ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 32º

Capital

Líderes de golpe milionário têm 3º pedido de liberdade negado em 1 mês

O último pedido de revogação da prisão preventiva foi negado no dia 15 de dezembro

Aline dos Santos | 28/12/2017 10:24
Celso Eder foi preso em 21 de novembro pela Polícia Federal. (Foto: Marcos Ermínio)
Celso Eder foi preso em 21 de novembro pela Polícia Federal. (Foto: Marcos Ermínio)

A Justiça negou pela terceira vez os pedidos para libertar Celso Eder Gonzaga de Araújo e Anderson Flores, apontados como líderes de um golpe com promessa de trilhões e presos na operação Ouro de Ofir, realizada em 21 de novembro pela PF (Polícia Federal).

O último pedido de revogação da prisão preventiva foi negado no dia 15 de dezembro. À 3ª Vara da Justiça Federal de Campo Grande, a defesa alegou que não subsistem os motivos da prisão, que terminou o prazo do inquérito (indicando que a investigação ainda precisa de muito tempo para a conclusão) e que é possível substituir a previsão preventiva por medida menos gravosa.

Na decisão, a Justiça lembrou que um pedido de similar já havia negado em 30 de novembro e que não traz nova informação capaz de alterar a necessidade de prisão cautelar. A análise é que eles devem permanecer atrás das grades para interromper novos negócios ou continuidade de ações fraudulentas. A previsão era de que o inquérito fosse concluído pela PF na semana passada.

“Prematuro dizer, portanto, que o inquérito policial não vai ser concluído no prazo pela autoridade policial. Não está havendo excesso de prazo”, aponta a decisão.

A liberdade de Celso e Eder também foi negada em 3 de dezembro pelo TRF3 (Tribunal Regional Federal da 3ª Região). No pedido de habeas corpus, a defesa apontou que os argumentos para a prisão não têm fundamentos e que a autoridade policial se eximiu de sua obrigação investigativa.

Para a desembargadora federal Consuelo Yoshida, os documentos da investigação, realizada pela PF por meio do núcleo de inteligência em Campo Grande, aponta condutas graves, que teriam “acarretado grave lesão patrimonial a uma coletividade de pessoas incautas e colocado em risco a credibilidade do sistema financeiro nacional”.

O pedido de habeas corpus de Sidinei dos Anjos Peró, preso pela PF e também apontado como líder, foi negado pelo TRF neste mês. A estimativa é que 25 mil pessoas caíram no golpe. 

Ouro de Ofir – A operação investiga organização criminosa que vende ilusão: a existência de uma suposta mina de ouro cujos valores, repatriados para o Brasil, são cedidos, vendidos ou até mesmo doados mediante pagamento.

Em geral, o investimento inicial era de mil reais para um resgate financeiro futuro de R$ 1 milhão. Mas há quem tenha investido R$ 500 mil. Ouro de Ofir, nome da operação, é baseado em uma cidade mitológica da qual seria proveniente um ouro de maior qualidade e beleza. Mas nem ouro e nem cidade foram localizados. 

Nos siga no Google Notícias