A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Domingo, 17 de Dezembro de 2017

23/11/2013 12:24

Moradores da Vila Progresso fecham rua e protestam contra prefeitura

Luciana Brazil e Zana Zaidan
Moradores protestam contra falta de asfalto e área cheia de entulho. (Fotos:João Garrigó)Moradores protestam contra falta de asfalto e área cheia de entulho. (Fotos:João Garrigó)
Reportagem flagra carro da Brookfield despejando lixo na área.  Reportagem flagra carro da Brookfield despejando lixo na área.

Cerca de 30 moradores fizeram uma barricada na manhã de hoje (23), na Vila Progresso, em Campo Grande, em protesto contra falta do asfalto em um trecho da Rua Aguiar Pereira de Souza. Eles impediram o trânsito de veículos e criticavam a atuação da prefeitura.

Além do asfalto, o entulho despejado em uma área, na mesma rua, também foi motivo de protesto. Hoje pela manhã, o trânsito foi fechado na Rua Aguiar Pereira entre a Via Morena e a Rua Mangueira.

Os moradores exigiam a atuação da Seintrha (Secretaria Municipal de Infraestrutura, Transporte e Habitação) e da Semadur (Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano) para a resolução dos problemas.

O despejo de entulho e falta de asfalto, conforme os moradores, começou depois de iniciada a construção de um prédio da empresa Brookfiled. 

A empresa Pactual Engenharia e Arquitetura é responsável pela construção  do prédio. Para instalar a tubulação de esgoto do edifício, a empresa retirou, em março, o asfalto da rua e só recolou parte dele, segundo os moradores.

Conforme relatos, a prefeitura não teria disponibilizado o restante do recurso para a empresa terminar de asfaltar a via. Com isso, o trecho ficou esburacado, cheio de pedras e com muito barro. Porta de entrada para o bairro Vila Progresso, a rua ficou quase intransitável.

Outro problema é o entulho despejado em uma grande área que fica na mesma rua. Hoje pela manhã, a reportagem do Campo Grande News flagrou uma caminhonete da empresa Brookfield despejando entulho no local.

Os funcionários da empresa, que não quiseram se identificar, disseram que estavam autorizados a jogar o entulho da construção no local.

Reclamações: “Isso virou um segundo lixão de Campo Grande. Toda hora jogam entulho. No começo, era pior, porque agora a obra está quase pronta”, lembrou Juliana da Silva, 70 anos, moradora do bairro há 50 anos.

O proprietário de um lava-jato e também uma oficina, Jeferson Oliveira João, 36 anos, conta que o comércio foi muito prejudicado com a atual situação da rua. Dos 10 funcionários, Jeferson ficou com apenas dois.

“Ninguém consegue acessar a via e o lava-jato ficou esquecido. Os clientes sumiram. Além disso, com o entulho, com a sujeira, a gente lava os carros e fica tudo sujo e os clientes reclamam. Isso daqui acabou e está esquecido”, lamentou.

O presidente da Associação dos Moradores, Valdenir Pael, disse que já mandou dois ofícios, para Seintrha e para Semadur, e já entrou em contato com a Ouvidoria da prefeitura solicitando providências, sem sucesso. 

A intenção, segundo ele, é que as secretarias se responsabilizem pelo asfalto e plo entulho, seja com fiscalização, seja com limpeza.

Placas de protesto ironizavam a prefeitura.Placas de protesto ironizavam a prefeitura.
Promotoria e prefeitura firmam acordo para recuperar área de preservação
Foi celebrado entre o MPE (Ministério Público Estadual) e a prefeitura de Campo Grande acordo para recomposição da vegetação nativa da área de preser...
Concurso recebe inscrições para 83 vagas técnico-administrativas
Seguem abertas as inscrições para o concurso que oferece 83 vagas para técnico-administrativos em Educação na UFMS (Universidade Federal de Mato Gros...
Vice-governadora visita projeto em que detentos reformam escolas
O projeto "Pintando e Revitalizando a Educação com Liberdade", desenvolvido pelo Poder Judiciário estadual, foi conhecido e elogiado na sexta-feira (...
Crianças do Vespasiano Martins recebem Papai Noel e ganham presentes
As crianças do loteamento Vespasiano Martins, na periferia de Campo Grande, receberam a visita especial do Papai Noel neste sábado (16). Foram distri...


É Eduardo Semir povo hipócrita então vem morar aqui na frente desses entulhos
 
Roseli Vieira em 27/11/2013 07:58:34
Quero agradecer a esse jornal pela atenção,.a noticia foi muito bem elaborada.
Em tempo gostaria de fazer um convite para o nosso evento do dia 30/11,conforme abaixo,pois essa atividade na praça do preto velho é para revitalização uma vez que na praça e permanência dependente químico.
CONVITE
O Conselho Municipal dos Direitos do Negro-CMDN em comemoração ao mês da Consciência Negra estará promovendo no dia 30 de novembro em parceria com a Secretaria Municipal de Politicas e Ações Sociais – SAS e Associação de Moradores da Vila Progresso uma tarde Cultural com a seguinte programação:
15:00 – Aulão Afro-Fitness – Prof. GlacionyJunior
15:30 – Apresentação de Tai Chi Chuan – Prof. Dirceu
16:00 – Apresentação Dança do Ventre – Grupo Jóias do Oriente - Profa Ayana Milah
16:30 – Roda de Capoeira
 
valdenir leal pael em 26/11/2013 09:28:35
É o Bernal que ao invés de trabalhar fica na rádio se defendendo e atacando os vereadores que também não fazem nada. Ficam de briguinhas de ego e poder, ai quem sofre é a cidade. Serão 4 anos perdidos e atraso para Campo Grande que parou no tempo e está regredindo.
 
rafael santos em 23/11/2013 19:14:59
para os desinformados esta obra ai nao pertence a prefeitura .
 
natali ferreira em 23/11/2013 18:59:11
este lugar é bem proximo a antiga casa do BERNAL , agora ele tem apt novo ... e muito caro por sinal......!!!!!!
 
ely monteiroe em 23/11/2013 16:21:52
É o Bernal que ao invés de trabalhar fica na rádio se defendendo e atacando os vereadores que também não fazem nada. Ficam de briguinhas de ego e poder, ai quem sofre é a cidade. Serão 4 anos perdidos e atraso para Campo Grande que parou no tempo e está regredindo.
 
rafael santos em 23/11/2013 15:55:23
Engraçado... porque não fizeram a tal micro manifestação quando era o antigo prefeito?... medo do que será? Povo hipócrita!
 
Eduardo Semir em 23/11/2013 15:23:37
Vão protestar lá na câmara contra os vereadores que estão atrapalhando o trabalho do prefeito!
 
Maria Silva em 23/11/2013 15:04:48
Essa é a mudança que vocês queriam....
FORA BERNAL!!!
 
joão gois em 23/11/2013 13:48:14
imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions