A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Sábado, 16 de Dezembro de 2017

29/08/2012 09:51

Justiça manda parar obra de ciclovia em canteiro da Afonso Pena

Aline dos Santos
Ciclovia é implantada em canteiro. (Foto: David Majella/PMCG)Ciclovia é implantada em canteiro. (Foto: David Majella/PMCG)

A Justiça determinou a suspensão de obras nos canteiros centrais da avenida Afonso Pena, com multa de R$ 1 milhão caso a prefeitura descumpra a decisão.

A liminar, concedida pelo juiz da Vara de Direitos Difusos, Coletivos e Individuais Homogêneos, Amaury da Silva Kuklinski, manda que o poder público se abstenha de destruir, demolir, mutilar, total ou parcialmente, os canteiros centrais ao longo da avenida.

A restrição vai da praça Newton Cavalcanti até a avenida do Poeta, na entrada do Parque dos Poderes. Atualmente, o canteiro é alterado para a passagem de uma ciclovia, orçada em R$ 200 mil.

A proibição também é válida para as árvores. Dentro de 60 dias, a prefeitura terá que atualizar o levantamento florístico e fitossanitário, realizado em 2009/2010.

Em seguida, deve ser feita uma faxina na vegetação, com remoção de árvores secas e recuperação das árvores em bom estado.  O magistrado deu prazo de 120 dias para as intervenções, sob pena de multa diária de R$ 10 mil. 

Previsão de como ficará avenida com corredor do transporte coletivo. (Foto: Reprodução)Previsão de como ficará avenida com corredor do transporte coletivo. (Foto: Reprodução)

A paralisação e proibição de obras nos canteiros foram solicitadas pelo MPE (Ministério Público Estadual). Além da ciclovia, está previsto que o canteiro da Afonso Pena seja estreitado em um metro e meio para passagem de corredor do transporte coletivo. A obra faz parte do PAC (Plano de Aceleração do Crescimento) da Mobilidade Urbana.

Ainda segundo o promotor Eduardo Cândia, o canteiro da avenida também está sob proteção do tombo provisório. Ele lembra que o processo tramita há três anos sem qualquer previsão de encerramento.

Na decisão, o juiz afirma que apesar da ciclovia ser um transporte ecologicamente correto, a prefeitura não pode se desfazer das áreas verdes.

No lançamento do pacote de obras do aniversário dos 113 anos de Campo Grande, o titular da Seintrha (Secretaria de Infraestrutura, Transporte e Habitação), João Antônio De Marco, já previa dificuldades.

Segundo ele, a proposta da ciclovia seria apresentada ao Ministério Público, destacando o uso do concreto ecológico, que utiliza pneu reciclável.



Uma coisa ruim dessa ciclovia para os ciclistas seria atravessar de um lado para o outro (como na 14, 13, Rui Barbosa, etc), pois há os sinaleiros na parte do meio onde os carros ficam parados .
Seria com a ciclovia, mas creio que seja perigoso também (mesmo sabendo que já é).
 
Humberto Hitoshi em 03/09/2012 10:42:24
Não tiro a razão do Juiz, pois a ciclovia vai acabar como apenas um enfeite, será igual ao corredor de ônibus, na 14 julho e 13 de maio que acaba se tornando um abuso e um perigo para a população.
 
Maria Clara Back em 30/08/2012 12:52:50
O povo que ta reclamando da ciclovia, ja que gostam tanto de grama, porque não pedir para redirar duas faixas da Afonso Pena e plantar grama até o shopping Campo Grande, e pra ajudar coloca uns bois também, pois ja esta cercado mesmo.
Ciclovia é saude e não capricho, pensem nisso.
 
Marcelo Queiroz das Chagas em 30/08/2012 08:06:43
Fala pra mim que CAMPO GRANDE, é a unica cidade que tem uma bela avenida como a afonso pena, que nao podemos caminhar por ela ou andar de bicicleta, ai eles falam que insto nao é ecologicamente correto ? Nao é ecologicamente correto tentar diminuir o fluxo de carro por bicicletas ? MP ta de brincadeira ne ? Tomara que o Azambuja resolva isto !
 
Raphael Rodrigues Miguel em 30/08/2012 08:06:30
Absurdo ! Espero que depois de analisar, seja revista essa situação, trafego diariamente de bicicleta pelas ruas de Campo Grande, porém, pelas calçadas, pois não há como transitar entre os carros, se quer está sendo viável transitar de carro, quem dirá de bicicleta... desta feita a ciclovia é imprescindivel em campo grande, alem de ser altamente sustentavel, um meio de transporte ecologico !
 
Fabiana Leal em 30/08/2012 08:06:11
Isso só dá mais segurança para os ciclistas , tem coisa mais importante com o que se preocupar , crime , drogas ..Por favor que
m não ajuda não atrapalha !!
 
EDNALDO RIBEIRO DE LIMA em 30/08/2012 07:43:32
Concordo com a opinião de que se faça a ciclovia nas vias paralelas , já retiraram os estacionamentos dos canteiros que ajudavam em muito, agora ciclovia...
 
Sergio alberto em 29/08/2012 12:28:07
esse canteiro da afonso pena já deveria ter sido estreitado antes do "recapeamento" (que já apresenta vários remendos em menos de 1 ano).. não há necessidade de um canteiro tão largo.. as faixas da afonso pena são estreitas e tem muita circulação de ônibus, acarretando em um transito mais confuso, lento e perigoso. Nota-se que onibus e caminhonetes grandes mal cabem no espaço entre as faixas..
 
mayara quevedo em 29/08/2012 12:23:18
O Juiz tá certíssimo, comcordo com ele, é certo que muitos ciclistas que seguem sentido altos da Afonso Pena,já utilizam as Ruas Barao/Sete de Setembro/Fernando Correa;Na prefeitura tá sobrando tanta grana que inventam onde gastar,por que não dão atenção nessas Ruas mal remendadas, que é melhor andar em estrada de chão do que as Ruas Bandeiras/Bandeirantes/Guaicurús e demais.
 
CARLOS LIMA em 29/08/2012 12:22:56
Provavelmente o juiz não anda de bicicleta, se soubesse como é perigoso transitar de bicicleta dividindo espaço com os carros e ônibus, não faria essa suspensão. Autoridades deveriam incentivar o transporte alternativo.
 
João Paulo em 29/08/2012 11:52:39
depois de pronto o canteiro com grama e tudo que custou muito caro por sinal começam a fazer ciclo via que vai ficar caro tambem pois o serviço vair ser pago duas vezes e vai ficar perigoso pois alguns pedaços ficaram bem perto da rua eu acho que deveria ter ficado do cheito que esta pois não tiraram o estacionamento porque queriam preservar a natureza, mas por fim o dinheiro e publico não é!!!
 
silvana f silva em 29/08/2012 11:12:36
Pq não fazer apenas uma ciclofaixa no lado direito da pista? Não é mais prático e rápido, ou será que seria muito incomodo para os nosso privilegiados motoristas?
 
Cleison Albuquerque em 29/08/2012 11:07:26
Não vejo nada de mais em se construir ciclovia na Afonso Pena, afinal, é uma forma de incentivar o uso de um transporte que não polui, além do que, minimiza os riscos de acidentes de trânsito, tão comuns na nossa Capital. Se o problema é o uso do asfalto para a construção, existem outros recursos, como o petit pavet e o próprio paralelepípedo que permitem uma boa drenagem em preríodos chuvosos.
 
Loraine Osterberg (Campo Grande) em 29/08/2012 11:06:22
O projeto da ciclovia é ótimo, mas concordon que deveria ser realizado quando estavam reformando os canteiros, polperiam tempo e trabalho. Mas ainda sou a favor da implantação da ciclovia, quem perde com isso são os cliclista que não tem segurança para transitar pela ruas.
 
André Serra em 29/08/2012 10:55:51
Campo Grande foi e está sendo idealizada para carros. Essa é a realidade, haja vista o que fizeram com o trajeto da ferrovia. Naquele trajeto, bem poderia ter sido projetado e construído um sistema de transporte coletivo sobre trilhos, saindo do Indubrasil, cortando a cidade e terminando lá na saída para Tres Lagoas. Mas não. Destruiram tudo. Falta visão de futuro aos nossos administradores.
 
sebastiao dos reis em 29/08/2012 10:54:54
Muito importante a decisão do Juiz Dr Amaury. Imagino por que não as ruas paralelas a avenida Afonso Pena que podem muito bem servir para ciclovias e ainda tem o benefício de não terem um trânsito congestionado?
 
Ezio José em 29/08/2012 10:43:17
Trata-se de intervenção indevida do Judiciário e do MP no Executivo. O juiz chegou a determinar obras e dar prazos. Há pouco tempo o judiciário paralisou licenciamentos para PCHs. Se depender de alguns juízes e promotores, (e do Iphan) voltaríamos ao tempo das cavernas. Espero que o TJ reveja a decisão e que a prefeitura possa cumprir seu papel. Deve-se pesar muito qualquer tombamento.
 
Everton Rocha em 29/08/2012 10:40:29
Ah! se fosse gente que chegasse e montasse barracos ridículos, que sujam a cidade, enfeiam a cidade, utilizam espaço público, tirando lugar dos pedestres; certamente a justiça admitiria.
 
Ivo Lemes em 29/08/2012 10:39:16
Na minha opinião será uma ótima ter ciclovia na AFONSO PENA, trata de uma avenida muito movimentada. Tem tantas coisas piores acontecendo que precoupar com uma ciclovia é coisa banal.
 
Flaviana Silva em 29/08/2012 10:38:40
BEM FEITO ,NADA DE CICLOVIA NA AFONSO PENA!!!!PLANTE GRAMA!
 
JOSE HIGUAIN em 29/08/2012 10:21:03
pra q ciclovia....o trnasporte coletivo esta uma maravilha, pra q ciclovia....andar de carro e achar estacionamento ta facil,pra q ciclovia....as melhores cidades do mundo tem e cada vez se usa mais bicicleta pelo mundo, mas cgr é diferente aki é a cidade do "nao pode" o canteiro d avenida ficará até mais bonito e funcional.
 
edmilson barbosa em 29/08/2012 10:00:05
se tirarem parte do canteiro irão diminuir o espaço utilizado para propaganda eleitoral. esse juiz deve ter merda na cabeça, afinal cabeça de juiz e bunda de nenêm ninguém sabe o que vem. senhor nelson trad e todo seu staff bizonharam deveriam ter previsto essa ciclovia na rwforma dos canteiros. enquanto isso quem perde é a população. sou a favor de uma manisfestação pacifica com bicicletas em plena afonso pena trancando o trânsito primeiro na subida e depois na descida.
 
luiz fernando em 29/08/2012 09:53:58
com certeza esse juiz nunca precisou trabalhar de bicicleta nem a familia dele para enfrentar a vida dura que é o transito de campo grande ele anda de carro o ciclista tem q sair uma hora antes de casa pra poder chegar no serviço ate atravessar toda a cidade passando raspando pelos carros fora os acidentes q acontece ajudaria muito a diminuiçao do transito É MAS ELE NAO SABE O QUE É ISSO E EU SE
 
neiva clemente em 29/08/2012 09:37:39
Se esse juiz precisasse andar de bicicleta entre os carros e onibus, na avenida afonso pena no horario de pico , ele não mandaria parar a obra
 
Rafael silva em 29/08/2012 07:35:45
Sou ciclista e sou a favor de que seja destinada uma faixa inteira da Rua Sete de Setembro para as bicicletas. Deixemos duas faixas para os carros e uma faixa exclusiva para servir como ciclovia. Fica menos caro e economizamos dinheiro público. Esse Canteiro da Afonso Pena já deu o que falar. Essa pressa toda pra abrir a ciclovia estava cheirando eleição...
 
Samir Neves em 29/08/2012 06:22:00
Essa ciclovia foi discutida em audiência pública sobre ciclismo, na Câmara Municipal há poucos meses atrás, e foi uma reivindicação de ciclistas. Porém, se ela já constava de projetos por parte da Prefeitura, deveria ter sido implantada antes da reforma do canteiro.
 
wanderley lopes bambil em 29/08/2012 05:54:39
Para fazer ciclovia a justiça autoriza. Quando pedimos passarela para facilitar a nossa travesia na avenida não pode. Que país é esse. Fazer ciclovia numa avenida tão perigosa. Pedimos passarela porque saimos do hospital e temos dificuldade de andar tanto para chegar do outro lado da avenida. A desculpa foi que gastaria muito. Mas é o nosso dinheiro e já está pago.
 
Regina Márcia Pedrozo em 29/08/2012 04:47:34
Correto o Juiz Amaury! A Prefeitura colocou o carro na frente dos bois. Se há mais de três anos já havia um processo administrativo aberto, pela própria Prefeitura, para tombamento dos canteiros, JAMAIS esses canteiros poderiam ter sido modificados pois a mera abertura deste processo já implica a automática proteção do bem a ser tombado.
 
Andre Ribeiro Lopes em 29/08/2012 04:29:00
Acho apenas que, independente dessa ciclovia, os poderes poderiam andar mais afinados em algumas circunstâncias para que não façam do nosso dinheiro o capim que eles fazem e desfazem as obras. Obras que começam e outra esfera manda parar e deteriora tudo... o dinheiro vai pro ralo e continuamos pagando imposto para esses "profissionais" (juízes, engenheiros, prefeitos, etc) jogarem fora.
 
Fabiano Silva em 29/08/2012 03:55:22
A cada ação, uma consequência. Barão e Sete têm menos movimento que as outras, mas uma ciclofaixa em cada uma fatalmente tiraria um dos lados do estacionamento. Não falo só em função de carros, mas no impacto que a Afonso Pena já vai sofrer com os futuros corredores de ônibus que (quase certamente) acabarão de vez com o estacionamento na Afonso, dada a insistência na "preservação" do canteiro.
 
Marcel Ozuna em 29/08/2012 03:41:13
Aliás, muito me admira um Juiz como esse Amaury se sujeitar aos caprichos do MP, que prefere plantar grama que fazer alguma coisa mais útil naquele canteiro enorme...
 
Rodrigo Barros Loureiro de Oliveira em 29/08/2012 03:16:21
Me diga senhor Sérgio, em que a ciclovia iria atrapalhar? Pelo amor né meu senhor... A ciclovia é necessária, e deveria ter sido feito quando da reforma da Avenida, e não agora... E diga-se de passagem, a ciclovia é obra de interesse público, pois não há como transitar de bicicleta pela Avenida Afonso Pena...
 
Rodrigo Barros Loureiro de Oliveira em 29/08/2012 03:15:17
Parabéns ao MP pela pronta iniciativa!
 
Gilberto Lechuga do Amaral em 29/08/2012 03:10:51
imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions