Na Capital, leitora registra momento de conjunção entre Lua, Júpiter e Vênus
Conforme plataforma Stellarium, previsão é que os planetas se aproximem ainda mais nos próximos dias
Vênus, Júpiter e a Lua tiveram uma conjunção entre a noite de ontem e madrugada desta quarta-feira (27), vista pelo céu de Campo Grande. O efeito aparenta um “encontro”, apesar de estarem a milhões de quilômetros de distância, e costuma acontecer ao longo dos meses.
Uma foto encaminhada por uma leitora, por meio do canal Direto das Ruas, mostra os astros com a impressão de estarem perto um do outro.
A conjunção Vênus-Júpiter acontece cerca de uma vez por ano, mas este ano, os dois planetas aparecerão significativamente mais próximos do que normalmente, conforme publicação do site EarthSky.
A previsão é de que os dois planetas aparecerão mais próximos até o fim de abril e, no começo de maio, continuarão em seus caminhos e vão parecer estar se afastando do ponto de vista da Terra.
A última vez que os dois planetas estiveram mais próximos do que a conjunção deste ano foi em agosto de 2016, embora tenha sido mais difícil de ver por estarem próximos do Sol.
Nas noites que antecedem a conjunção, a Lua se tornará lentamente menos visível à medida que transita para uma lua nova em 30 de abril, segundo a Nasa.
Marte e Saturno se alinharão aproximadamente ao norte de Vênus e Júpiter, de acordo com a EarthSky, o que significa que os astrônomos poderão ver quatro planetas enquanto observam a conjunção.
O alinhamento significa que os planetas formam uma linha entre eles, mas não aparecem significativamente próximos um do outro como uma conjunção.
Dicas para visualizar - As primeiras horas da manhã de 30 de abril e 1º de maio proporcionarão ótimas oportunidades de visualização, de acordo com a EarthSky, e você não precisará de um telescópio para vê-las.
Os observadores de estrelas no Hemisfério Sul poderão ver a conjunção nas mesmas condições, exceto que Vênus e Júpiter aparecerão acima do horizonte leste, disse a EarthSky. Conforme a plataforma de monitoramento astronômico Stellarium, a previsão é que aproximação dos planetas se torne ainda maior nos próximos dias.