ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SÁBADO  27    CAMPO GRANDE 26º

Capital

Motoristas ganham água mineral em ação de conscientização na Gury Marques

A blitz educativa lembrava aos condutores os riscos da combinação álcool e direção

Geisy Garnes e Clayton Neves | 25/07/2019 18:24
Blitz aconteceu na Gury Marques, esquina com a Guaicurus (Foto: Paulo Francis)
Blitz aconteceu na Gury Marques, esquina com a Guaicurus (Foto: Paulo Francis)

“Se for dirigir, beba água”, essa foi à mensagem repassada aos motoristas que transitaram no fim da tarde desta quinta-feira (25) na Avenida Gury Marques, no cruzamento com a Guaicurus, em Campo Grande, durante blitz educativa realizada pela Agetran (Agência Municipal de Transporte e Trânsito).

O ponto, em frente ao Terminal Guaicurus, foi escolhido pelo alto índice de acidente, fluxo e de veículos e excessos dos motoristas que diariamente passam pela região. Enquanto era abordados pelos agentes de trânsito e também policiais do BPTran (Batalhão da Polícia Militar de Trânsito), os condutores recebiam orientações e ainda uma garrafinha acompanhada de um copo de água mineral.

O foco da ação, segundo Carlos Guarini, gerente de Fiscalização de Trânsito da Agetran, é conscientizar aos motoristas os perigos da combinação álcool e direção. “É uma minoria, mas é uma minoria que provoca acidentes e não prejudica só a si, mas também a terceiro. Por isso a necessidade dessas ações, de fiscalização e educativa”, reforça.

Para o agente de trânsito Éder Vera Cruz da Silva, os 22 anos de profissão mostram que apesar dos altos índices de infrações e acidente e cada vez mais evidente a vontade da população em tornar o trânsito melhor na Capital. “É a minoria que desobedece às leis. O restante da parcela tem interesse em colaborar para um trânsito melhor”.

Quem encarra o trânsito nas avenidas todos os dias vê a ação com bons olhos. O balconista Nilson Pereira, de 62 anos, trabalha em uma loja no cruzamento entre a Gury Marques e a Guaicurus e ressalta a imprudência dos motoristas. “Na sexta-feira passada deve um acidente aqui, e olhamos nas câmeras. Fiquei surpreendido com a quantidade de irregularidades”.

Éder é agente de trânsito há 22 anos (Foto: Paulo Francis)
Éder é agente de trânsito há 22 anos (Foto: Paulo Francis)
Segundo Guarini, os problemas no trânsito são causados por uma minoria (Foto: Paulo Francis)
Segundo Guarini, os problemas no trânsito são causados por uma minoria (Foto: Paulo Francis)

Nilson conta que durante a madrugada os motoristas abusam da alta velocidade e desrespeitam o semáforo, mas que um problema recorrente é o retorno irregular para tem vem pela Guaicurus e tenta entrar na Gury Marques.

“Tem que passar a caneta, tem que multar e apreender o carro, o povo só aprende quando dói no bolso. A gente que anda certo não tem que defender quem está errado” concordou o comerciante José Carlos, de 53 anos.

Perfil do trânsito – Segundo Guarini, os problemas no trânsito são causados por uma minoria, reincidente, de motoristas. “Na cidade existem exelentes motoristas, é uma minoria que deixa a desejar. Esse grupo ainda fura semáforo, usa o celular na direção, abusam do excesso de velocidade, não usam o cinto e ainda tem motociclistas que sabem nas calçadas”, detalhou.

Em Campo Grande, conforme o gerente, a principal problema é a alta velocidade, seguido do uso do celular e a falta do cinto de segurança. Infrações flagradas até mesmo nesta tarde, durante a blitz educativa.

Conforme Éder Vera, de janeiro até está quarta-feira (24) foram 3,7 mortos no trânsito de Campo Grande. Das vítimas 26 eram motociclistas, público alvo das fiscalizações e ações da Agetran. De acordo com Guarini, uma noca ação educativa deve acontecer na segunda-feira (29), quando é comemorado o Dia do Motociclista.

Confira a galeria de imagens:

  • (Foto: Paulo Francis)
  • (Foto: Paulo Francis)
  • (Foto: Paulo Francis)
  • (Foto: Paulo Francis)
  • (Foto: Paulo Francis)
  • (Foto: Paulo Francis)
  • (Foto: Paulo Francis)
Nos siga no Google Notícias