ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 23º

Capital

Integração entre o setor produtivo e a academia é tema de workshop

Vinícius Squinelo | 01/11/2013 23:51

Permitir maior envolvimento da comunidade científica das universidades e centros de pesquisa de Mato Grosso do Sul com os produtores rurais é o objetivo do 1º Workshop do Fórum Permanente de Pesquisas Agropecuárias (FPPAgro) que será realizado nos dias 19 e 20 de novembro, no auditório da Federação da Agricultura e Pecuária de MS (Sistema Famasul).

Direcionado a pesquisadores, diretores de pesquisa, entidades representativas dos atores do mercado agropecuário (produtores, indústria, comércio e Governo) e estudantes do setor, o tema do workshop é a integração e oportunidades em Ciência, Tecnologia e Inovação. A programação conta com realização de painéis, palestras e debates.

De acordo com o coordenador do evento, professor Henrique Jorge Fernandes, o Workshop é uma oportunidades dos produtores participarem das novidades e realizações do meio acadêmico. "Hoje o que acontece dentro de um centro de pesquisas e o que é discutido em salas de aula não chega ao produtor. A relação entre essas duas pontas é necessária para que o setor produtivo envolva-se, direcione e apoie as pesquisas realizadas no estado", afirma Fernandes.

Para o consultor do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/MS), Clovis Tolentino, a academia conseguiria um direcionamento de esforços mais eficiente a partir da aproximação com o campo, que também seria modificado a médio ou longo prazo com o maior acesso às informações, aperfeiçoando técnicas e sistemas produtivos. "O produtor rural teria respostas aos seus problemas de produção através da pesquisa, fruto e objetivo do trabalho desenvolvido nos centros de pesquisa", complementa Tolentino.

O Fórum foi criado em 2012 sob a coordenação do Sistema Famasul e da Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia do Estado de Mato Grosso do Sul (Fundect) e tem como objetivo maior criar e manter um sistema de governança unificado sobre a ciência, tecnologia e inovação do setor agropecuário de MS.

Nos siga no Google Notícias