ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram Campo Grande News no TikTok Campo Grande News no Youtube
MAIO, QUARTA  21    CAMPO GRANDE 21º

Capital

Justiça manda Instagram deletar perfil fake com fotos íntimas de jovem

Conta foi criada pelo ex-namorado da vítima no ano de 2016; processo corre em segredo de justiça

Kerolyn Araújo | 10/04/2019 11:02
Justiça manda Instagram deletar perfil fake com fotos íntimas de jovem
Processo estava correndo na Justiça desde 2016. (Foto: Arquivo/Campo Grande News)

A Justiça de Mato Grosso do Sul determinou que a rede social Instagram delete um perfil fake que contém fotos ítimas e vídeos de uma jovem de Campo Grande. A decisão é do juiz Flávio Saad Peron, da 15ª Vara Cível.

O processo teve início em 2016, quando uma jovem de 23 anos procurou à Justiça ao ter um perfil fake em seu nome criado no Instagram. Segundo a vítima, no mesmo ano ela conheceu uma pessoa pela internet e, depois, começaram a namorar. Depois de dois meses de relacionamento, ela descobriu que o homem era casado e terminou o namoro.

Depois disso, o ex ficou agressivo, começou a ameaça-la de morte e criou um perfil fake na rede social com fotos íntimas, vídeos e informações pessoais da vítima. Ela registrou boletim de ocorrência, tentou bloquear a conta pela própria rede, mas não teve sucesso e acionou a Justiça.

Em contestação, o Facebook Brasil alegou que em decorrência da proteção conferida pela Constituição Federal, e também no Marco Civil da Internet, a quebra do sigilo de dados passíveis de identificar e localizar usuários da internet condiciona-se a uma ordem judicial, ordenando a quebra do sigilo.

Em análise dos autos, o juiz Flávio Peron destacou que o fornecimento dos dados de acesso do usuário do aplicativo consta de previsão legal dos artigos 15, caput e § 3º, e 22, ambos da Lei 12.965/2014, a qual foi devidamente cumprida por medida liminar, tendo o réu apresentado o IP utilizado e o endereço do usuário que criou o perfil.

O juiz analisou também o pedido de indisponibilização do conteúdo e determinou que o perfil seja excluído. O processo corre em segredo de Justiça e não há informação se o autor foi responsabilizado pelo caso.

Nos siga no Google Notícias