ACOMPANHE-NOS    
ABRIL, QUARTA  08    CAMPO GRANDE 21º

Capital

Nas farmácias, senha acaba em 20 minutos e já tem empresa abandonando campanha

Drogaria precisou usar insumos próprios e deixou a ação arquitetada com a prefeitura

Por Jones Mário e Lucas Mamédio | 25/03/2020 09:06
Filas se formaram assim que horário de imunização foi aberto, às 8h (Foto: Kísie Ainoã)
Filas se formaram assim que horário de imunização foi aberto, às 8h (Foto: Kísie Ainoã)

Em 20 minutos, se esgotaram as 80 senhas para organizar a vacinação contra a gripe na drogaria Ultrapopular da Rua Rui Barbosa com a Barão do Rio Branco, na manhã desta quarta-feira (25).

No local, o último número foi distribuído às 8h20min. As farmácias credenciadas pela Sesau (Secretaria Municipal de Saúde Pública) começam a imunizar às 8h. Luiz Gonzaga, 83 anos, acordou cedo e conseguiu ser vacinado.

Na Droga 10 da Avenida Afonso Pena com a Rua 14 de Julho, José Cordeiro, 69, não teve a mesma sorte. Ele chegou no ponto de imunização logo depois da distribuição da última senha, a de número 50.

“É uma pena. Agora é voltar para a casa e amanhã chegar mais cedo”, disse. Porém, funcionários da drogaria sequer sabem se o local vai receber novo lote de doses nesta quinta (26).

Tyoka Hianaze, 86, foi até farmácia que abandonou a campanha de imunização (Foto: Kísie Ainoã)
Tyoka Hianaze, 86, foi até farmácia que abandonou a campanha de imunização (Foto: Kísie Ainoã)

Quem também não conseguiu ser vacinada foi Tyoka Hianaze, 86, mas por outro motivo. Ela foi até a Drogaria Freire da Afonso Pena com a Rui Barbosa, farmácia que abandonou a campanha.

O Campo Grande News apurou que a drogaria precisou usar insumos próprios para continuar a vacinação, ontem, ao contrário do que foi combinado com a Sesau. A reportagem procurou posicionamento da pasta, mas não houve retorno até a publicação desta matéria.

Campanha - Voltada para idosos (acima de 60 anos) e profissionais da saúde, a ação de vacinação contra a gripe começou nesta terça-feira (24) em Campo Grande, com pelo menos 60 pontos de imunização.

Ainda que os sintomas possam ser similares, a vacina da gripe não é imunização contra o novo coronavírus, conforme destaca o Ministério da Saúde. Ainda não há vacina disponível contra a doença em pandemia e é necessário buscar atendimento em unidade básica de saúde se os sintomas como febre, tosse e dificuldade respiratória surgirem.

Nas tendas montadas em unidades de saúde, o período de vacinação é das 7h às 11h e das 13h às 17h.

Nas farmácias credenciadas, o horário é diferente: de 8h às 11h e das 14h às 18h.

A campanha de vacinação contra a gripe é realizada em todo o País e segue até o dia 15 de abril.

Veja aqui os pontos de vacinação em Campo Grande.

Confira a Galeria de Imagens: