ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SÁBADO  20    CAMPO GRANDE 20º

Capital

“Não é abandono, é necessidade”, diz jovem que deixou 4 filhos trancados

Aos 25 anos, mulher tem 5 filhos está grávida e ainda teve de pagar 360 de fiança para sair da delegacia

Viviane Oliveira e Bruna Marques | 06/07/2021 12:00
Mãe com a filha mais nova no colo (Foto: Henrique Kawaminami) 
Mãe com a filha mais nova no colo (Foto: Henrique Kawaminami) 

A dona de casa de 25 anos, mãe das crianças encontradas sozinhas e trancadas dentro de casa por volta das 17h de ontem (5), no Jardim Noroeste, disse que não houve abandono, só deixou os filhos sozinhos porque tinha que ir ao cartório buscar a certidão da bebê mais nova. “Foi necessidade. Eu amo meus filhos”.

Ela foi levada à delegacia, autuada por abandono de incapaz e para ser liberada ainda teve de pagar fiança de R$ 360. A mulher vive com renda de R$ 626 de benefício do governo, de vez em quando cata latinhas para ajudar em casa. Ela tem cinco filhos, com idades entre 6 meses e 7 anos. Um deles mora com o pai.

A mãe está grávida de 6 meses do atual marido, que trabalha como pedreiro. Foi ele quem pagou a fiança para a esposa sair da prisão. Segundo a jovem, ela foi criada pelos avós que já faleceram e não tem ninguém para ajudá-la com as crianças.

Ontem, o marido saiu cedo para ir trabalhar e como precisava ir ao cartório buscar a certidão da bebê e atualizar o CPF nos Correios, teve que deixar os filhos sozinhos, trancados em casa. “Nunca tinha feito isso. Mas ontem precisei sair e não tinha com quem deixá-los. Os vizinhos não gostaram e chamaram a polícia. Se eu pedir para alguém cuidar, ninguém quer ajudar”, disse.

Mulher quer consertar a janela do quarto das crianças que está aberta e quando faz frio, o vento entra pela fresta (Foto: Henrique Kawaminami)
Mulher quer consertar a janela do quarto das crianças que está aberta e quando faz frio, o vento entra pela fresta (Foto: Henrique Kawaminami)

Enquanto relembra o que aconteceu, ela se emociona dizendo que tem um jeito durona mesmo, mas ama os filhos e está esperando a situação melhorar para continuar os estudos. “Parei no 6º ano, quero voltar a estudar e a trabalhar”, disse.

Quanto a falta de comida relatada pela polícia ao chegar na casa de 4 cômodos, ela não quis comentar. Só disse que precisa de ajuda para consertar a janela do quarto das crianças que está aberta e quando faz frio, o vento entra pela fresta.

À reportagem, os vizinhos disseram que sempre a mulher sai e deixa as crianças trancadas, chorando. Dizem que ainda não tinham denunciado a moradora por dó, mas ontem foi a gota d’água. "Ela saiu de manhã e só voltou no fim da tarde. As crianças ficaram o dia inteiro sozinhas”, contou a comerciante Zita Silva, 48 anos.  Segundo ela, o menino mais velho já chegou a pular o muro para ir brincar na rua. Hoje de manhã, os policiais voltaram a casa para verificar se estava tudo certo.

Caso - Em situação precária e sem comida, as crianças foram encontradas sozinhas e trancadas dentro de casa, por volta das 17h de ontem (5), na Rua Água Branca, no Jardim Noroeste. Não havia comida na geladeira, nem no armário.

À polícia, os vizinhos contaram que as crianças estavam sozinhas desde cedo. Em um dos cômodos do barraco, havia três camas com colchão fino e despedaçado. Dois irmãos estavam deitados em uma delas.

Nos siga no Google Notícias