ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 16º

Capital

Licitação é aberta para reformar Cidade do Natal com fachadas históricas

Proposta de empresas interessadas serão abertas no dia 24 de junho; ideia é usar local para outros eventos

Silvia Frias | 21/05/2021 08:37
Quiosques de madeirite serão substituídos por fachadas históricas de Campo Grande (Foto/Reprodução)
Quiosques de madeirite serão substituídos por fachadas históricas de Campo Grande (Foto/Reprodução)

Treze anos depois da inauguração, a Cidade do Natal deve entrar em nova fase, a partir da abertura da licitação que irá contratar a empresa responsável pela reforma e ampliação do complexo. Hoje, o aviso da concorrência foi publicado no Diário Oficial da União. Neste mês, o Campo Grande News exibiu imagens da degradação do local.

A abertura dos envelopes da concorrência pública está previsto para o dia 24 de junho, na secretaria-executiva de Compras Governamentais, no Paço Municipal, em Campo Grande. O valor total da obra é de R$ 3.442.410,24, sendo que parte dele será coberto com verba federal.

O titular da Sisep (Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos), Rudi Fiorese, explicou que o projeto terá instalações de uso mais definitivo, disponíveis para outros eventos ao longo do ano e não somente para a Cidade do Natal, regularmente realizada entre os meses de dezembro a janeiro. “O que está lá, de madeirite, todo ano tem que reformar, trocar”, explicou.

A obra contará com aporte do governo federal, cerca de R$ 2,2 milhões do total previsto e integra o programa Reviva Mais Campo Grande.

Projeto previsto a ser adotado na Cidade do Natal (Foto/Reprodução)
Projeto previsto a ser adotado na Cidade do Natal (Foto/Reprodução)

Conforme informações já divulgadas pela prefeitura, os quiosques de madeirite, inspirado nos chalés escandinavos darão lugar a 17 quiosques com fachadas de prédios históricos de Campo Grande.

Nesta lista, Morada dos Baís, Colégio Osvaldo Cruz, Biblioteca Municipal, Hospedaria Ramalho, Hotel Americano, Casa do Artesão, Rua 14 de Julho, Dom Aquino e Casa da Esplanada. O cine-teatro Alhambra, por exemplo, será o espaço destinado a visitação e exposição de mídias digitais, a biblioteca será usada como coreto e palco e outros espaços com tendas gourmets.

Segundo a arquiteta Marie Carolina Filagartica, o projeto levou em conta que o Parque das Nações Indígenas é área de preservação ambiental administrada pelo Governo do Estado, onde é proibida a edificação de construções permanentes, com fundação, paredes de alvenaria. Será empregado um material sustentável, desmontável, para que não cause dano ambiental.

Os quiosques, a praça de alimentação, além da Casa de Papai Noel, serão erguidos no sistema steel framig, uma estrutura em que se empregam perfis de aço galvanizado. As paredes externas são feitas de placas cimenticia e gesso, além de receberem revestimento termo acústico.

Lixo – Criada em 2008, na época da gestão do prefeito Nelsinho Trad, hoje senador pelo PSD, a estrutura já foi utilizada para jogos da Copa do Mundo, festas do calendário municipal e Ano Novo. De lá para cá, tornou-se tradicional, mas com a pandemia, a área deixou de ser usada até no final do ano.

No dia 12 de maio, o Campo Grande News recebeu vídeo que mostra a Cidade do Natal deteriorada e tomada por lixo. Nas imagens, é possível ver até sangue nas paredes do local.

Na ocasião, a Guarda Civil Municipal informou que faz rondas pela Cidade do Natal e disse que a fiscalização seria intensificada no período noturno.


#matéria atualizada às 9h36 para acréscimo de informações

Nos siga no Google Notícias