ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 24º

Capital

Justiça arquiva inquérito sobre mandantes de execução de delegado aposentado

Segundo juiz, a investigação não oferece apontamentos específicos e palpáveis contra os indiciados

Aline dos Santos | 19/01/2021 07:45
Paulo Magalhães foi morto dentro de veículo no dia 25 de junho de 2013. (Foto: Arquivo)
Paulo Magalhães foi morto dentro de veículo no dia 25 de junho de 2013. (Foto: Arquivo)

A Justiça arquivou o inquérito da operação Omertà que apontava Jamil Name, Jamil Name Filho e Jerson Domingos (vice-presidente do Tribunal de Contas) como mandantes da execução do delegado aposentado Paulo Magalhães. Ele foi morto no dia  25 de junho de 2013, dentro do carro, em frente à escola da filha, em Campo Grande.

Segundo o juiz Carlos Alberto Garcete de Almeida, que atua em substituição legal na 2ª Vara do Tribunal do Júri de Campo Grande, a investigação não oferece apontamentos, específicos e palpáveis, de que os três indiciados tenham sido os mandantes, além de não apresentar indícios mínimos da conduta individualizada de cada um.

O arquivamento do inquérito, em decisão datada de ontem (dia 18), já era um desfecho esperado, pois em dezembro o MPMS (Ministério Público de Mato Grosso do Sul) havia solicitado que o caso não prosseguisse.

“Não há, até o momento, elementos suficientes para autorizar o  prosseguimento da ação penal em juízo”, informa o magistrado na decisão.

Segundo o advogado André Borges, que atua na defesa de Jerson Domingos, a decisão é tecnicamente perfeita. “Porque o Ministério Público, único que poderia denunciar, pediu o arquivamento. Jerson Domingos continua tranquilo e se defendendo regularmente perante o Judiciário, que no final saberá encontrar o justo e equilibrado”, afirma Borges.

Três pessoas foram denunciadas como executores do crime: José Moreira Freires (que foi condenado pelo Tribunal do Júri), Antônio Benites Cristaldo (absolvido) e Rafael Leonardo dos Santos (assassinado durante o curso da investigação).

O ex-guarda municipal José Freires estava foragido e foi morto pela polícia do Rio Grande do Norte no mês de dezembro.

Nos siga no Google Notícias