ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 33º

Capital

Na Justiça, motorista Uber consegue 'se livrar' de fiscalização da prefeitura

Nyelder Rodrigues | 18/12/2016 08:39
No começo do mês, motoristas denunciaram que estavam sendo multados pela Agetran. (Foto: Divulgação)
No começo do mês, motoristas denunciaram que estavam sendo multados pela Agetran. (Foto: Divulgação)

Um motorista Uber de Campo Grande conseguiu na Justiça, decisão liminar para continuar exercendo a atividade sem que haja a interferência da fiscalização realizada pela prefeitura, que alega que o serviço oferecido é ilegal e por isso está multando quem trabalha como motorista autônomo do aplicativo Uber.

Marcelo Lemos Mendes entrou com mandado de segurança preventivo contra a Agetran (Agência Municipal de Transporte e Trânsito) e Guarda Municipal argumentando que o transporte individual privado não pode ser confundido com o transporte público de passageiros, e assim ele não pode ser multado.

Além disso, o motorista frisa que tal fiscalização, autuando os motoristas por estarem no serviço Uber, contraria o princípio da livre iniciativa e da livre concorrência, além de limitar o direito de escolha do consumidor.

Na decisão o juiz destaca que "a profissão de motorista particular precede, e muito,o advento da tecnologia concretizada no aplicativo Uber, que conecta tais profissionais aos potenciais consumidores do serviço por eles oferecido, tratando-se, basicamente, de contratação de serviço de transporte particular", que são previstas no Código Civil.

Também foi citado pelo magistrado, na decisão que não é coletiva e se limita apenas à Marcelo, a Política Nacional de Modalidade Urbana, e que as duas modalidades de transporte podem e devem coexistir harmonicamente no mercado.

Uber na Justiça - A decisão foi tomada na quinta-feira (15) pelo juiz da 3ª Vara de Fazenda Pública e de Registros Públicos, Fernando Paes de Campos. Recentemente o advogado João Henrique Miranda Soares Catan também tentou barrar a fiscalização da prefeitura contra o Uber.

Entretanto, a ação popular movida por ele foi recusada pelo juiz da 2ª Vara de Direitos Difusos, Coletivos e Individuais, David de Oliveira Gomes Filho, que considerou que tal instrumento não era o correto para questionar a situação, devendo usar outro artifício jurídico na questão.

Nos siga no Google Notícias