ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  16    CAMPO GRANDE 23º

Capital

Inaugurada, Clínica da Família do Nova Lima quer atender 13 mil na região

Somente no período de testes, os atendimentos aumentaram de 30 para 90

Danielle Valentim e Kleber Clajus | 29/08/2018 11:47
A auxiliar de serviços gerais Ariane, mora há três anos no Nova Lima e já precisou usar os serviços da clínica para atendimentos das filhas. (Foto: Kleber Clajus)
A auxiliar de serviços gerais Ariane, mora há três anos no Nova Lima e já precisou usar os serviços da clínica para atendimentos das filhas. (Foto: Kleber Clajus)

A Clínica da Família do Bairro Nova Lima foi inaugurada na manhã desta quarta-feira (29) e a expectativa é de que a unidade atenda 13 mil pessoas da região. O projeto era promessa de campanha de Marquinhos Trad e operou em testes por seis meses. Após a inauguração desta quarta-feira, a unidade passa a atender das 7h às 19h.

Segundo o secretário municipal de saúde, Marcelo Vilela, a ideia é reduzir incidência de casos de fichas verdes e azuis nas UPAs (Unidades de Pronto Atendimento). De acordo com Vilela, a unidade funcionou como teste durante seis meses até receber o selo de qualidade.

“Este selo é o modelo de qualidade e atendimento com horário estendido, que atenderá a população. É um modelo novo e está sendo implementado no país para desafogar as urgências”, disse.

A Unidade leva o nome da médica Márcia Guedes de Sá Earp. A expectativa é de que 13 mil pessoas sejam atendidas na clínica. 

Ao todo, 48 profissionais vão trabalhar na clínica e estima-se que a resolutividade dos casos chegue a 90%. Também estão em planos a ampliação dos horários de 19h para às 21h, tendo os profissionais que atuarão nessas estruturas, um incentivo de até 40% no salário.

Farmácia da unidade. (Foto: Kleber Clajus)
Farmácia da unidade. (Foto: Kleber Clajus)
Consultório odontológico. (Foto: Kleber Clajus)
Consultório odontológico. (Foto: Kleber Clajus)

A expectativa, segundo o prefeito Marquinhos Trad (PSD) é expandir o projeto para outras oito unidades de UBSFs, até 2020. “Isso é um sinal para desafogar as UPAs e respeitar a população. Tudo que estamos fazendo é com recurso de Campo Grande. E agora, vamos para partir para Aero Rancho e as Moreninhas. Colocando mais oito clínicas da família até o fim do mandato”, disse.

O representante do Ministério da Saúde Webster Pereira pontuou que o modelo implantado segue tendências de outras capitais brasileiras. “Quanto mais se investir na atenção básica, menos vai se gastar com urgência e emergência”, disse.

A auxiliar de serviços gerais Ariane Aparecida Padoim, de 27 anos, pontuou que mora há três anos no Nova Lima e já precisou usar os serviços da clínica para atendimentos das filhas de Laura de dois meses e Lívia de 6 anos.

“O fato de a clínica estar aberta até às 19h facilita levar as filhas, consigo sair do trabalho e leva-las. Hoje, no dia da inauguração, estava levando a mais nova para vacinação”, disse.

A dona de casa Ednalva Maria de Santana, de 44 anos, é moradora do bairro há 27 anos e já pensou em deixar a região. “Mas com a clínica e o asfalto decidi ficar. Eu tinha um filho cadeirante, e na época tinha uma peregrinação em busca de atendimento, no CRS no Nova Bahia e UPA Coronel Antonino. Agora, uso a clínica para preventivo, dentista e para pegar remédios de pressão”, disse.

A unidade possui psicólogos, ginecologistas, professor de educação física, nutricionista, fonoaudiólogo e fisioterapeuta. A unidade passou por uma reforma custeada em parte por empresário e pessoas físicas da região, que são considerados “Amigos Clínica da Família”, homenageados em placa dentro da unidade.

Para o vereador Carlos Augusto Borges, o Carlão, (PSB) o bairro estava esquecido, por ser distante do centro, e só era lembrado em período de campanha eleitoral. “Não é um cartão postal para a cidade, mas sim um marco para as pessoas que precisam de atendimento médico”, disse.

A inauguração faz parte de uma programação de ações de saúde, como entrega de UBSFs (Unidades Básicas de Saúde da Família) inacabadas e promessas de campanha do prefeito Marquinhos Trad (PSD).

(Foto: Kleber Clajus)
(Foto: Kleber Clajus)
Nos siga no Google Notícias