopes Corrêa, de 33 anos, mostra a situação da via alagada (Foto: Kísie Ainoã)

Morador da  Rua Água Funda, há 3 anos, o ajudante de encanador João Aparecido, de 51 anos, relata que, de fato, há dias em que o mau cheiro é insuportável e já fez até vizinhos se mudarem do local.

“Acredito que esse esgoto vem do presídio e nos finais de semana, quando tem visita aos presos, é pior. Antes era um rio no meio da rua. É um transtorno diariamente. Teve época que escorria e chegava lá em frente a minha casa. Aí vieram com escavadeira há uns dois meses e fizeram esse buracão para represar, que tem cerca de 80 centímetros”, lembra João.

Morador da Rua Água Funda, ajudante de encanador João Aparecido, de 51 anos. (Foto: Kísie Ainoã)
Morador da Rua Água Funda, ajudante de encanador João Aparecido, de 51 anos. (Foto: Kísie Ainoã)

Em 2019, o Campo Grande News procurou o Estabelecimento Penal de Segurança Máxima Jair Ferreira de Carvalho e a concessionária de água e esgoto Águas Guariroba.

Na época, a Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário informou que o presídio é ligado ao sistema de esgoto e, depois de apurar, constatou que a água não partia do presídio, mas da estação de esgoto que fica no bairro, de responsabilidade da Águas Guariroba.

Questionada, a assessoria da Águas Guariroba informou que enviaria uma equipe ao local para verificar a situação.

Água suja sai de tubulação na Rua Indianápolis, esquina com Rua Das Dálias. (Foto: Kísie Ainoã)
Água suja sai de tubulação na Rua Indianápolis, esquina com Rua Das Dálias. (Foto: Kísie Ainoã)

Investigação - No mesmo ano, o MP-MS instaurou procedimento administrativo e descobriu que as ruas Dallas, Estoril, Piraputanga e Indianápolis estavam sendo contaminadas com água que vinha da atividade de beneficiamento de mandioca, realizada pelos internos do presídio.

Uma produtora rural, proprietária de 20 lotes nas ruas afetadas, pediu a investigação e relatou que tentava resolver o problema desde 2006, ou seja, a situação já se arrasta por 16 anos.

Semadur (Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano) chegou a multar Sejusp (Secretaria Estadual de Justiça e Segurança Pública) porque a licença ambiental do presídio para a atividade de lavagem, descasque e corte de mandioca havia vencido em 2015 e não tinha sido renovada.

O relatório da Semadur apontou que a tubulação da rede de drenagem era inacabada e tinha saída na esquina da Rua Indianápolis com a Rua Das Dálias, mesmo local onde hoje jorra a água, mas não informou previsão de obras de conclusão da rede de drenagem.

Na época, a concessionária Águas Guariroba informou, por meio da assessoria de imprensa, que as obras da rede coletora de esgoto seriam realizadas "seguindo o cronograma do município, na execução de obras de pavimentação com recursos do PAC [Programa de Aceleração do Crescimento]".

Nos siga no Google Notícias