ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 32º

Capital

Mulheres podem “mostrar X” também em farmácias de postos de saúde na Capital

Prefeitura entrou na campanha contra violência doméstica. Vítimas podem desenhar X com batom na mão ou papel e pedir socorro

Izabela Sanchez | 18/06/2020 07:27
Mulher olhar cartaz anunciando a campanha de denúncia em farmácia particular de Campo Grande (Foto: Marcos Maluf)
Mulher olhar cartaz anunciando a campanha de denúncia em farmácia particular de Campo Grande (Foto: Marcos Maluf)

A Prefeitura de Campo Grande firmou parceria com o TJ-MS (Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul) e agora as mulheres vítimas de violência doméstica também podem mostrar a mão com “x” ou um "x" em papel, em farmácias públicas da cidade, nas unidades básicas e 24h de Saúde.

O "Sinal Vermelho" é uma campanha para denunciar violência doméstica em farmácias. Para especialistas, a quarentena tem impacto direto na violência doméstica e com o aumento de casos neste período, o CNJ (Conselho Nacional de Justiça) lançou idealizou a ação para oferecer mais um local para as mulheres pedirem socorro.

Para pedir ajuda é só mostrar a mão em sinal de pare com um X vermelho desenhado com batom ou mesmo um papel com o X. Todas as farmácias aderem. São 443 em Campo Grande e 1561 em todo o Estado. Ao verem o sinal vermelho, os farmacêuticos discretamente vão pedir para que a mulher realize cadastro como se fosse para comprar medicamentos. Agora, servidores nas farmácias públicas também farão o acolhimento.

A campanha surgiu após caso registrado em Mato Grosso do Sul e virou ideia entre a equipe da Coordenadoria da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar em Mato Grosso do Sul. A parceria é com o CRF (Conselho Regional de Farmácia), AMB (Associação dos Magistrados Brasileiros) e outras instituições e agora, também com a Prefeitura da Capital.

Prefeito Marquinhos Trad (PSD) assinou documento ontem oficializando a parceria (Foto: Divulgação)
Prefeito Marquinhos Trad (PSD) assinou documento ontem oficializando a parceria (Foto: Divulgação)

Conforme o TJ, o documento que oficializa a parceria por meio da Coordenadoria da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar em Mato Grosso do Sul, foi assinado na tarde de quarta-feira (17) pela juíza Helena Alice Machado Coelho, titular da Coordenadoria da Mulher do TJMS, e o prefeito Marquinhos Trad (PSD).

Com o acesso ao endereço, pode chamar a polícia para que vá até o local e inicie a investigação de violência doméstica. Mulheres que estiverem ao lado do agressor dentro das farmácias podem pedir para ter a pressão aferida. Serão levadas na sala onde as injeções e procedimentos como esse são realizados e ali podem denunciar.

Como a ideia surgiu – Caso inusitado de denúncia de violência doméstica no interior de Mato Grosso do Sul deu origem à campanha. Em dezembro do ano passado, uma mulher que era mantida em cárcere privado junto com a filha, pelo marido, aproveitou que eles foram vacinar a criança e denunciou o que estava acontecendo.

Nos siga no Google Notícias