ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, SEXTA  29    CAMPO GRANDE 24º

Capital

Mesmo com convocação, faltam 119 médicos nos postos da Capital

Zana Zaidan e Luciana Brazil | 08/04/2014 14:56
Jamal apresentou balanço da situação dos postos da Capital (Foto: Marcelo Victor)
Jamal apresentou balanço da situação dos postos da Capital (Foto: Marcelo Victor)

Apesar da convocação de 134 médicos para atender nos seis centros regionais de saúde 24 horas e três UPAs (Unidades de Pronto Atendimento), a prefeitura de Campo Grande ainda contabiliza déficit de 119 profissionais. A Sesau (Secretaria Municipal de Saúde) afirma que são necessários pelo menos 200 para acabar com as filas de espera.

O balanço foi apresentado na manhã de hoje (8) pelo chefe da Sesau, Jamal Salém, durante assinatura de convênios com instituições filantrópicas. O problema, aponta Jamal, está no tempo em que o concurso da prefeitura ficou “engavetado”. “Muitos dos convocados não quiseram assumir, estão com outros projetos”, explica.

De imediato, foi estabelecido prazo de 15 dias para minimizar o problema. “Até a Páscoa vamos ter mais dez médicos, cinco clínicos e cinco pediatras”, garante o secretário. Em seguida, as convocações vão continuar, até que o quadro de profissionais atinja os 200.

Enquanto isso, a Sesau investe na remuneração dos plantonistas, a fim de atrair os profissionais. “Enquanto não temos mais médicos, oferecemos mais plantões para os que já atuam na rede. Tanto clínicos gerais como especialistas recebem R$ 850”, afirma.

Planejamento – Ao assumir a pasta, Jamal anunciou que faria o “feijão com arroz” - suprir a falta de médicos, de viaturas do Samu (antes quatro, hoje 11) e reposição de medicamentos nos postos de saúde. Hoje, 20 dias após início dos trabalhos, novas prioridades foram estabelecidas, principalmente quanto ao atendimento especializado.

Jamal exemplifica que a fila para o raio-x chega a 14 mil pacientes. A capacidade do município é de 2 mil exames por mês. “Queremos dobrar a capacidade para diminuir a fila, por meio de convênios com a Santa Casa, Hospital Regional e Universitário”, explica.

Nos siga no Google Notícias