ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SÁBADO  20    CAMPO GRANDE 21º

Capital

Limite de construção em terrenos abre polêmica com cifra astronômica

MP quer limite básico em toda área urbana, Planurb defende modelo escalonado e sindicato alerta que prefeitura será maior imobiliária da cidade

Aline dos Santos | 31/05/2018 08:05
Limite para construção motiva impasse no plano diretor de Campo Grande. (Foto: Fly Drones)
Limite para construção motiva impasse no plano diretor de Campo Grande. (Foto: Fly Drones)

O limite de construção por terreno em Campo Grande abre polêmica com cifras astronômicas no plano diretor, que define o planejamento do futuro da cidade. O protagonista do impasse é o coeficiente de aproveitamento, número que, multiplicado pela área do lote, indica a quantidade máxima de metros quadrados que podem ser construídos.

Na prática, regiões que tem o coeficiente 6, o maior da cidade, pode cair para um. Neste cenário entra, por exemplo, o entorno do shopping Campo Grande, rota das torres de apartamentos.

O MP/MS (Ministério Público de Mato Grosso do Sul) defende a aplicação do coeficiente 1 (único) em toda a área urbana. De forma resumida, em um terreno de mil metros quadrados se aplicado o coeficiente 1 pode-se construir mil metros. Acima disso, os chamados lotes virtuais deverão ser comprados da prefeitura.

De acordo com a promotora Andréia Cristina Peres da Silva, a proposta tem amparo do Ministério das Cidade, urbanistas especialistas no tema e na legislação. “O Ministério Público defende essa proposta para maior justiça social em Campo Grande. Não é justo um bairro antigo, como o Jardim Noroeste, que tem mais de 30 anos, não ter infraestrutura. Mal tem asfalto. Ou é pé na lama ou o pó quando não chove”, afirma.

Segundo a promotora, o município alega não ter dinheiro, situação que poderia ser resolvida com a venda dos lotes virtuais. “O Estatuto das Cidades prevê esse instrumento legal, que é muito importante. Traz justiça no trato da propriedade imobiliária. Justiça urbana”, afirma a promotora. Segundo ela, o Ministério Público olha para a cidade com os olhos da sociedade e não do mercado imobiliário.

Utilizando o mesmo artigo 28 do Ministério das Cidades, a Planurb (Agência Municipal de Meio Ambiente e Planejamento Urbano) defende coeficiente diferenciado conforme a área urbana e traça um futuro sombrio caso seja adotada a proposta do MP/MS, que sugere o coeficiente básico único.

“O estudo que nós temos mostra que o coeficiente básico 1 para toda a área urbana é antieconômico. Se for aplicado, o prejuízo é de R$ 22 bilhões na infraestrutura urbana. Traria um maior adensamento nas áreas periféricas, que têm infraestrutura urbana e social insuficiente. Mas se coloco as pessoas onde tem asfalto, luz, coleta de lixo, transporte coletivo vou promover justiça sócia e maior efetividade na ocupação dos vazios urbanos”, afirma a diretora-presidente da Planurb, Berenice Maria Jacob Domingues.

Segundo ela, o coeficiente diferenciado permite arrecadar mais IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano), ISS (Imposto sobre Serviços) e ITBI (Imposto de Transmissão de Bens Imóveis), além de promover a compactação dos bairros e menor desmatamento por hectare.

Bairro antigo, Noroeste ainda tem maioria das ruas sem asfalto. (Foto: Fernando Antunes/Arquivo)
Bairro antigo, Noroeste ainda tem maioria das ruas sem asfalto. (Foto: Fernando Antunes/Arquivo)

As zonas da cidade – A divisão atual de 13 zonas, com limite de coeficiente de aproveitamento 6, passaria, pela proposta da Planurb, para cinco zonas urbanas, com coeficiente que varia de 1 a 5. “O coeficiente de aproveitamento é o número de vezes que você pode construir dependendo da área do terreno. Se tem mil metros e o coeficiente é 4, você pode construir quatro mil metros”, afirma a diretora adjunta da Planurb, Vera Bacchi, que é arquiteta e urbanista.

Neste modelo de zoneamento, a zona 1, região do entorno do shopping Campo Grande e Centro, fica com coeficiente 5, com possibilidade de comprar mais um lote virtual. Na zona 2, o coeficiente é 4, com possibilidade de comprar mais dois. Nesta região entram bairros como Cabreúva, Monte Líbano e Planalto.

Na zona 3, o coeficiente é dois, com possibilidade de comprar mais dois. A área inclui Aero Rancho, Chácara Cachoeira e Tiradentes. Na zona 4 - que tem bairros como Coronel Antonino, Maria Aparecida Pedrossian e Nova Lima, o coeficiente é 2, com a possibilidade de comprar mais um.

Na zona 5, o coeficiente é 1 e sem possibilidade de compra. A lista de bairros tem Caiobá, Chácara dos Poderes, Lajeado, Los Angeles, Mata do Segredo, Nova Campo Grande, Núcleo Industrial, São Conrado e Tarumã. “São áreas mais frágeis, mais periféricas e não tem quase nada de infraestrutura”, diz Vera.

A compra dos lotes virtuais, que permite construir mais do que o coeficiente da região, leva o nome de outorga onerosa do direito de construir e é calculada a partir do valor de avaliação do terreno. Conforme o Estatuto das Cidades, os recursos serão aplicados em regularização fundiária, projetos habitacionais de interesses sociais e criação de espaços públicos de lazer e de unidades de conservação.

No entorno do shopping Campo Grande,  rota das torres de apartamento, o limite para construir pode cair do coeficiente 6 para o 1. (Foto: Fly Drones)
No entorno do shopping Campo Grande, rota das torres de apartamento, o limite para construir pode cair do coeficiente 6 para o 1. (Foto: Fly Drones)

Imobiliária ou prefeitura? - “A cidade inteira só vai poder construir o terreno físico e todos terrenos virtuais são transferidos para os municípios. Para construir mais de um terreno, vai ter que comprar do município. Vai desaquecer o setor imobiliário da cidade, fica mais caro para construir. A prefeitura vai ser a maior imobiliária da cidade, com 1 milhão e 30 mil lotes”, afirma o presidente do Secovi (Sindicato da Habitação), Marcos Augusto Netto, também contrário à proposta do Ministério Público.

Segundo ele, a proposta da Planurb permite que 90% dos 383.143 imóveis cadastrados na prefeitura possam ter construção de duas vezes o tamanho do terreno. “Desses 383 mil, 344.828 vão pode construir um terreno físico e um virtual. A população tem que saber que vai ser prejudicada”.

Marcos Augusto afirma que Campo Grande pode ser o quarta cidade do Brasil a adotar coeficiente 1 em toda área urbana, num universo de 5.570 municípios. O plano diretor está na Câmara Municipal.

Limite de construção em terrenos abre polêmica com cifra astronômica
Nos siga no Google Notícias