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Capital

Instabilidade no site do IPTU faz contribuintes lotarem Central do Cidadão

Sistema não avança e tem também as pessoas que desconfiam de golpes virtuais

Por Kamila Alcântara e Gabi Cenciarelli | 06/01/2025 14:49
Instabilidade no site do IPTU faz contribuintes lotarem Central do Cidadão
Recepção da Central de Atendimento ao Cidadão de Campo Grande, nesta segunda-feira (6) (Foto: Juliano Almeida)

Na primeira segunda-feira útil do ano, nesta tarde (6), a Central de Atendimento ao Cidadão William Maksoud Filho lotou de campo-grandenses, que foram em busca dos 20% de desconto no IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano). Muitos relataram instabilidade no site, desmobilizado pela prefeitura e até medo de golpes virtuais.

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No primeiro dia útil do ano, a Central de Atendimento ao Cidadão de Campo Grande recebeu um grande número de pessoas buscando o desconto de 20% no IPTU. Muitos enfrentaram problemas com o site da Prefeitura, que estava fora do ar, e expressaram preocupações sobre possíveis fraudes online. O prazo para o desconto vai até a próxima sexta-feira, com a opção de parcelar o imposto em até 12 vezes. Alguns cidadãos preferiram resolver a questão pessoalmente, citando insegurança em relação às transações virtuais. O atendimento foi considerado rápido por alguns, enquanto outros relataram dificuldades com as ferramentas digitais. Além disso, há um desconto de 50% na última parcela para quem optar pelo pagamento parcelado e estiver em dia com os débitos.

Disponível até a próxima sexta-feira (10), além do pagamento direto, foi estendida a possibilidade de parcelar o imposto em até 12 vezes. Algumas pessoas até tentaram pelo site, mas a plataforma não saiu da página inicial, como é o caso do administrador Daniel Velasquez, de 30 anos.

“Durante toda manhã eu tentei fazer o pagamento pelo site, mas não consegui. Por isso, tive que vir até aqui. Achei melhor insistir porque no ano passado compensou bastante o desconto e formas de pagamento disponíveis”, compartilhou Daniel.

Instabilidade no site do IPTU faz contribuintes lotarem Central do Cidadão
Guichês de atendimento da Central do Cidadão (Foto: Juliano Almeida)

Portando a senha 706, a dona de casa Aracelia de Souza, 42, defende que o pagamento do IPTU é uma das contas mais importantes da casa e não deve ser resolvido pela internet. “Imposto da nossa moradia é coisa séria, tenho medo de ser enrolada e por isso faço questão de resolver pessoalmente”.

Já a Nair Rosa, 55 anos, considerou o atendimento rápido e que tem dificuldades com as ferramentas virtuais, se sentindo mais segura com os atendimentos no balcão mesmo. “Passei o ano me programando para conseguir esse desconto, acordei disposta a resolver isso, mas não confio nos botões do site e vim aqui”, disse.

Instabilidade no site do IPTU faz contribuintes lotarem Central do Cidadão
Nair prefere resolver questões burocrática pessoalmente (Foto: Juliano Almeida)

Serviço - Quando o site voltar a operar normalmente, o carnê pode ser acessado clicando aqui. Basta digitar o número da inscrição municipal no campo indicado, e clicar em “entrar”. Serão listados todos os débitos referentes à inscrição fornecida.

No canto esquerdo da tela, devem ser assinaladas as dívidas a serem pagas, na sequência, na parte inferior da página, abaixo da informação “Total Geral de Débitos”, o contribuinte tem a opção de gerar extrato dos valores a pagar, copiar um código de barras para pagamento on-line ou emitir a guia DAM para a quitação dos débitos.

Quando o vencimento de qualquer parcela do IPTU e Taxa do exercício de 2025 coincidir com os dias de feriados, finais de semana ou não úteis, o pagamento ficará prorrogado para o primeiro dia útil subsequente.

Instabilidade no site do IPTU faz contribuintes lotarem Central do Cidadão
Painel onde os contribuintes acompanham a senha (Foto: Juliano Almeida)

Será concedido um desconto de 50% sobre o valor da última parcela para quem optou pelo pagamento parcelado do IPTU exercício 2025 e, até o vencimento da parcela anterior, estiver sem débitos atrelados à mesma inscrição do IPTU que pretende obter o desconto.

Os telefones para contato são 67 4042-1320; WhatsApp 67 98478-8873 ou 98471-0487. A Central do Cidadão fica na Rua Marechal Rondon Cândido Mariano, 2.655.

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