ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MAIO, QUARTA  01    CAMPO GRANDE 30º

Capital

Nem em secretarias do governo, vagas de idosos e deficientes são respeitadas

A reportagem percorreu 11 secretarias, em todas elas havia pelo menos um veículo ocupando a vaga indevidamente

Idaicy Solano | 02/06/2023 15:15
Veículo ocupando vaga destinada à caderantes, na manhã desta sexta-feira (2). (Foto: Marcos Maluf)
Veículo ocupando vaga destinada à caderantes, na manhã desta sexta-feira (2). (Foto: Marcos Maluf)

Após denúncia de servidor público, o Campo Grande News percorreu o Parque dos Poderes, na manhã desta sexta-feira (2) e encontrou vários veículos estacionados em vagas exclusivas para pessoas com deficiência e idosos - todos sem o adesivo de identificação de direito à vaga - além de vários carros estacionados de maneira irregular.

A reportagem percorreu 11 secretarias, e em todas elas havia pelo menos um veículo ocupando vaga exclusiva, sem nenhum tipo de identificação que atribuísse direito do condutor a ocupar a vaga.

Também foram observados carros estacionados de maneira irregular em canteiros, meio-fio e na grama tanto nas vias publicas, quanto no estacionamento das secretarias. Nas vagas de estacionamentos localizadas na via rebaixada, em frente a Sefaz (Secretária de Fazenda do Estado), a reportagem flagrou um veículo estacionado de maneira totalmente irregular.

Além de ocupar uma vaga destinada a cadeirantes, o carro estava estacionado no sentido contrário à vaga, em cima da sinalização. Outras duas vagas exclusivas também estavam ocupadas de maneira irregular.

Carro estacionado no sentido contrário a vaga, em estacionamento em frente à Sefaz. (Foto: Marcos Maluf)
Carro estacionado no sentido contrário a vaga, em estacionamento em frente à Sefaz. (Foto: Marcos Maluf)

A reportagem foi até o local após receber denúncias, pelo canal Direto das Ruas, em que um servidor público, que preferiu não se identificar. O homem relatou que recentemente flagrou o momento em que um condutor estacionou em uma vaga exclusiva para PcDs. “A pessoa que desceu não tinha nenhum problema motor para usar a vaga. Está uma bagunça geral, tem gente que não respeita”.

O prefeito do Parque dos Poderes, Manoel Rodrigues Sobrinho, esclarece que a prefeitura do parque só tem autoridade para fiscalizar e intervir nas vias públicas. As secretarias são de responsabilidade de cada setor. “Durante a semana passamos fiscalizando. Inclusive, quando tem alguém [estacionado] na grama, nós tiramos de imediato. A prioridade é nos mantermos o parque totalmente com cuidado e com zelo, não permitimos”.

A fiscalização de trânsito, tanto nas vias públicas do Parque dos Poderes, quanto dentro do estacionamento das secretarias, é feita pelo Detran (Departamento Estadual de Trânsito), Agetran (Agência Municipal de Transporte e Trânsito), Polícia Militar e Guarda Municipal. A medida administrativa, nesses casos, é a remoção do veículo.

Carros estacionados na grama em frente à secretaria. (Foto: Marcos Maluf)
Carros estacionados na grama em frente à secretaria. (Foto: Marcos Maluf)

Conscientização - Entoando as frases “já volto”, “só mais um pouquinho", “é rapidinho”, “já vou sair”, comumente usadas por motoristas que ocupam indevidamente as vagas destinadas às pessoas com deficiência, a comunidade PcD de Campo Grande ocupou as ruas do Centro da cidade, dia 24 de maio, para educar e conscientizar a população acerca do uso de vagas exclusivas, que é direito garantido por lei para pessoas com deficiência e idosos.

Cadeiras de roda e andadores ocuparam os espaços destinados ao estacionamento de carros no cruzamento da Rua 14 de Julho com a Avenida Afonso Pena, no Centro. A ação foi idealizada pela SDHU (Subsecretaria de Defesa de Direitos Humanos de Campo Grande), organizada pela Caped (Coordenadoria de Apoio à Pessoa com Deficiência).

Na ocasião, a vice-presidente da AMDEFMS (Associação de Mulheres com Deficiência de Mato Grosso do Sul) Ana Lúcia Serpa, declarou ao Campo Grande News que a falta de respeito dos condutores que ocupam as vagas exclusivas ferem o direito de acesso das pessoas com deficiência e idosos aos locais.

Cadeirante, Serpa destaca que a acessibilidade é importante para garantir o direito e ir e vir de pessoas com dificuldades motoras, que dependem das vagas, localizadas em locais estratégicos para facilitar o acesso às lojas, supermercados, hospitais e demais localidades. “Se alguém ocupar essa vaga, vai estar atrapalhando a vida da pessoa com deficiência. Quem faz isso ou não tem nenhuma informação ou não tem sensibilidade com as pessoas com deficiência”.

Cadeiras e andadores foram "estacionados" nas vagas de estacionamento da Rua 14 de Julho. (Foto: Idaicy Solano)
Cadeiras e andadores foram "estacionados" nas vagas de estacionamento da Rua 14 de Julho. (Foto: Idaicy Solano)

É lei - A vaga exclusiva é direito assegurado pela Lei Federal 10.098/00 e regulamentado pela Contran (Resolução do Conselho Nacional de Trânsito), que determina que 2% do total de vagas do total de vagas do estacionamento regulamentado sejam destinadas a portadores com deficiência.

 A Lei Federal 10.741/03 garante 5% das vagas destinadas a idosos.

A penalidade para quem utiliza indevidamente as vagas exclusivas é sete pontos na carteira de habilitação e multa de R$ 293.


Confira a galeria de imagens:

  • Campo Grande News
  • Campo Grande News
  • Campo Grande News
Nos siga no Google Notícias