A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Quarta-feira, 13 de Dezembro de 2017

08/06/2011 16:54

Ladrões danificam cercam elétrica, entram em residência e furtam joias

Nadyenka Castro e Ana Paula Carvalho

Eles entraram pela janela do banheiro

Ladrões entraram no interior da casa de Edilce pela janela do banheiro. (Foto: João Garrigó)Ladrões entraram no interior da casa de Edilce pela janela do banheiro. (Foto: João Garrigó)

Instalados para evitar ação de ladrões, equipamentos de segurança já não impedem mais que crimes aconteçam. Tem sido cada vez mais comum furtos e roubos em locais onde há cercas elétricas, alarmes e até câmeras.

Foi o que aconteceu no fim da manhã desta quarta-feira na casa da assistente social Edilce Pahins Duarte, 50 anos, no bairro Coophafé, em Campo Grande. Também hoje, bandidos roubaram o cofre de uma empresa e no mês passado invadiram a residência de um casal de idosos. Todos locais dotados de equipamentos de segurança.

Edilce mora há mais de uma década no mesmo imóvel, localizado na pequena e calma rua Neuza Vargas de Alencar. A residência possui cerca elétrica e alarme. E isso não impediu que ela tivesse todas as sua joias, muitas herança de família, levadas por ladrões.

Ela conta que estava no trabalho, ás 11h20min, quando a filha ligou e avisou que o alarme havia disparado. Edilce foi para casa, desligou o alarme e da garagem entrou na cozinha, onde ficou esquentando o almoço.

Após alguns minutos ela foi para o interior da residência e quando viu que o local estava bagunçado gritou. Ela então percebeu que ladrões tinham entrado lá e furtado três notebooks, uma máquina fotográfica digital, joias e bijouterias. Entre as joias estão peças de herança de família - como aliança que era usada pela mãe dela e um anel em brilhante.

Para entrar no imóvel os autores subiram no muro, danificaram a cerca elétrica pela lateral possivelmente com uma chave de fenda que foi deixada por eles no local, ‘escalaram’ a parede e tiraram a pequena janela do banheiro.

Pelo espaço aberto com a retirada da janela os bandidos tiveram acesso aos objetos furtados. Para sair da casa, eles pegaram na sala uma cadeira, encostaram na parede e pularam de volta. “Eu nunca pensei que fossem capaz de fazer o que fizeram”, diz Edilce.

Para o delegado da 3ª Delegacia de Polícia Civil, responsável pela investigação, Márcio Rogério Custódio, o furto possivelmente foi cometido por dois ladrões. Ele também acredita que o alarme tenha disparado somente na saída dos autores.

O delegado esteve no local junto com outros policiais, foi feita perícia e coletadas impressões digitais. A chave de fenda foi apreendida.

Polícia Civil fez perícia na casa da assistente social e apreendeu chave de fenda para coletar digitais dos autores. (Foto: João Garrigó)Polícia Civil fez perícia na casa da assistente social e apreendeu chave de fenda para coletar digitais dos autores. (Foto: João Garrigó)

Outros casos- Por volta das 6 horas desta quarta-feira, uma funcionária de uma empresa e o marido dela foram rendidos e obrigados a ir até o local. Ela teve que abrir o imóvel, onde há câmeras de segurança, e vários equipamentos foram roubados, entre eles o processador de dados onde ficam armazenadas as imagens.

No mês passado, dois autores danificaram a cerca elétrica da residência onde mora um casal de idosos, entraram na casa e assaltaram.

Importante- Márcio Custódio lembra que é fundamental que os vizinhos sejam companheiros uns dos outros e avisem a Polícia em caso de alarme disparado ou qualquer outra situação que levante suspeita de crimes.

Também é importante que haja câmeras de segurança e que o computador onde ficam armazenadas as imagens não fique dentro do imóvel.

Moradores devem ficar atentos ainda a pedintes. Muitas vezes eles pedem comida e dinheiro só para saber se há alguém na casa e descobrir a rotina das pessoas que lá moram.

Pode ter sido isso o que aconteceu na casa de Edilce. A secretária dela contou que na segunda-feira muitas pessoas foram pedir alimentos no local.

Quantia em cofre de empresa roubada não era rotina da distribuidora
Ação começou antes das 6h da manhã, quando funcionária do Recursos Humanos foi feita refém ao sair de casa A empresa de ferro roubada na manhã de ho...
Quadrilha sequestra casal e rouba cofre de empresa com mais de R$ 40 mil
Ação foi no início desta manhãUma quadrilha sequestrou um casal e roubou o cofre de uma metalúrgica com mais de R$ 40 mil por volta das 6 horas dest...
Brinquedos feitos por detentos são doados para crianças em escola
Parceria feita entre a a Semed (Secretaria Municipal de Educação) e a Agepen (Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário) garantiu ne...


Francisco Lima, muito boa suas dicas.Realmente, tudo que falou procede, no que pude observar nessas últimas ocorrências.
Obrigada, pelas orientações a nós leigos.
 
neyde de oliveira em 09/06/2011 11:28:51
Conheco sistemas de segurança, tanto cftv, alarmes e cercas eletricas, e esses sistemas so podem ser burlados sem disparo dos mesmos por pessoas que tem conhecimento técnico para isso, ao contrario do que vem ocorrendo pois elementos sem conhecimento nenhum estao entrando em residencia devido equipamentos instalados incorretamente ou sem funcionamento, e entao se divulga que estao entrando em residencias com sistemas de segurança quando na realidade os sistemas estao desligados ou mau instalados. Existem algum "gatunos" que sabem burlar sistemas" mas isso é fato raro, pois na grande maioria os larápios nao se preocupam em se especializar para cometer crimes buscam alvos mais facei. A dica para CFTV é instalaçao de pc em lugar que o assaltante nao tenha acesso, basta deixar um pc fictício no local aparente e em caso de assalto os mesmos levem o equipamento errado, outra dica seria acessar o cftv via internet de outro local e gravar as imagens no pc acessado.
 
Francisco Lima em 09/06/2011 09:05:17
Acredito que para Ladrão, nada impede de roubar. Cerca? Cão de guarda? Segurança? Tudo é piada pra bandido. Tira pelo nome: BANDIDO!
 
cleidiane mendes em 09/06/2011 08:55:53
Houve cerca de 3 arrombamentos na minha quadra ao longo de 15 dias.

Somente no terceiro os policiais chegaram em tempo hábil.

No primeiro levou mais de uma hora para a polícia chegar, isso porque o invasor encontrava-se encurralado pelos cães do proprietário da casa, e populares ficaram cuidando para que não fugisse.

No segundo, eu já estava no trabalho quando o ocorrido aconteceu, e fui informado que avistaram o invasor, ele que percebeu que tinha sido descoberto fugiu. Populares cercaram-o, chamando a polícia, e quando cansados de esperar pela força policial acabou que um transeunte resolveu tudo.
 
Rodrigo de Paula Fontes em 09/06/2011 08:49:21
As vezes nem guarita com segurança adianta, pois sei de caso que o próprio segurança passou as dicas p/os marginais agirem....Nós estamos de mão atadas, a verdade é essa, só temos que rezar e muito.....esse nosso PAÍS tem que ter pena de morte urgente.
 
Rosangela Carvalho em 09/06/2011 08:46:55
O pior de tudo, que esses moleques, quando presos ficam somente um dia, no outro já estão tomando sorvetinho na esquina. E como fica o cidadão nesta história.
Vamos ter que ficar trancados dentro de casa?
ou revoltarmos e fazermos justiça com as próprias mãos.
 
Adriana de Lima Gonçalves em 09/06/2011 07:19:40
quando leio noticias dessas fico besta de raiva com maus proficionais da segurança eletronica!!! porque cercas eletricas e alarmes bem instalados podem ate ter a tentativa de arrombamento mas tocam o alarme avisam nas centrais de monitoramento ou no celulares do cliente! por isso aviso procurem boms profissionais mas lembrem o barato sai caro!!!
 
luiz germano em 09/06/2011 02:29:19
Isso é revoltante...essa semana passei por um susto desse,mas o alarme segurou
a ação dos marginais.Contrário do meu vizinho,que teve o portão e janela estourado,justamente no dia em que esqueceu de acionar o alarme.Levaram muita coisa de valor.
Agora é o seguinte,todos esses objetos vão para as malditas BOCAS.Existem bocas, em cada canto da cidade e pior, a polícia sabe disso.Inclusive,algumas são mais velha que minha avó.
Gostaria que fosse feita uma reportagem com a segurança pública,pedindo explicação do porque a polícia não acaba com essas BOCAS.Coloca tudo abaixo e os vagabundos na cadeia.Essa é a resposta que todos queremos.
Outra solução,é a população investigar(já sabemos os locais), e colocar fim ao seu modo...Que venha o "Direito dos Mano"...
Na realidade, não aguentamos mais a insegurança,a dissimulação,as falsas promessas, só queremos solução.O cidadão vai trabalhar enquanto Vagabundos sustentados pelo governo e protegido pelo tal DDM(DIREITO DOS MANOS),arrebentam nossas casas e levam nossos bens conquistados com suor.
 
neyde de oliveira em 08/06/2011 05:37:37
Tudo é possivel a um ladrão.Podem pôr câmeras, cercas eletrica etc,etc.A unica situação para os gatunos não entrarem em seu comercio ou residencia é não ter em seu interior altos valores em dinheiros ou joias.O que talvez pode impedir o crime é colocar uma guarita com segurança especializados.O resto...
 
samuel gomes-campo grande em 08/06/2011 05:08:32
imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions