A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Quinta-feira, 16 de Agosto de 2018

23/02/2016 17:53

Médica de UPA libera paciente sem ver que ela tinha dois ossos quebrados

Secretaria de Saúde da Capital promete sindicância e sugere que falha seria do equipamento de raio-x ou do profissional

Bianca Bianchi
Kamila Batista Mamédio teve alta da UPA e recebeu atestado médico de três dias (Foto: Fernando Antunes)Kamila Batista Mamédio teve alta da UPA e recebeu atestado médico de três dias (Foto: Fernando Antunes)

Fortes dores pelo corpo e dificuldade para se mexer. Esses são os sintomas que a estudante Kamila Batista Mamédio, 20 anos, sente desde a madrugada de domingo (21), mesmo depois de ser atendida na UPA (Unidade de Pronto Atendimento) do bairro Universitário. Detalhe: a médica que a atendeu não notou que ela tinha duas partes do corpo fraturadas.

À reportagem do Campo Grande News, Kamila contou que voltava da casa do namorado, por volta das duas horas da madrugada, pelo sentido centro-bairro da avenida Guaicurus e, logo após cruzar a rua Pontalina, foi fechada por um veículo. Para tentar escapar do acidente, a jovem subiu no meio-fio, mas, perdeu o controle e caiu.

Segundo Kamila, o carro passou em cima dela e fugiu sem prestar socorro. Testemunhas que passavam pelo local ajudaram a jovem. O Corpo de Bombeiros fez o resgate e a levou para a UPA (Unidade de Pronto Atendimento) do bairro Universitário, onde foi medicada e submetida a exames de raio-x.

Já por volta das 10h, quando Emerson, irmão de Kamila, questionou a situação da irmã, a enfermeira informou que demoraria um pouco, pois a ficha da paciente havia sido perdida. Minutos depois, a médica Claudia Natalia de Paiva deu alta e atestado de três dias para a paciente, informando que as dores que ela sentia seriam apenas musculares e que passariam com repouso e medicação.

Na tarde de ontem (22), ainda com fortes dores, Kamila foi levada por familiares para a Santa Casa, onde passou por novos exames que revelaram que ela está com um osso da face e escápula direita quebrados. No próximo dia 29, a paciente deve retornar ao hospital para avaliar a necessidade de cirurgias.

A reportagem tentou, via Sesau (Secretaria Municipal de Saúde), explicações da médica ou da chefia do plantão da UPA no dia do atendimento a Kamila. A única manifestação veio pela assessoria de imprensa do órgão. A explicação é de que a falha pode ter ocorrido por problema na regulagem do equipamento ou má interpretação dos exames por parte do profissional, que é clínico-geral sem especialização em ortopedia.

A Secretaria informou, ainda, que a denúncia da paciente será apurada por meio de uma sindicância e não poderá se posicionar até que o processo seja finalizado.

Morador resgatado de casa em chamas teve 45% do corpo queimado
Resgatado pelos vizinhos, Jorge Franco Nunes, 56 anos, teve 45% do corpo queimado durante incêndio na casa onde vivia, na noite de ontem (15), na Rua...
Estelionatários são presos tentando aplicar golpe em empresa de celular
Três suspeitos de estelionato utilizando vários documentos falsos foram presos na tarde de ontem (15), tentando fazer uma compra alta de aparelhos ce...


Não é a primeira vez que o péssimo atendimento -ou a falta dele- acontece nessa
UPA do Universitário. Na data do dia 12/02/16 procurei atendimento médico e a informação dada pela recepcionista,foi que três médicos clínicos estariam de plantão, porém apenas um realizando atendimento e dois "descaçando". Acontece que entre 9:00 h e 02:50 h da madrugada NENHUM PACIENTE foi chamado para ser atendido pelo médico. Muitos pacientes desistiram do atendimento,pacientes procuravam informações e a resposta era de que qualquer reclamação deveria ser feita na ouvidoria! A DIREÇÃO desse UPA tem que mudar. Pode ter sido falha da médica em não encaminhar a paciente para o CENORT ou hospital, porém responsável maior é a direção.
 
Gisa em 24/02/2016 09:03:14
Se a Doutora é clinico geral então não poderia atender acidentes, portanto a culpa não é dela mais sim da direção da UPA, que deveria ter encaminhado a paciente a um ortopedista
 
juvenul em 23/02/2016 19:06:53
imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions