ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram Campo Grande News no TikTok Campo Grande News no Youtube
JULHO, SEGUNDA  21    CAMPO GRANDE 26º

Capital

Hospital reformula equipe de segurança após falsa estudante participar de parto

Hospital passa a contar com uma nova equipe de vigilância desarmada, com cobertura presencial 24 horas por dia

Por Jhefferson Gamarra | 21/07/2025 12:58
Hospital reformula equipe de segurança após falsa estudante participar de parto
Nova equipe de segurança passando por integração na Humap (Foto: Divulgação)

Após o caso de uma mulher que se passou por estudante de Medicina e atuou de forma irregular em um plantão obstétrico no Humap-UFMS (Hospital Universitário Maria Aparecida Pedrossian da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul), a direção da unidade anunciou mudanças estruturais no sistema de segurança. A partir desta segunda-feira (21) o hospital passa a contar com uma nova equipe de vigilância desarmada, com cobertura presencial permanente durante 24 horas por dia, todos os dias da semana.

RESUMO

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

Após a participação irregular de uma mulher que se passou por estudante de Medicina em um parto no Hospital Universitário Maria Aparecida Pedrossian, a direção da unidade anunciou a reformulação da equipe de segurança. A nova equipe, composta por vigilantes desarmados, atuará em regime de 24 horas, com foco na segurança hospitalar. O caso, revelado em junho, levou à abertura de uma investigação interna e à implementação de medidas administrativas. A nova equipe recebeu treinamento específico sobre normas de segurança, controle de acesso e condutas adequadas, visando garantir a proteção de pacientes e colaboradores, além de prevenir situações semelhantes no futuro.

O episódio que motivou as mudanças foi descoberto em 22 de junho. Uma mulher de 29 anos frequentou aulas do curso de Medicina da UFMS, participou do trote universitário e chegou a vestir jaleco com nome bordado, simulando ser caloura. Mesmo sem matrícula oficial na universidade, ela conseguiu circular pelo ambiente acadêmico e hospitalar, chegando a participar de um parto no Centro Obstétrico durante plantão na UMUL (Unidade de Saúde da Mulher), onde permaneceu por cerca de 12 horas.

A farsa foi revelada após a divulgação de fotos nas redes sociais. Com a repercussão, a UFMS confirmou que a mulher não possui vínculo institucional, e o Humap informou a abertura de investigação interna. Em nota, o hospital garantiu que já havia adotado medidas administrativas para impedir o acesso da envolvida às dependências da instituição.

Como parte da resposta ao caso, o hospital promoveu, na última sexta-feira (18) a integração e capacitação da nova equipe de segurança, composta por vigilantes que atuarão em escala fixa de quatro profissionais por turno, no regime 12x36 (12 horas de trabalho por 36 horas de descanso), com cobertura ininterrupta em períodos diurnos e noturnos.

A gestão do hospital recepcionou os novos profissionais e discutiu com eles as especificidades da rotina hospitalar, que exige atenção especial por envolver pacientes em situação de fragilidade, circulação constante de estudantes, visitantes e atendimentos de emergência.

Durante o treinamento, conduzido por Paulo Régis, chefe da Divisão de Logística e Infraestrutura Hospitalar, e Ícaro Santana Ortiz, da Unidade de Serviços Gerais, os vigilantes receberam instruções técnicas e operacionais voltadas à segurança hospitalar. Foram abordadas as normas regulamentadoras, com destaque para a NR-32, que trata da segurança em estabelecimentos de saúde, práticas de prevenção a riscos biológicos, uso correto de EPIs (Equipamentos de Proteção Individual), conduta segura, apresentação pessoal, controle de uso de crachá e regras de entrada, permanência e circulação no hospital.

Também foram reforçadas as proibições de uso de adornos, calçados abertos e alimentação nos postos de trabalho, além de orientações sobre como proceder em casos de acidentes e como inspecionar visualmente cargas e veículos.

A nova equipe será responsável por manter vigilância constante no hospital, realizando rondas internas e externas, garantindo a fiscalização e controle de acesso de pessoas, materiais e veículos, e orientando o fluxo nos setores. Os profissionais devem manter atenção permanente a condutas e movimentações suspeitas, proteger os usuários, colaboradores e instalações da unidade, além de registrar todas as ocorrências relevantes e reportar aos gestores responsáveis.

Para atuar, os vigilantes devem estar devidamente habilitados conforme a Lei Federal nº 14.967/2024, portar a CNV (Carteira Nacional de Vigilante) válida durante todo o turno, manter comunicação verbal clara e eficiente, e estar uniformizados com crachá visível. O posto fixo da equipe está localizado na recepção principal do hospital, mas os profissionais circularão por todos os setores em horários estratégicos ao longo do dia.

Nos siga no Google Notícias