A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Domingo, 20 de Outubro de 2019

19/06/2016 14:18

Médicos faltam a plantão em posto e pacientes enfrentam longas esperas

Fernanda Mathias
Posto do Vila Almeida só tinha um dos quatro plantonistas no início desta tarde de domingo (Foto: Marcos Ermínio/Arquivo)Posto do Vila Almeida só tinha um dos quatro plantonistas no início desta tarde de domingo (Foto: Marcos Ermínio/Arquivo)

Vários pacientes aguardam atendimento na UPA (Universidade de Pronto Atendimento) da Vila Almeida de Campo Grande, neste domingo (19), onde somente um dos quatro médicos da escala do atendimento de adultos apareceu para o turno vespertino até o fechamento deste texto.

O turno começa às 13 horas, mas somente uma profissional havia chegado até às 13h50, quando começaram os atendimentos no período da tarde.

Enquanto isso, vários pacientes que chegaram ainda de manhã esperavam por atendimento. Antônio Lopes Barbosa, 74 anos, chegou às 10h30 procurando atendimento, com sintomas de gripe e dores no peito e costas.

“Não sei o que fazer. Vou esperar até 14h30 e se continuar demorando, vou embora. Isso é sem solução, se entrasse bandido baleado aparecia 10 médicos, mas o cidadão fica esperando”, indigna-se.

Ernestina Alves, 68 anos, também está desde o fim da manhã à espera de atendimento. Com falta de ar, pegou um ônibus no bairro onde mora, Jardim Sayonara e foi até a Vila Almeida, onde chegou às 11 horas.

“Vou esperar porque não posso voltar para casa desse jeito. Por que esse atraso dos médicos? Se vem ou não têm que justificar”.

Escala informa que quatro médicos atenderiam nesta tarde, mas só uma havia chegado com 50 minutos de atraso (Imagem: PMCG)Escala informa que quatro médicos atenderiam nesta tarde, mas só uma havia chegado com 50 minutos de atraso (Imagem: PMCG)

O Campo Grande News tentou contato com a assessoria de imprensa da Sesau (Secretaria Municipal de Saúde), mas não obteve retorno. Também não conseguiu contato por meio do número de telefone para reclamações, disponível na UPA, o 3314-9955 (Ouvidoria do SUS).

A escala de plantão divulgada pela Prefeitura informa que para esta tarde quatro médicos estariam escalados para atendimento de adultos e cinco na pediatria da UPA.

imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions